Locação de equipamentos para acelerar obras no varejo

Toda obra deve contar com uma etapa prévia de planejamento. No entanto, em pontos comerciais (tais como supermercados, lojas e shoppings), onde o atendimento aos clientes não será interrompido, esse estágio requer muito cuidado. É fundamental estudar formas de reduzir o tempo de obras no varejo, alternativas como locação de equipamentos, contratação de empresas especializadas e de uma equipe completa, por exemplo, são medidas que trazem excelentes resultados.

Tendo isso em vista, confira a seguir como organizar sua obra desde as etapas pré-construção e entenda como a locação de equipamentos pode ajudar a acelerá-la!

Locação de equipamentos para acelerar obras no varejo

Como a locação de equipamentos pode acelerar obras no varejo?

Naturalmente, em um ambiente comercial, devemos considerar que tempo é equivalente a retorno financeiro, portanto, é fundamental que toda obra tenha as datas para início e término estabelecidas, e respeite esse cronograma, em especial, nos casos em que a atividade do estabelecimento fica restrita em função da reforma.

Ou seja, todas as medidas capazes de resultar em ganho de tempo devem ser adotadas. Nesse sentido, a locação de equipamentos possibilita economia, tanto de investimento financeiro quanto de tempo. Ficou curioso para saber como?

Antes de tudo, tenha em mente que o aluguel reduz os investimentos com a aquisição de ferramentas, afinal, você paga apenas de acordo com o período que utilizar, evitando os custos envolvidos na aquisição de equipamentos que, inclusive, poderão não ser necessários no futuro. Avaliando essa medida em médio e longo prazo, a redução de gastos com aquisição, manutenção e estoque de ferramentas resultará em aumento de lucro, além de evitar possíveis prejuízos.

Outra vantagem é o rendimento proporcionado por equipamentos novos e com manutenção constante, gastos esses que são de responsabilidade do locador. Agora que você já sabe quais são os benefícios da locação de equipamentos para obras no varejo, confira 3 dicas para garantir a produtividade:

3 Dicas para garantir a produtividade da obra no varejo 

1. Estabeleça o planejamento da obra

Reformas usualmente ocorrem em função da necessidade de adequação do espaço, portanto, compreenda as demandas do estabelecimento e por que as modificações são necessárias, para, então, iniciar o projeto de reforma a partir desses dados. A seguir, busque soluções que sejam de fácil execução e não interfiram muito no funcionamento do negócio.

Veja quais etapas devem ser contempladas no planejamento:

  • Projeto executivo;
  • Quantitativo de materiais e equipamentos;
  • Cronograma de aquisições;
  • Programação de entregas;
  • Calendário de execuções;
  • Planejamento de serviços.

 

2. Contrate uma equipe capacitada

É necessário pensar em uma equipe multidisciplinar, que atenda a todos os aspectos necessários em obras no varejo. Não esqueça da necessidade de um bom projetista, de um gestor de obras, de uma boa equipe de pedreiros e trabalhadores auxiliares como eletricistas, por exemplo.

Informe ao gestor seu horário de funcionamento e organizem a logística da operação de reforma, de modo que, mesmo em obras, seu estabelecimento consiga atender os consumidores. É usual que os serviços sejam executados depois do horário de atendimento, sendo assim, o impacto é menor.

3. Continue atendendo enquanto reforma

  • Considere algumas medidas para continuar atendendo enquanto reforma:
  • Organize a obra por etapas;
  • Agende instalações e serviços para horários em que a loja esteja fechada;
  • Programe serviços para feriados, recessos e finais de semana;
  • Utilize tapumes para separar as áreas de atendimento das áreas em reforma.

 

4. Respeite a legislação municipal

Quando falamos especificamente de comércios, os municípios determinam certos pontos a respeitar para as obras, então, informe-se sobre as exigências e verifique a legislação referente ao seu tipo de atividade. Assim, será possível executar sua obra de acordo com o estabelecido, atendendo às normativas. E claro, essa medida assegurará a você o direito da obtenção do alvará de funcionamento.

Conforme vimos, reformar um comércio que continuará atendendo demanda muito planejamento e adoção de medidas que impactarão os custos e o tempo envolvidos no processo. Sendo assim, empregue as dicas que mencionamos aqui e conte com os melhores fornecedores para obter os ganhos proporcionados pela locação de equipamentos.

Gostou deste texto? Deixe um comentário com sua opinião.

Ficou com alguma dúvida sobre a locação de equipamentos para acelerar obras no varejo? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo