InfoVarejo

Como garantir um inventário eficiente no seu supermercado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um inventário eficiente é fundamental para que o supermercado tenha um controle mais efetivo de seus estoques. Contudo, ele deve ser periódico e seguir algumas boas práticas para que realmente cumpra o seu papel dentro da gestão.

Você sabe como garantir um inventário eficiente no seu supermercado? Se não, este texto é para você. Vamos te apresentar alguns pontos que não podem deixar de ser considerados na hora de realizar esse processo.

O que são inventários e por que eles são tão importantes nos supermercados?

Para começar, vamos recapitular o que são e para que servem os inventários.

Por mais autoexplicativo que o termo possa parecer, muitas vezes o conceito de inventário não está bem claro para todos. Ele é, na verdade, um processo realizado periodicamente para auxiliar na gestão efetiva dos estoques.

É por meio deles que os gestores de armazém, bem como os profissionais de compras e executivos de negócio se guiam para controlar e documentar ações como:

  • Aquisição de mercadoria;
  • Levantamento de perdas e rupturas;
  • Planejamento de vendas e ações promocionais.

Os inventários devem ser realizados com máximo cuidado, pois, caso o processo não seja eficiente todo o resultado da operação de um supermercado pode ficar comprometido.

O que considerar para garantir um inventário eficiente no seu supermercado?

Apesar do conceito de inventário ser simples, ainda é comum observar muitos processos falhos ou incompletos no mercado brasileiro – principalmente no segmento do varejo.

Por isso, veja a seguir como garantir um inventário eficiente no seu supermercado.

1. Divida o processo em três etapas fundamentais

As três etapas básicas de um inventário de supermercado são:

1. Preparação: levantamento dos produtos e/ou insumos que serão contados e avaliados pela equipe;

2. Execução: recolhimento das informações e registro nos sistemas através de equipamentos específicos;

3. Análise: a visualização do resultado (de uma forma analítica e inteligente) pela gestão do supermercado.

2. Leve em consideração todas as operações relacionadas às mercadorias

É muito importante entender e qualificar as rotinas operacionais que envolvem compra, recebimento, expedição e movimentação interna dos produtos.

Com isso tudo bem documentado e acontecendo de uma forma dinâmica, por meio de processos pré-estabelecidos, a efetividade do inventário será bem mais fácil e correta.

Em outras palavras: quanto maior for o controle sob o estoque, menor serão as perdas e prejuízos decorrentes de um inventário incompleto.

Vale lembrar que isso não é relativo apenas às mercadorias que estão paradas no armazém. Itens que estão nas áreas de vendas, na expedição e no recebimento também devem fazer parte do inventário do supermercado.

3. Crie um checklist que oriente os passos para a realização do inventário

No momento em que o time começar o inventário, ele deve seguir um roteiro pensado previamente, baseado nas três etapas básicas já apresentadas aqui – preparação, execução e análise.

Desse modo, não surgem surpresas desagradáveis em nenhuma das fases do inventário e o procedimento se torna muito mais produtivo e econômico para o negócio.

4. Consiga o engajamento da equipe

Por mais que equipamentos modernos para execução de inventários sejam indispensáveis hoje em dia, não podemos esquecer a execução de todas as etapas dependem de seres humanos.

Portanto, para que a equipe responsável pelo inventário do supermercado esteja sempre motivada, é importante que as lideranças comuniquem a importância de realizar o inventário da melhor forma possível, não apenas “cobrando” dos colaboradores mas também os treinando para lidar com as tecnologias, procedimentos e eventuais estresses.

5. Use a tecnologia para agilizar o processo e evitar erros e retrabalhos

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o uso da tecnologia é fundamental para que os inventários sejam realizados de forma rápida e com a menor margem de erro possível.

Dentre os equipamentos mais utilizados (e eficientes) na execução de inventários para supermercados, podemos citar os coletores de dados e sistemas especializados, que juntos podem integrar todos os dados com a própria gestão do negócio.

Baixe gratuitamente o Ebook sobre Inventário de estoque.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.