Entenda como garantir um inventário eficiente no seu supermercado

Um inventário eficiente é fundamental para que o supermercado tenha um controle mais efetivo de seus estoques. Contudo, ele deve ser periódico e seguir algumas boas práticas para que realmente cumpra o seu papel dentro da gestão.

Entenda como garantir um inventário eficiente no seu supermercado

 

Você sabe como garantir um inventário eficiente no seu supermercado? Se não, este texto é para você.

Vamos te apresentar alguns pontos que não podem deixar de ser considerados na hora de realizar esse processo.

O que são inventários e por que eles são tão importantes nos supermercados?

Para começar, vamos recapitular o que são e para que servem os inventários.

Por mais autoexplicativo que o termo possa parecer, muitas vezes o conceito de inventário não está bem claro para todos. Ele é, na verdade, um processo realizado periodicamente para auxiliar na gestão efetiva dos estoques.

É por meio deles que os gestores de armazém, bem como os profissionais de compras e executivos de negócio se guiam para controlar e documentar ações como:

  • Aquisição de mercadoria;
  • Levantamento de perdas e rupturas;
  • Planejamento de vendas e ações promocionais.

 

Os inventários devem ser realizados com máximo cuidado, pois, caso o processo não seja eficiente todo o resultado da operação de um supermercado pode ficar comprometido.

Entenda como garantir um inventário eficiente no seu supermercado

 

O que considerar para garantir um inventário eficiente no seu supermercado?

Apesar do conceito de inventário ser simples, ainda é comum observar muitos processos falhos ou incompletos no mercado brasileiro – principalmente no segmento do varejo.

Por isso, veja a seguir como garantir um inventário eficiente no seu supermercado.

1. Divida o processo em três etapas fundamentais

As três etapas básicas de um inventário de supermercado são:

1. Preparação: levantamento dos produtos e/ou insumos que serão contados e avaliados pela equipe;

2. Execução: recolhimento das informações e registro nos sistemas através de equipamentos específicos;

Análise: a visualização do resultado (de uma forma analítica e inteligente) pela gestão do supermercado.

2. Leve em consideração todas as operações relacionadas às mercadorias

É muito importante entender e qualificar as rotinas operacionais que envolvem compra, recebimento, expedição e movimentação interna dos produtos.

Com isso tudo bem documentado e acontecendo de uma forma dinâmica, por meio de processos pré-estabelecidos, a efetividade do inventário será bem mais fácil e correta.

Em outras palavras: quanto maior for o controle sob o estoque, menor serão as perdas e prejuízos decorrentes de um inventário incompleto.

Vale lembrar que isso não é relativo apenas às mercadorias que estão paradas no armazém. Itens que estão nas áreas de vendas, na expedição e no recebimento também devem fazer parte do inventário do supermercado.

3. Crie um checklist que oriente os passos para a realização do inventário

No momento em que o time começar o inventário, ele deve seguir um roteiro pensado previamente, baseado nas três etapas básicas já apresentadas aqui – preparação, execução e análise.

Desse modo, não surgem surpresas desagradáveis em nenhuma das fases do inventário e o procedimento se torna muito mais produtivo e econômico para o negócio.

4. Consiga o engajamento da equipe

Por mais que equipamentos modernos para execução de inventários sejam indispensáveis hoje em dia, não podemos esquecer a execução de todas as etapas depende de seres humanos.

Portanto, para que a equipe responsável pelo inventário do supermercado esteja sempre motivada, é importante que as lideranças comuniquem a importância de realizar o inventário da melhor forma possível, não apenas “cobrando” dos colaboradores mas também os treinando para lidar com as tecnologia, procedimentos e eventuais estresses.

5. Use a tecnologia para agilizar o processo e evitar erros e retrabalhos

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o uso da tecnologia é fundamental para que os inventários sejam realizados de forma rápida e com a menor margem de erro possível.

Dentre os equipamentos mais utilizados (e eficientes) na execução de inventários para supermercados, podemos citar os coletores de dados e sistemas especializados, que juntos podem integrar todos os dados com a própria gestão do negócio.

Link do texto original publicado no blog da Compex.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre como garantir um inventário eficiente? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}