fbpx
InfoVarejo

Veja o que você aprendeu com o InfoVarejo em 2020

Escrito por Gabriel Junqueira | 29/12/2020
  • 286 visualizações
  • 23 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

Em 2020 o InfoVarejo produziu mais de 55 novos artigos, 50 atualizações em posts mais de 5 materiais ricos e 20 Webinars com os melhores conteúdos para ajudar você a ter melhores resultados na sua empresa.

O que você aprendeu com o InfoVarejo em 2020

 

Muita coisa importante aconteceu em 2020. A Transformação Digital já era uma tendência, o que foi confirmado com a chegada da pandemia. Além disso, a LGPD também fez o varejo online rever a forma de vender online.

Enfim… Assuntos que ajudaram a cumprir o objetivo do InfoVarejo, trazer informações e explicações para te ajudar a ter avanços na sua empresa. 

Talvez não tenha tido tempo de ler todos os nossos posts. 

Por isso, separamos os 7 assuntos mais relevantes que o InfoVarejo trouxe para você em 2020.  

1 – A pandemia e o varejo

A disseminação mundial do Coronavírus (COVID-19), impôs grandes desafios econômicos para o Brasil e para o mundo. 

Enquanto os setores público e privado tentam gerenciar o surto de Coronavírus, os varejistas de todas as categorias estão tomando medidas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus. 

Ainda, potencializado pela pandemia, a rotina dos brasileiros mudou, principalmente no que se refere aos hábitos de consumo. 

Separamos 3 artigos que fizemos sobre a pandemia e os impactos no varejo, além de dicas e uma projeção dos resultados no comércio:

11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

Efeitos da pandemia na sua forma de vender

Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia 

2 – Do E-commerce ao T-commerce

Ao mesmo tempo em que a pandemia causa dor e sofrimento, abre-se a oportunidade de colocar em prática tendências digitais no comércio.

Se você tem uma empresa, independente do tamanho, e procura maneiras que permitam que seus clientes comprem seus produtos no cenário atual, precisa entender os benefícios e as diferenças entre os canais virtuais de venda. 

Para saber qual o melhor modelo para o seu negócio é preciso saber a diferença entre os modelos de comércio:

Diferença entre E-commerce, M-commerce, S-commerce, C-commerce e T-commerce.

3 – Dados, dados e mais dados 

Estamos na era digital há anos e com a recente pandemia a transformação digital acelerou fortemente nas empresas de todos os setores. Os processos ficaram ainda mais fáceis, mais acessíveis e automatizados. A frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão real e prática como agora.

Com isso, os supermercados estão correndo para alavancar uma das armas mais importantes na batalha para manter os consumidores: dados. 

O setor varejista é muito competitivo, fazendo com que as tomadas de decisões tradicionais, como histórico de vendas e intuição, não sejam suficientes. 

Hoje, os grandes varejistas contam com dados atualizados, métricas e ferramentas robustas para apoiar suas decisões de negócios.

Quer saber como configurar uma estratégia orientada a dados? Leia os artigos:

A era dos Dados e o Varejo

A força dos dados: contra fatos não há argumentos

4 – Foco na experiência do consumidor

O comportamento de compras das novas gerações mudou. As gerações Y e Z vieram para ditar tendências e não são fisgados por qualquer modelo de venda. 

Os pontos mais buscados pelos novos compradores são Experiência e Personalização, mas tudo isso deve ser oferecido de forma fluida, sem atrito. 

Não existe receita de bolo, saber onde investir dependerá do contexto da sua empresa, principalmente seu negócio, o segmento que você atua, o perfil dos clientes e mais, seu posicionamento e identidade.

Para te ajudar nessa jornada, separamos 4 artigos sobre o tema:

Geração Z e Millennials, entenda as diferenças e o impacto no seu negócio

Economia da Experiência e o Varejo

Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

5 – Tudo sobre Transformação Digital

Agora, o assunto mais comentado e a tendência que continuará para o próximo ano, Transformação Digital. Muito se falou sobre TD, seus impactos nas vendas varejistas e as inovações propostas. 

A pandemia fez com que todos mudássemos nosso olhar sobre a forma de vender e a forma de comprar. Impedidos de sair de casa, os consumidores precisaram se adequar aos aplicativos e sites de vendas. 

Aqueles varejistas que não se adaptaram ao modelo, sofreram as consequências. 

A Transformação Digital ter sido influenciada pela pandemia, não implica o seu fim após a vacina do COVID. Ou seja, você precisa se adaptar a esse novo modelo de negócio. 

Entenda tudo sobre TD neste artigo completo: 

8 elementos para entender o que é transformação digital nos supermercados

6 – LGPD

Esse é um assunto que falamos desde o ano passado, mas não custa ressaltar sua importância. A entrada em vigor da LGPD criou muita euforia nas empresas do setor varejista. 

Por ser o setor que lida diretamente com o consumidor final, o Varejo será, também, um dos principais segmentos impactados pela LGPD.

Nesse artigo você verá os impactos da LGPD no varejo. 

7 – Pix

Se você é varejista, precisa saber o que é o Pix. 

O Pix terá forte impacto na economia nacional e é uma importante iniciativa para trazer uma forma eficiente de realizar operações financeiras. Também facilita a inclusão da tecnologia no dia a dia, desenvolvendo um ambiente mais ágil e competitivo.

É por meio do Pix que todos os bancos serão interoperáveis, o que significa que as transferências e pagamentos serão permitidos de uma carteira digital para outra em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quer saber tudo sobre o Pix e como ele pode mudar no seu negócio? Veja nesse artigo! 

Impulsionando o crescimento

Muita coisa aconteceu em 2020, desde o improvável ao previsto. Nós, do InfoVarejo, levamos a você as principais informações e os conhecimentos mais importantes, para que consiga continuar impulsionando o crescimento da sua loja.

Em 2021 não será diferente, traremos ainda mais dicas, notícias sobre as mudanças e as perspectivas do mercado varejista. 

Sentiu falta de algum conteúdo na lista? Comente aqui embaixo e nos conte o que achou. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Publicidade