Hoje, são os consumidores, não as empresas, que conduzem as decisões de negócios. Orientação para o cliente, ou centralidade do cliente, é uma abordagem de negócios que coloca o cliente no centro de todas as ações da organização.A pandemia deixou mudanças irreversíveis no setor de varejo à medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um período de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos móveis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos móveis são os dispositivos mais populares para compras online, com até 72% dos consumidores usando seus dispositivos móveis para fazer compras. A explosão das compras online viu um aumento de 146% nos pedidos de varejo online em abril de 2020 em c
Você sabe como realizar o processo de fechamento de caixa da sua loja? O caixa é o local sagrado do varejo. Por isso, tenha olhos atentos ao ponto de venda (PDV), que é por onde entra a receita. Estar atualizado quanto a legislação, equipamentos e software é importante, mas não abra mão dos processos.Muitas vezes os processos são negligenciados, pois, dependem de disciplina e interação das pessoas para acontecer. O “sufoco” do dia a dia nunca pode ser desculpa para deixar de lado os procedimentos e normas, já que falhas nos processos significam prejuízo irrecuperável.É importante reforçar que todas as operações do caixa, por se tratar diretamente de receitas, seja em dinheiro vivo, cartões, vales ou fiado devem ser realizadas com concentração e diligência. Os operadores de
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico.Nos últimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cenários futuristas sobre o que está por vir no varejo e o que a inovação no varejo pode significar. São amplos os projetos de automação, transformação digital e inovação no varejo. Os varejistas lidam com alta competição, pressão de preços, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do comércio eletrônico, pelo qual alguns dos gigantes globais - também da China - já iniciam operações no Brasil (e o comércio eletrônico não tem fronteiras).A inovação no varejo está ocorrendo em várias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Inteligência artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas
A transformação digital está em andamento, basta olhar para as evoluções do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar não começou agora. Há mais de 10 anos, já se falava em vender online, automatizar as operações e fidelizar clientes. Inovação, mudanças nos modelos de negócios, abordagens ecossistêmicas, utilização de dados na tomada de decisão, foco no propósito, diferentes formas de engajar os consumidores, são ações que fazem parte do exercício contínuo de reinvenção. Antes da transformação digital o cenário de concorrentes era estático, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cenário de transformação, isso passa a ser dinâmico, os personagens tomam papéis distintos e flexíveis.A concor
É muito provável que, após termos a população vacinada contra o vírus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Será possível retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, até mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lançamento tão aguardado. No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do mês, adquirir um utensílio doméstico ou, até mesmo, peças de vestuário, não será mais a mesma. Até porque, se antes da pandemia já estávamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos híbridos: online e presencial.O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a úni
Antes de começar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos é universal, portanto, aplica-se a qualquer negócio. Mesmo não sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conteúdo vai te ajudar a entender melhor o tema.A centralidade do consumidor é um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transformação digital do varejo. O conceito é a base para todas as ações e planos que serão traçados na loja.Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente é o chefe. Aliás, isso nos lembra de uma frase famosa de ninguém menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton.Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milhões de funcionári
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você.Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja. Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.
O que é varejo omnichannel?
O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais.O vare
O aplicativo WhatsApp surgiu há pouco tempo, mas já revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. É possível gerar negócios e até fidelizar a clientela por meio do uso do app.Para iniciar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos frequentadores da sua loja sobre a existência dessa modalidade de atendimento.É importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas diárias, inclusive para checar o horário de funcionamento, a existência de uma promoção ou mesmo se um determinado produto está disponível em estoque. Nem toda interação será focada em venda efetiva.Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e terá grandes chances de fidelização do cliente a partir do WhatsA
O surgimento da “economia da experiência” é uma grande mudança, mas qual é exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transformação no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje têm maior probabilidade de gastar dinheiro com experiências sobre coisas. E essa tendência vai continuar nos próximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gerações estão seguindo essa tendência. Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos últimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em média, 4 vezes mais dinheiro a experiências sobre mercadorias.O que as pessoas estão comprando? Estamos gastando mais em ingress
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados. Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final.Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro
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