fbpx

Vendas

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
No centro da Transforma√ß√£o Digital est√° o advento de solu√ß√Ķes de softwares com as mais diversas fun√ß√Ķes. O software de gest√£o (ERP) desempenha um papel central no ecossistema de softwares, uma vez que centraliza boa parte das informa√ß√Ķes da empresa e se torna a fonte de dados prim√°ria para diversos outros softwares.Se voc√™ est√° mudando de software em pleno 2021, diante da Transforma√ß√£o Digital, √© fundamental que avalie o software de gest√£o sobre um prisma mais estrat√©gico, n√£o apenas operacional.¬†A TD traz uma realidade nova para o varejista, mas qual √© essa realidade? Omnicanalidade¬† O software gest√£o preparado para o ambiente omnichannel ajuda os varejistas a conectar a experi√™ncia de compra dos clientes em todos os canais, seja f√≠sico ou online. A integra√ß√£o de sistemas de
Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Gest√£o, Gest√£o Financeira, Vendas
A resposta é simples, é porque olhamos os resultados da padaria de forma genérica. Buscamos um resultado total, mas não entendemos como que este resultado é formado.Para conseguir aumentar a Margem de Contribuição - MC, ou reduzir o CMV total da padaria, precisamos analisar o resultado que cada setor entrega.O ponto de partida para conseguir reduzir seus custos e potencializar seus lucros é entender como o resultado é constituído, conhecer o seu perfil de venda e o peso que cada categoria tem no seu resultado, acompanhando e criando estratégias particulares para cada resultado específico.A divisão dos grupos e o nível de aprofundamento das análises é particular de cada padaria, deve-se buscar uma divisão que faça sentido em busca de simplificar a análise e alavancar os resu
Vocabul√°rio do Ponto de Venda (PDV)

Vocabul√°rio do Ponto de Venda (PDV)

Gest√£o, Varejo, Vendas
A sopa de letrinhas da automa√ß√£o comercial deixa, muitas vezes, os envolvidos com d√ļvidas sobre o assunto e em seu vocabul√°rio. Para facilitar o entendimento e aumentar o conhecimento de seus leitores, o InfoVarejo lista os principais termos do varejo que todos devem saber:CF-e Cupom Fiscal Eletr√īnico. √Č o documento fiscal emitido pelo software que estiver integrado ao SAT. Ele pode ser impresso em qualquer impressora, desde que gere o QR code, permitindo ao consumidor conferir a validade fiscal do documento e os dados da compra atrav√©s de um Smartphone e o aplicativo da Secretaria da Fazenda. Checkout Checkout √© uma palavra em ingl√™s, que remete para o ato de sair, fechar uma conta ou dar baixa em algum tipo de processo. No contexto do com√©rcio varejista, √© o momento no qual o cl
Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Gest√£o, Varejo, Vendas
V√°rias empresas j√° passavam por um ciclo de digitaliza√ß√£o nos √ļltimos anos, mesmo aquelas que s√≥ contavam com uma √ļnica unidade f√≠sica, atuando de forma familiar. Seja para atender clientes no WhatsApp ou para ter um pequeno perfil no Facebook/ Instagram, elas entraram no mundo digital de forma sutil, mas agora est√£o envolvidas em v√°rios novos procedimentos, alguns surgidos em meio a pandemia da Covid-19.Neste contexto, o processo de digitaliza√ß√£o do com√©rcio, de uma forma geral, trouxe tr√™s novas tend√™ncias que devem permanecer ap√≥s o reaquecimento da economia e o fim do isolamento social:Descentraliza√ß√£o de estoques; Expans√£o das ofertas Take-away / take-out; Uso de lojas f√≠sicas como ponto de retirada de vendas online.Cada uma destas tend√™ncias vem para atender u
O que é a Transformação Digital no Supermercado?

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Em termos gerais, definimos transforma√ß√£o digital como a integra√ß√£o da tecnologia digital nas √°reas de um neg√≥cio, resultando em mudan√ßas fundamentais em como a empresa opera e como entrega valor aos clientes.¬†Al√©m disso, √© uma mudan√ßa cultural que exige que as organiza√ß√Ķes se desafiem continuamente. Isso √†s vezes significa abandonar os processos de neg√≥cios de longa data em que as empresas foram constru√≠das em favor de pr√°ticas relativamente novas que ainda est√£o sendo definidas.A transforma√ß√£o digital deve come√ßar com a busca pela resolu√ß√£o de um problema ou uma meta aspiracional. O ‚Äúporqu√™‚ÄĚ da transforma√ß√£o digital pode estar relacionado com a melhoria da experi√™ncia do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo.Quais
Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Hoje, s√£o os consumidores, n√£o as empresas, que conduzem as decis√Ķes de neg√≥cios. Orienta√ß√£o para o cliente, ou centralidade do cliente, √© uma abordagem de neg√≥cios que coloca o cliente no centro de todas as a√ß√Ķes da organiza√ß√£o.A pandemia deixou mudan√ßas irrevers√≠veis no setor de varejo √† medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um per√≠odo de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos m√≥veis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos m√≥veis s√£o os dispositivos mais populares para compras online, com at√© 72% dos consumidores usando seus dispositivos m√≥veis para fazer compras.¬†A explos√£o das compras online viu um aumento de 146% nos¬† pedidos de varejo online em abril de 2020 em c
Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Gest√£o, Varejo, Vendas
Voc√™ sabe como realizar o processo de fechamento de caixa da sua loja? O caixa √© o local sagrado do varejo. Por isso, tenha olhos atentos ao ponto de venda (PDV), que √© por onde entra a receita. Estar atualizado quanto a legisla√ß√£o, equipamentos e software √© importante, mas n√£o abra m√£o dos processos.Muitas vezes os processos s√£o negligenciados, pois, dependem de disciplina e intera√ß√£o das pessoas para acontecer. O ‚Äúsufoco‚ÄĚ do dia a dia nunca pode ser desculpa para deixar de lado os procedimentos e normas, j√° que falhas nos processos significam preju√≠zo irrecuper√°vel.√Č importante refor√ßar que todas as opera√ß√Ķes do caixa, por se tratar diretamente de receitas, seja em dinheiro vivo, cart√Ķes, vales ou fiado devem ser realizadas com concentra√ß√£o e dilig√™ncia.¬†Os operadores de
Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tend√™ncias no mundo do varejo e do com√©rcio eletr√īnico.Nos √ļltimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cen√°rios futuristas sobre o que est√° por vir no varejo e o que a inova√ß√£o no varejo pode significar.¬†S√£o amplos os projetos de automa√ß√£o, transforma√ß√£o digital e inova√ß√£o no varejo. Os varejistas lidam com alta competi√ß√£o, press√£o de pre√ßos, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do com√©rcio eletr√īnico, pelo qual alguns dos gigantes globais - tamb√©m da China - j√° iniciam opera√ß√Ķes no Brasil (e o com√©rcio eletr√īnico n√£o tem fronteiras).A inova√ß√£o no varejo est√° ocorrendo em v√°rias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Intelig√™ncia artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas
Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
A transforma√ß√£o digital est√° em andamento, basta olhar para as evolu√ß√Ķes do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar n√£o come√ßou agora. H√° mais de 10 anos, j√° se falava em vender online, automatizar as opera√ß√Ķes e fidelizar clientes.¬†Inova√ß√£o, mudan√ßas nos modelos de neg√≥cios, abordagens ecossist√™micas, utiliza√ß√£o de dados na tomada de decis√£o, foco no prop√≥sito, diferentes formas de engajar os consumidores, s√£o a√ß√Ķes que fazem parte do exerc√≠cio cont√≠nuo de reinven√ß√£o. Antes da transforma√ß√£o digital o cen√°rio de concorrentes era est√°tico, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cen√°rio de transforma√ß√£o, isso passa a ser din√Ęmico, os personagens tomam pap√©is distintos e flex√≠veis.A concor
Um mundo de consumo mais conectado

Um mundo de consumo mais conectado

Gest√£o, Tecnologia, Varejo, Vendas
√Č muito prov√°vel que, ap√≥s termos a popula√ß√£o vacinada contra o v√≠rus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Ser√° poss√≠vel retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, at√© mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lan√ßamento t√£o aguardado.¬† No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do m√™s, adquirir um utens√≠lio dom√©stico ou, at√© mesmo, pe√ßas de vestu√°rio, n√£o ser√° mais a mesma. At√© porque, se antes da pandemia j√° est√°vamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos h√≠bridos: online e presencial.O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a √ļni