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Vendas

Um mundo de consumo mais conectado

Um mundo de consumo mais conectado

Gest√£o, Tecnologia, Varejo, Vendas
√Č muito prov√°vel que, ap√≥s termos a popula√ß√£o vacinada contra o v√≠rus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Ser√° poss√≠vel retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, at√© mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lan√ßamento t√£o aguardado.¬† No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do m√™s, adquirir um utens√≠lio dom√©stico ou, at√© mesmo, pe√ßas de vestu√°rio, n√£o ser√° mais a mesma. At√© porque, se antes da pandemia j√° est√°vamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos h√≠bridos: online e presencial.O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a √ļni
Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Gest√£o, Varejo, Vendas
Antes de come√ßar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos √© universal, portanto, aplica-se a qualquer neg√≥cio. Mesmo n√£o sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conte√ļdo vai te ajudar a entender melhor o tema.A centralidade do consumidor √© um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transforma√ß√£o digital do varejo. O conceito √© a base para todas as a√ß√Ķes e planos que ser√£o tra√ßados na loja.Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente √© o chefe. Ali√°s, isso nos lembra de uma frase famosa de ningu√©m menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton.Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milh√Ķes de funcion√°ri
Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Gest√£o, Vendas
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você.Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja.  Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.  O que é varejo omnichannel? O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais.O vare
5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

Gest√£o, Varejo, Vendas
O aplicativo WhatsApp surgiu h√° pouco tempo, mas j√° revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. √Č poss√≠vel gerar neg√≥cios e at√© fidelizar a clientela por meio do uso do app.Para iniciar uma estrat√©gia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo √© avisar aos frequentadores da sua loja sobre a exist√™ncia dessa modalidade de atendimento.√Č importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas di√°rias, inclusive para checar o hor√°rio de funcionamento, a exist√™ncia de uma promo√ß√£o ou mesmo se um determinado produto est√° dispon√≠vel em estoque. Nem toda intera√ß√£o ser√° focada em venda efetiva.Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e ter√° grandes chances de fideliza√ß√£o do cliente a partir do WhatsA
Economia da Experiência e o Varejo

Economia da Experiência e o Varejo

Gest√£o, Vendas
O surgimento da ‚Äúeconomia da experi√™ncia‚ÄĚ √© uma grande mudan√ßa, mas qual √© exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transforma√ß√£o no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje t√™m maior probabilidade de gastar dinheiro com experi√™ncias sobre coisas.¬†E essa tend√™ncia vai continuar nos pr√≥ximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gera√ß√Ķes est√£o seguindo essa tend√™ncia.¬†Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos √ļltimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em m√©dia, 4 vezes mais dinheiro a experi√™ncias sobre mercadorias.O que as pessoas est√£o comprando? Estamos gastando mais em ingress
Qual a import√Ęncia de ter uma rela√ß√£o pr√≥xima com o seu cliente?

Qual a import√Ęncia de ter uma rela√ß√£o pr√≥xima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redu√ß√£o forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redu√ß√£o do poder financeiro dos consumidores, mas tamb√©m por falta de uma gest√£o baseada em dados. Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas f√≠sicas fechadas, teve uma grande participa√ß√£o online e melhorou sua imagem para o consumidor final.Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e tamb√©m administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo f√≠sico, a rede foi for√ßada a digitalizar toda a sua opera√ß√£o em um prazo extremamente curto. A efici√™ncia nessa migra√ß√£o viro
Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Gest√£o, Vendas
Seus pre√ßos podem ter um efeito dram√°tico nas vendas e nos lucros. Os pre√ßos certos precisam ser baixos o suficiente para serem competitivos e ainda assim altos o suficiente para proteger suas margens de lucro.Embora seus custos sejam um fator, √© importante focar no valor do que voc√™ oferece e como ele se compara √† concorr√™ncia. 1. Esrat√©gia de pre√ßos Antes de definir uma estrat√©gia de pre√ßos para o seu neg√≥cio √© importante considerar suas restri√ß√Ķes.Qual √© seu objetivo de curto prazo, atrair clientes ou aumentar a rentabilidade das vendas?Qual √© seu objetivo de m√©dio/longo prazo, criar uma imagem de baixo pre√ßo ou de produtos premium?Quais s√£o seus recursos financeiros e sua capacidade de caixa?¬†Quais os seus custos com determinado produto?A estrat√©gia mais a
Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Gest√£o, Vendas
O futuro do varejo √© experimental, ou seja, proporcionar experi√™ncias relevantes para seus clientes, para assim fideliz√°-los, uma das formas de faz√™-lo √© atrav√©s da personaliza√ß√£o.¬†A ascens√£o da experi√™ncia como um alicerce importante do futuro do varejo est√° ligada diretamente na mudan√ßa de comportamento do consumidor, com a maior participa√ß√£o das gera√ß√Ķes Millennials e Z no mercado consumidor.As novas gera√ß√Ķes buscam marcas que valorizam o indiv√≠duo e que tenham prop√≥sitos. Eles n√£o se importam em pagar mais para ter um produto personalizado, que destaque sua individualidade.Se ainda n√£o est√° familiarizado com essas gera√ß√Ķes e suas principais caracter√≠sticas confira este artigo.Dentro da economia da experi√™ncia temos v√°rias maneiras de promover uma experi√™ncia na loja
Varejo sem atrito: entenda o que √© e as principais aplica√ß√Ķes

Varejo sem atrito: entenda o que √© e as principais aplica√ß√Ķes

Gest√£o, Vendas
O varejo sem atrito, chamado de Frictionless Retail em ingl√™s, pode ser definido como uma s√©rie de processos, a√ß√Ķes e ferramentas cujo objetivo seja eliminar as barreiras e fric√ß√Ķes que os clientes encontram na loja no momento da compra.¬†Com a elimina√ß√£o desses atritos, busca-se criar uma experi√™ncia fluida dentro da loja para seu cliente.¬†Dependendo do contexto pode significar internet das coisas, servi√ßos de clique e coleta, servi√ßos de entrega em domic√≠lio, alimentos prontos, lojas sem check-out ou lojas online.¬†Uma coisa √© certa, independente do significado de varejo sem atrito, voc√™ precisa entender que √© indispens√°vel tornar a experi√™ncia do cliente fluida.Voc√™ j√° adotou alguma na sua loja?Novas tecnologias, experi√™ncias de compras mais r√°pidas, f√°ceis e conve
A era dos Dados e o Varejo

A era dos Dados e o Varejo

Equipamentos, Gest√£o, Tecnologia, Vendas
Os supermercados est√£o correndo para alavancar uma das armas mais importantes na batalha para manter os consumidores: dados.¬† De acordo com a Harvard Business Review, empresas que tomam decis√Ķes baseadas em dados t√™m maior chance de sucesso. No entanto, entre todos os setores, somente 5% das empresas de varejo se qualificam como orientadas por dados.¬†A an√°lise de dados no varejo pode ajudar as empresas a ficarem √† frente das tend√™ncias dos consumidores, aplicando a an√°lise de clientes no varejo para descobrir, interpretar e agir com informa√ß√Ķes significativas, incluindo padr√Ķes de compradores online e f√≠sicos.85% dos supermercadistas consideram desenvolver novas formas de aumentar as vendas como uma prioridade para o pr√≥ximo ano.O setor varejista √© muito compet