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O que é a Transformação Digital no Supermercado?

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

Gest√£o, Varejo, Vendas
Em termos gerais, definimos transforma√ß√£o digital como a integra√ß√£o da tecnologia digital nas √°reas de um neg√≥cio, resultando em mudan√ßas fundamentais em como a empresa opera e como entrega valor aos clientes.¬†Al√©m disso, √© uma mudan√ßa cultural que exige que as organiza√ß√Ķes se desafiem continuamente. Isso √†s vezes significa abandonar os processos de neg√≥cios de longa data em que as empresas foram constru√≠das em favor de pr√°ticas relativamente novas que ainda est√£o sendo definidas.A transforma√ß√£o digital deve come√ßar com a busca pela resolu√ß√£o de um problema ou uma meta aspiracional. O ‚Äúporqu√™‚ÄĚ da transforma√ß√£o digital pode estar relacionado com a melhoria da experi√™ncia do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo.Quais
Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Gest√£o, Varejo, Vendas
Hoje, s√£o os consumidores, n√£o as empresas, que conduzem as decis√Ķes de neg√≥cios. Orienta√ß√£o para o cliente, ou centralidade do cliente, √© uma abordagem de neg√≥cios que coloca o cliente no centro de todas as a√ß√Ķes da organiza√ß√£o.A pandemia deixou mudan√ßas irrevers√≠veis no setor de varejo √† medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um per√≠odo de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos m√≥veis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos m√≥veis s√£o os dispositivos mais populares para compras online, com at√© 72% dos consumidores usando seus dispositivos m√≥veis para fazer compras.¬†A explos√£o das compras online viu um aumento de 146% nos¬† pedidos de varejo online em abril de 2020 em c
Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Gest√£o, Varejo, Vendas
Voc√™ sabe como realizar o processo de fechamento de caixa da sua loja? O caixa √© o local sagrado do varejo. Por isso, tenha olhos atentos ao ponto de venda (PDV), que √© por onde entra a receita. Estar atualizado quanto a legisla√ß√£o, equipamentos e software √© importante, mas n√£o abra m√£o dos processos.Muitas vezes os processos s√£o negligenciados, pois, dependem de disciplina e intera√ß√£o das pessoas para acontecer. O ‚Äúsufoco‚ÄĚ do dia a dia nunca pode ser desculpa para deixar de lado os procedimentos e normas, j√° que falhas nos processos significam preju√≠zo irrecuper√°vel.√Č importante refor√ßar que todas as opera√ß√Ķes do caixa, por se tratar diretamente de receitas, seja em dinheiro vivo, cart√Ķes, vales ou fiado devem ser realizadas com concentra√ß√£o e dilig√™ncia.¬†Os operadores de
Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Gest√£o, Varejo, Vendas
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tend√™ncias no mundo do varejo e do com√©rcio eletr√īnico.Nos √ļltimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cen√°rios futuristas sobre o que est√° por vir no varejo e o que a inova√ß√£o no varejo pode significar.¬†S√£o amplos os projetos de automa√ß√£o, transforma√ß√£o digital e inova√ß√£o no varejo. Os varejistas lidam com alta competi√ß√£o, press√£o de pre√ßos, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do com√©rcio eletr√īnico, pelo qual alguns dos gigantes globais - tamb√©m da China - j√° iniciam opera√ß√Ķes no Brasil (e o com√©rcio eletr√īnico n√£o tem fronteiras).A inova√ß√£o no varejo est√° ocorrendo em v√°rias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Intelig√™ncia artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas
Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Gest√£o, Varejo, Vendas
A transforma√ß√£o digital est√° em andamento, basta olhar para as evolu√ß√Ķes do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar n√£o come√ßou agora. H√° mais de 10 anos, j√° se falava em vender online, automatizar as opera√ß√Ķes e fidelizar clientes.¬†Inova√ß√£o, mudan√ßas nos modelos de neg√≥cios, abordagens ecossist√™micas, utiliza√ß√£o de dados na tomada de decis√£o, foco no prop√≥sito, diferentes formas de engajar os consumidores, s√£o a√ß√Ķes que fazem parte do exerc√≠cio cont√≠nuo de reinven√ß√£o. Antes da transforma√ß√£o digital o cen√°rio de concorrentes era est√°tico, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cen√°rio de transforma√ß√£o, isso passa a ser din√Ęmico, os personagens tomam pap√©is distintos e flex√≠veis.A concor
Um mundo de consumo mais conectado

Um mundo de consumo mais conectado

Gest√£o, Tecnologia, Varejo, Vendas
√Č muito prov√°vel que, ap√≥s termos a popula√ß√£o vacinada contra o v√≠rus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Ser√° poss√≠vel retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, at√© mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lan√ßamento t√£o aguardado.¬† No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do m√™s, adquirir um utens√≠lio dom√©stico ou, at√© mesmo, pe√ßas de vestu√°rio, n√£o ser√° mais a mesma. At√© porque, se antes da pandemia j√° est√°vamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos h√≠bridos: online e presencial.O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a √ļni
Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Gest√£o, Varejo, Vendas
Antes de come√ßar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos √© universal, portanto, aplica-se a qualquer neg√≥cio. Mesmo n√£o sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conte√ļdo vai te ajudar a entender melhor o tema.A centralidade do consumidor √© um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transforma√ß√£o digital do varejo. O conceito √© a base para todas as a√ß√Ķes e planos que ser√£o tra√ßados na loja.Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente √© o chefe. Ali√°s, isso nos lembra de uma frase famosa de ningu√©m menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton.Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milh√Ķes de funcion√°ri
Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Gest√£o, Vendas
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você.Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja.  Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.  O que é varejo omnichannel? O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais.O vare
5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

Gest√£o, Varejo, Vendas
O aplicativo WhatsApp surgiu h√° pouco tempo, mas j√° revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. √Č poss√≠vel gerar neg√≥cios e at√© fidelizar a clientela por meio do uso do app.Para iniciar uma estrat√©gia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo √© avisar aos frequentadores da sua loja sobre a exist√™ncia dessa modalidade de atendimento.√Č importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas di√°rias, inclusive para checar o hor√°rio de funcionamento, a exist√™ncia de uma promo√ß√£o ou mesmo se um determinado produto est√° dispon√≠vel em estoque. Nem toda intera√ß√£o ser√° focada em venda efetiva.Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e ter√° grandes chances de fideliza√ß√£o do cliente a partir do WhatsA
Economia da Experiência e o Varejo

Economia da Experiência e o Varejo

Gest√£o, Vendas
O surgimento da ‚Äúeconomia da experi√™ncia‚ÄĚ √© uma grande mudan√ßa, mas qual √© exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transforma√ß√£o no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje t√™m maior probabilidade de gastar dinheiro com experi√™ncias sobre coisas.¬†E essa tend√™ncia vai continuar nos pr√≥ximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gera√ß√Ķes est√£o seguindo essa tend√™ncia.¬†Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos √ļltimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em m√©dia, 4 vezes mais dinheiro a experi√™ncias sobre mercadorias.O que as pessoas est√£o comprando? Estamos gastando mais em ingress