Melhorar a produtividade dos funcionários é um desafio para os gestores. De fato, não há dúvidas que uma equipe motivada consegue trabalhar com muito mais eficácia.Mas você sabe de que maneira pode fazer isso? Sabe que o autoconhecimento é uma ferramenta que pode ajudar você a construir um excelente clima de trabalho e, por conseguinte, elevar a produtividade dos seus colaboradores? Primeiro, o que é autoconhecimento?
O autoconhecimento, como a própria palavra diz, é o conhecimento de uma pessoa sobre si mesma. Não estamos nos referindo ao gosto musical ou paladar, mas, sim, a uma investigação individual, de como as características pessoais fazem com que cada ser seja único no mundo.
Por isso, pensar em meios de promover ferramentas de autoconhecimento para a sua equipe pode me
Uma das principais características do varejo é seu atendimento ao cliente final. Dentre os elementos básicos da atividade, destaca-se o fato do cliente visitar seu espaço físico. E essa é a hora da verdade, quando o trabalho de todos os funcionários será colocado à prova por meio da imagem da loja.Já dizia Steve Jobs repetidas vezes: “as pessoas julgam o livro pela capa.” Por isso, sua fixação e devoção ao design que deu no que deu: a empresa mais valiosa do mundo. A lição vale para o varejo. Quando o cliente entra em uma loja, ele está, mesmo que inconscientemente, julgando os principais elementos desse espaço.
E quais são os elementos que influenciam na imagem da loja?
Bom, o objetivo desse artigo é apresentar os elementos básicos que todo varejista deve se preocupar em relação à
No dia 04 de junho de 2022 a SEFAZ divulgou a Nota Técnica 2021.003 - versão 1.00. A NT começará a valer no dia 12 de setembro, ela traz novas exigências e precisa de atenção. Algumas validações já são feitas, tais como validação do dígito verificador do código de barras e seu tamanho, que pode ter 8, 12, 13 ou 14 dígitos. Os GTINs são conhecidos código de barras EAN (European Article Number ou Número de Artigo Europeu, em tradução livre).A Nota Técnica 2021.003 - versão 1.00 possui 2 fases e divulga regras de validação relacionadas ao cEAN e cEANTrib na NF-e e NFC-e quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN.
Qual o problema do código de barras hoje?
Atualmente, no varejo, muitos produtos possuem códigos de barras inexistentes na base da SEFAZ, criados
Os clientes podem ser rudes por uma variedade de razões, alguns por motivos plenamente justificáveis e outros não. Mas podemos concordar que se você está em um negócio, lidando com todos os tipos de pessoas, você deve estar disposto a enfrentar – de maneira cordial – todos os tipos de problemas que aparecer, isso inclui lidar com um cliente insatisfeito.A forma como você reage a diferentes tipos de situações pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito com o problema que você conseguiu resolver e aquele outro que disse que nunca mais voltará no seu negócio novamente.
A menos que você tenha a alternativa de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade em que não exista possibilidade (ou exista pouca) de seu cliente ficar insatisfeito, você sempre terá que lidar com esse tipo
Alguns setores que vendem itens a quilo no supermercado, são responsáveis por grande parte do faturamento de uma loja. Dessa forma evitar problemas na pesagem de produtos é fundamental para que o varejista consiga aumentar as vendas e melhorar a produtividade da sua equipe nesses locais da loja.
Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo site Supermercado Moderno, a soma das vendas dos setores de açougue e hortifrúti correspondem a aproximadamente 22% das vendas de um supermercado.Portanto, não reservar um cuidado especial à forma que é comercializado as mercadorias desses departamentos é negligenciar uma grande fonte do faturamento da sua loja. Estabelecer um processo de pesagem de produtos eficiente, rápido e seguro é a forma de garantir que os itens que chegam à b
Ao abrir uma loja, um dos principais pontos que precisam ser analisados são as Normas Tributárias, mas se engana o varejista que pensa que gastará tempo com isso só uma vez. As Normas Tributárias em vigor, somadas, contabilizam 284.222 artigos, 662.238 parágrafos, 2.117.456 incisos e 278.538 alíneas. A média por empresa é 42.633 artigos, 99.336 parágrafos, 317.618 incisos e 41.781 alíneas. Estima-se que são aproximadamente 1.500 horas ou 62 dias de 24 horas para manter a conformidade fiscal.Além disso, diariamente são editadas normas tributárias que afetam a legislação fiscal do varejo. Por isso, você precisa ficar sempre atento para não correr o risco de ser autuado pela SEFAZ.Para te ajudar nessa jornada, fizemos um compilado com as mudanças programadas para 2022.
Nota
O inventário de loja é um processo fundamental para o seu negócio. Por meio dessa atividade todos os produtos presentes no estabelecimento serão contados, favorecendo um bom controle de estoque, evitando problemas no estoque e reduzindo o risco de prejuízos, como perdas e rupturas.Quer saber os motivos para realizar um inventário de estoque? Veja esse artigo.
Se você sabe da importância em realizar um inventário de estoque de loja, separamos algumas dicas para você preparar a sua empresa para a execução dessa atividade.
Essas dicas serão importantes, pois serão a base para o processo de inventário de loja.1. Você tem um software apropriado para o inventário de loja?
No momento de realizar a contagem dos produtos é indispensável contar com um software que tenha uma rotina de inve
As vendas no cartão são responsáveis por grande parte dos recebimentos do varejo, em pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em 2016, foi constatado que o recebimento de cartões representa mais de 30% do faturamento de um varejista.A segurança de não andar com dinheiro em mãos e a possibilidade de parcelamentos são as comodidades que levam o consumidor a escolher essa forma de pagamento. Sendo assim não aceitar cartões em sua loja resultará em perda de vendas.
Para você, varejista, leia sobre as vantagens em aceitar cartões nesse artigo.Complexidades para o varejista
O processo de recebimento de cartões tem duas características, que tornam o processo complexo e cheio de armadilhas. São elas:
A primeira é uma questão tem
Um inventário eficiente é fundamental para que o supermercado tenha um controle mais efetivo de seus estoques. Contudo, ele deve ser periódico e seguir algumas boas práticas para que realmente cumpra o seu papel dentro da gestão.Você sabe como garantir um inventário eficiente no seu supermercado? Se não, este texto é para você. Vamos te apresentar alguns pontos que não podem deixar de ser considerados na hora de realizar esse processo.O que são inventários e por que eles são tão importantes nos supermercados?
Para começar, vamos recapitular o que são e para que servem os inventários.
Por mais autoexplicativo que o termo possa parecer, muitas vezes o conceito de inventário não está bem claro para todos. Ele é, na verdade, um processo realizado periodicamente para auxiliar na gestã
Todas as empresas, principalmente no varejo, contam com diversos tipos de operações financeiras. A maioria dessas operações são repetidas constantemente, mês a mês, ano a ano.As despesas se repetem, por exemplo: aluguel, folha de pagamento, energia, água, tributos. As receitas quase sempre acontecem diariamente com as vendas e recebimentos em dinheiro, cartão, voucher entre outros.
Como fazer para acompanhar o fluxo financeiro de forma legível e segura? Como possibilitar que o varejista tenha um RAIO X das finanças da sua loja? Como entender o histórico de despesas e receitas da sua loja?Qual a importância do plano de contas?
Para que essa “leitura” ou entendimento do fluxo financeiro seja possível, é preciso organizar o famoso contas a pagar ou contas a receber. E para isso é ob
Em conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, utilizamos cookies em nosso site para fornecer experiências mais relevantes, lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. AVISO DE PRIVACIDADE
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega por ele. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.