É muito provável que, após termos a população vacinada contra o vírus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Será possível retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, até mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lançamento tão aguardado. No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do mês, adquirir um utensílio doméstico ou, até mesmo, peças de vestuário, não será mais a mesma. Até porque, se antes da pandemia já estávamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos híbridos: online e presencial.O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a úni
Antes de começar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos é universal, portanto, aplica-se a qualquer negócio. Mesmo não sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conteúdo vai te ajudar a entender melhor o tema.A centralidade do consumidor é um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transformação digital do varejo. O conceito é a base para todas as ações e planos que serão traçados na loja.Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente é o chefe. Aliás, isso nos lembra de uma frase famosa de ninguém menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton.Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milhões de funcionári
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você.Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja. Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.
O que é varejo omnichannel?
O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais.O vare
O aplicativo WhatsApp surgiu há pouco tempo, mas já revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. É possível gerar negócios e até fidelizar a clientela por meio do uso do app.Para iniciar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos frequentadores da sua loja sobre a existência dessa modalidade de atendimento.É importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas diárias, inclusive para checar o horário de funcionamento, a existência de uma promoção ou mesmo se um determinado produto está disponível em estoque. Nem toda interação será focada em venda efetiva.Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e terá grandes chances de fidelização do cliente a partir do WhatsA
O surgimento da “economia da experiência” é uma grande mudança, mas qual é exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transformação no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje têm maior probabilidade de gastar dinheiro com experiências sobre coisas. E essa tendência vai continuar nos próximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gerações estão seguindo essa tendência. Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos últimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em média, 4 vezes mais dinheiro a experiências sobre mercadorias.O que as pessoas estão comprando? Estamos gastando mais em ingress
O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo.É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos.Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque.
Partindo do básico, o que são perdas?
Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente
As novas tecnologias estimulam o sistema financeiro a repensar suas operações, principalmente devido ao aumento da demanda dos clientes por soluções de pagamentos mais simples, rápidas, seguras e econômicas. O esforço do Banco Central para responder a esse desafio se consolidou em um nome que você vai ouvir muitas vezes: Pix. Esse sistema, desenvolvido pelo Banco Central, permitirá ao brasileiro fazer e receber pagamentos instantâneos, transferências eletrônicas de dinheiro concluídas em poucos segundos, a qualquer hora do dia e para qualquer instituição financeira.O Pix terá forte impacto na economia nacional e é uma importante iniciativa para trazer uma forma eficiente de realizar operações financeiras. Também facilita a inclusão da tecnologia no dia a dia, desenvolvendo um
No atual cenário de pagamentos, a loja que não aceitar pagamento de cartões perderá vendas. Aqui no InfoVarejo escrevemos sobre a importância de aceitar cartões (você pode ler mais nesse artigo), e também sobre como é importante a implementação de sistemas que auxiliam durante esse processo, como é o caso do TEF e do Conciliador de cartões. Neste artigo, apresentaremos qual é a relação entre a venda em cartão e o FISCO, afim de que você evite problemas com a Receita Federal.Dessa forma, precisamos nos atentar a uma importante etapa desse processo, o controle e o repasse das informações das transações da sua loja para a Receita Federal.
Como funciona o repasse de informações para a Receita Federal?
A receita monitora todas as vendas, por meio de uma obrigação destinada às
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo? Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas.Mas afinal, o que são as rupturas?A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.
Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema:
1 – Abrir mão da compra
Independente do tamanho do seu negócio é fundamental ter uma referência de preço e o processo utilizado para obter esses dados é a partir da pesquisa de preço da concorrência. A maioria dos supermercadistas realizam pesquisas constantemente, seja de forma organizada ou não. Ao longo desse artigo vamos apresentar as melhores práticas e os benefícios de se realizar a pesquisa de preço de forma estruturada.
Importância da pesquisa de preço
Atualmente, o varejo se apresenta como um mercado extremamente competitivo, de forma que precificar os produtos corretamente é essencial para conseguir atrair clientes e vendas para sua loja.Portanto, podemos dizer que o preço dos produtos é definido pela concorrência, isso quer dizer, pelo preço adotado no mercado. A pesquisa de preç
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