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Gestão

Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Gestão, Varejo
É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial. Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir  para que percebamos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média.Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado. Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento. São inúmeras situações de perdas, desde o d
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente.O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor:Ciência da Emissão Confirmação da Operação Registro de Operação não Realizada Desconhecimento da Operação1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Essa a
Não tenha surpresas durante uma paralisação da NFe da Sefaz

Não tenha surpresas durante uma paralisação da NFe da Sefaz

Gestão, Legislação, Varejo
A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento fiscal gerado após a autorização da Secretaria da Fazenda. Para tal, a empresa, por meio da internet, se conecta aos servidores da SEFAZ. Mas, o que acontece se o serviço da SEFAZ estiver indisponível? Como reagir a uma paralisação da NFe? Toda empresa, um supermercado, padaria, mercearia ou qualquer outro negócio, já passou por isso. Mas, quais as repercussões, o que fazer?Indisponibilidade na autorização de NFe Considera-se "indisponibilidade" a situação na qual a SEFAZ não atende à solicitação de um estabelecimento para autorização de uma NFe. Isto ocorre independentemente do software utilizado, seja um software pago ou o gratuito oferecido pela SEFAZ. Um Data Center, ou centro de processamento de dados, é o local onde estão concen
Precificação em 3 passos

Precificação em 3 passos

Gestão, Varejo
Precificar é uma atividade estratégica no varejo, principalmente para aqueles que lidam com um grande número de produtos, milhares nos casos de supermercados, padarias e até mesmo mercearias. Veja algumas informações que serão importantes na hora de fazer a precificação do MIX de produtos de sua loja.O perfil do público alvo e a diversidade de concorrentes, cada um com um posicionamento de mercado, fazem da precificação um dos maiores desafios. A notícia boa é que você pode transformar esse desafio em um diferencial para a sua empresa. Basicamente, todo preço é composto de três variáveis: Custo, Concorrência e Valor para o cliente. Vamos abordar cada um deles no contexto do comércio varejista.Custo do produto Saber o custo real do produto é a base para não perder dinheiro. Na teo
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe.Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidade
Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Gestão, Varejo
Diante da situação econômica atual os consumidores mudaram seus hábitos, aumentaram o controle sobre os gastos e diminuíram a quantidade de visitas às lojas. Neste cenário recessivo é importante que o varejista utilize o máximo da tecnologia a seu favor para aumentar o fluxo de pessoas na loja. Conquistar novos clientes e reter os atuais é o desafio! Por isso oferecer serviços aos clientes é um bom caminho.Faça da prestação de serviços aos seus clientes um diferencial, um atrativo extra para que a vizinhança visite, conheça e, principalmente, compre na sua loja. Veja algumas opções que a tecnologia propicia para atração de consumidores à sua loja:Recarga de Celular Uma oferta rentável é a Recarga de Celular. Segundo a Anatel, até maio de 2016 o Brasil contava com mais de 190 milh
3 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

3 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

Gestão, Varejo
"Custo é como unha. Tem de cortar sempre". Esse é o lema de um dos maiores empresários do mundo, além de um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann. No supermercado, padaria ou mercearia não é diferente. O varejista deve ser paranoico com gastos e custos e, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, é fundamental questionar e estudar maneiras de reduzi-los. Como diz o velho ditado: “Dia de muito, véspera de pouco!”Nesse post vamos dar algumas dicas para facilitar essa vigília. Afinal de contas, no dia a dia atarefado de todo varejista, há muitas outras coisas para olhar.1. Controle Financeiro Passe a registrar e classificar todas as despesas da empresa. O primeiro passo é enxergar onde acontecem todos os gastos da loja. Em seguida, analise individualmente o qu
10 causas de problemas no seu estoque

10 causas de problemas no seu estoque

Gestão, Varejo
O estoque é o coração do varejo, principalmente no caso de supermercados, padarias e mercearias que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja.A tecnologia é uma grande aliada, mas sozinha não resolve o problema. Processos operacionais são fundamentais, uma vez que a gestão de estoque no varejo é muito vulnerável a eventos do dia a dia. Já parou para pensar quanta dor de cabeça é gerada pela falta de controle do estoque? Para começar, onde está a origem do problema? Quais são as maiores causas desse problema que tira o sono do varejista?Listamos 10 causas de problemas no seu controle de estoque: 1 - Comprar mais que o necessário A compra em excesso traz risco de venci
Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Gestão, Varejo
A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso. A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras; é hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico.Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise. Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que tem feito varejista para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?Direcionamen
Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?

Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?

Gestão, Varejo
Você sabia que todo produto pesável deve ter o peso da embalagem (tara da embalagem) descontado no cálculo do valor a pagar pelo seu cliente? Veja essa e outras informações importantes sobre o uso da balança em sua empresa.Normalmente, quando você sobe em uma balança para dar aquela “conferida”, você dá um “desconto” para compensar o peso da roupa e dos sapatos, não é mesmo? De forma análoga, a sua loja deve descontar o “peso extra” da embalagem ao fazer a pesagem, pois o consumidor não quer pagar plástico e isopor ao preço do produto que ele estiver comprando. Além do risco de criar constrangimento em sua loja e perder o cliente, existem questões jurídicas que protegem o consumidor. A balança usada na sua loja deve ser de marca e modelo aprovado no INMETRO – Instituto Nacional de Met