fbpx

Gestão

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
No centro da Transformação Digital está o advento de soluções de softwares com as mais diversas funções. O software de gestão (ERP) desempenha um papel central no ecossistema de softwares, uma vez que centraliza boa parte das informações da empresa e se torna a fonte de dados primária para diversos outros softwares.Se você está mudando de software em pleno 2021, diante da Transformação Digital, é fundamental que avalie o software de gestão sobre um prisma mais estratégico, não apenas operacional. A TD traz uma realidade nova para o varejista, mas qual é essa realidade? Omnicanalidade  O software gestão preparado para o ambiente omnichannel ajuda os varejistas a conectar a experiência de compra dos clientes em todos os canais, seja físico ou online. A integração de sistemas de
Por que sua padaria não dá o lucro esperado?

Por que sua padaria não dá o lucro esperado?

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” William Edwards Deming, O método Deming de Administração. Os donos de padaria são conhecidos por trabalhar demasiadamente, às vezes mais de 12 horas por dia, e também por serem detentores de todo o conhecimento do negócio. Com uma rotina intensa de trabalho e dedicação ao negócio o dono acaba ficando sobrecarregado de tarefas e de informações.  Não é à-toa que os resultados costumam estar diretamente relacionados ao esforço do dono da padaria. Mas, por mais experiente e dedicado que o dono seja, ele é humano, e, por isso, é impossível que ele armazene, processe e distribua todas as informações necessárias para garantir a ren
Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Gestão, Varejo
É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial. Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir  para percebermos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média.Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado.Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento. São inúmeras situações de perdas, de
Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Gestão, Gestão Financeira, Vendas
A resposta é simples, é porque olhamos os resultados da padaria de forma genérica. Buscamos um resultado total, mas não entendemos como que este resultado é formado.Para conseguir aumentar a Margem de Contribuição - MC, ou reduzir o CMV total da padaria, precisamos analisar o resultado que cada setor entrega.O ponto de partida para conseguir reduzir seus custos e potencializar seus lucros é entender como o resultado é constituído, conhecer o seu perfil de venda e o peso que cada categoria tem no seu resultado, acompanhando e criando estratégias particulares para cada resultado específico.A divisão dos grupos e o nível de aprofundamento das análises é particular de cada padaria, deve-se buscar uma divisão que faça sentido em busca de simplificar a análise e alavancar os resu
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, NF-e, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente.O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor:Ciência da Emissão; Confirmação da Operação; Registro de Operação não Realizada; Desconhecimento da Operação.1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Es
Impactos da falta de qualificação no varejo

Impactos da falta de qualificação no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Ao tomar a iniciativa de abrir uma loja, o pequeno varejista estuda sobre quais serão os seus fornecedores, o seu mix, como entregar seus produtos, o perfil dos clientes, a localização da loja, o seu ponto de venda (PDV), mas, muitas vezes, se esquece de que a sua equipe de colaboradores deve receber qualificação para sustentar e apoiar o crescimento do negócio.A informalidade nos processos internos A maioria dos pequenos varejistas é constituída pelo empreendedor inato. Muitas vezes com experiência no “chão de loja”, tem a sua rotina pautada pelas inúmeras atividades de operação da loja, eventualmente compartilhada com alguém de sua confiança, boa parte das vezes seus familiares. Dessa forma, tem poucas oportunidades para participar de associações, cursos e treinamentos, enfim, fa
Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Estoque, Gestão, Legislação, Varejo
O estoque é patrimônio, por isso é primordial que você realize um planejamento de longo prazo e evite cometer alguns erros na gestão de estoque. Uma boa administração desse setor permite que você tenha melhores resultados, dispondo sempre dos produtos que sua clientela necessita, fidelizando-a para sua loja.Para te ajudar, realizamos uma pesquisa e identificamos quais são os erros mais comuns nesse setor. Analise quais deles você possa estar cometendo e confira nossas dicas para não cair nessas armadilhas. Maiores erros na gestão de estoque nas empresas do varejo: 1. Ruptura Ruptura é a falta do produto na gôndola. A ruptura é um dos maiores vilões do varejo, pois quando ela ocorre o cliente fica insatisfeito e acaba por visitar outra loja para procurar o produto. Resultado: gra
Vocabulário do Ponto de Venda (PDV)

Vocabulário do Ponto de Venda (PDV)

Gestão, Varejo, Vendas
A sopa de letrinhas da automação comercial deixa, muitas vezes, os envolvidos com dúvidas sobre o assunto e em seu vocabulário. Para facilitar o entendimento e aumentar o conhecimento de seus leitores, o InfoVarejo lista os principais termos do varejo que todos devem saber:CF-e Cupom Fiscal Eletrônico. É o documento fiscal emitido pelo software que estiver integrado ao SAT. Ele pode ser impresso em qualquer impressora, desde que gere o QR code, permitindo ao consumidor conferir a validade fiscal do documento e os dados da compra através de um Smartphone e o aplicativo da Secretaria da Fazenda. Checkout Checkout é uma palavra em inglês, que remete para o ato de sair, fechar uma conta ou dar baixa em algum tipo de processo. No contexto do comércio varejista, é o momento no qual o cl
4 razões para contar com um açougue no supermercado

4 razões para contar com um açougue no supermercado

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Se você é um varejista e ainda não conta com um açougue no supermercado entenda que está perdendo uma grande oportunidade de novas vendas e de conquistar novos clientes.Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de carnes do mundo. O consumo de carne está presente em várias refeições tradicionais, da feijoada ao churrasco, assim como nas festividades e nas comidas diárias do povo brasileiro.Atualmente o Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, ao lado de países com poder aquisitivo superior ao nosso, como Estados Unidos e Austrália. Portanto, este produto deve receber uma atenção redobrada de todos envolvidos no processo de venda.Onde sua loja de supermercado entra nessa história? Se você está se perguntando o que o seu supermercado tem a ve
O essencial bem feito e a receita para o sucesso

O essencial bem feito e a receita para o sucesso

Gestão, Transformação Digital
Apesar do boom do comércio eletrônico, as lojas físicas ainda devem representar 85% das vendas nos supermercados em 2025, o que nos leva ao pensamento básico: o essencial bem feito deve ter nosso primeiro olhar. O varejista é perseguido por ferramentas tecnológicas e inovações que prometem mudar o seu negócio todos os dias. É natural ficar confuso e não saber qual caminho escolher, qual tecnologia investir. Aqui no InfoVarejo, somos apaixonados por como a tecnologia pode ajudar o pequeno e médio varejo a alcançar o sucesso. Acreditamos nisso! Mas de forma paradoxal, entendemos que o essencial bem feito é o alicerce para as empresas que estão nessa jornada.Nas feiras e eventos que participamos, nas lojas que visitamos, notamos que as empresas de sucesso e que  mais cresc