Gestão

Plano de Contas Gerencial e Contábil

Plano de Contas Gerencial e Contábil

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Um bom plano de contas gerencial deve padronizar os lançamentos e atender às necessidades de informações para a administração da empresa. Além disso, ele deve atender às normas legais, inclusive referentes às regras do Imposto de Renda. Dessa forma, um Plano de Contas ideal deve ser personalizado de acordo com as necessidades específicas da cada empresa. Isso se deve ao fato de, talvez, um modelo genérico de Plano de Contas não atender.Achou complexo? Não tem problema, neste artigo você entenderá o que é Plano de Contas Gerencial e Plano de Contas Contábil.Plano de Contas Contábil Plano de Contas Contábil é um conjunto de contas utilizado nos lançamentos da sua empresa. Isto é, ele classifica, em detalhe, todas as operações de uma empresa. Em síntese, um plano de contas contábil p
O que você vai fazer no fim de semana? Assista “Joy: Nome do Sucesso”

O que você vai fazer no fim de semana? Assista “Joy: Nome do Sucesso”

Gestão, Varejo
Quem é empreendedor no varejo sabe que nem mesmo nos finais de semana conseguimos tirar o trabalho da cabeça, não é mesmo?! Para te ajudar com isso, criei esse post que vai unir o útil ao agradável, onde separei um filme para entreter toda a sua família enquanto você se inspira com histórias sobre empreendedorismo. A dica desse final de semana é: Joy: O Nome do Sucesso.  O filme lançado em janeiro desse ano que narra a história de Joy (Jennifer Lawrence), teve seu enredo inspirado na biografia de uma empresária famosa, Joy Mangano, que é a presidente de uma empresa com mais de 100 invenções. No filme Joy  é uma mãe solteira que vive cheia de ideias e sonhos, e que durante um período de grandes dificuldades financeiras, decide investir todas as suas economias na cr
Vídeo: Funcionalidades Básicas de um Software

Vídeo: Funcionalidades Básicas de um Software

Gestão, Softwares, Tecnologia
Você sabe o que avaliar na hora de comprar um software para o seu varejo?  Recentemente nós publicamos um artigo que falava sobre os benefícios da automação comercial. E hoje eu quero passar pra você 5 funcionalidades que devem ser avaliadas na hora de escolher um software para o seu negócio.  Dica 1 - Promoção É o software que tem que gerenciar uma promoção ou encarte da sua loja. Data de início, data de fim, preço de promoção e preço de venda. Ao final de uma promoção, o preço de venda volta automaticamente, sem intervenção manual.Isso garante uma boa operação para a sua loja!  Dica 2 - Preços iguais de venda No varejo, principalmente supermercados, mercearias e padarias, existem diversos itens com o mesmo preço de venda, e similaridade
Infográfico: Design para Supermercados, Padarias, Mercearias e Lanchonetes

Infográfico: Design para Supermercados, Padarias, Mercearias e Lanchonetes

Gestão, Varejo
 Você já parou para pensar em como a palavra design poderia agregar valor ao seu negócio e te fazer ganhar dinheiro de fato?Daniel Queiroz, e Matheus Mari da equipe InfoVarejo, através de diversas pesquisas, criaram um infográfico sobre como o design pode ajudar o seu negócio; seja ele um supermercado, uma padaria, uma mercearia ou uma lanchonete. Interessante né?! Esperamos que goste!Gostou? Compartilhe com os seus amigos e os ajude a saber como o design pode ajudá-los também! E se quiser acessar mais materiais como este, clique aqui!
Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Gestão, Varejo
É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial. Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir  para que percebamos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média.Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado. Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento. São inúmeras situações de perdas, desde o d
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, NF-e, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente.O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor:Ciência da Emissão Confirmação da Operação Registro de Operação não Realizada Desconhecimento da Operação1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Essa a
Vídeo: 3 Dicas para a Gestão de Pessoas em sua loja

Vídeo: 3 Dicas para a Gestão de Pessoas em sua loja

Gestão, Gestão de Pessoas
Olá supermercadistas! Hoje o assunto é com vocês. Eu sou o André Tomé e eu venho apresentar 3 grandes dicas para você melhorar a sua gestão de pessoas na sua loja.1ª Estratégia - Atenção à contratação das pessoas Atenção ao perfil de pessoas que você está escolhendo para trabalhar com você. Saiba que existem perfis diferentes para trabalhar em funções diferentes, mas no geral, existe um perfil de pessoas que querem crescer. E se você quer que o seu negócio, quer que a sua empresa creça, é importante também que você tenha pessoas com o perfil de crescimento trabalhando junto com você. Então é muito importante você se atentar ao processo de recrutamento e seleção de forma profissional.2ª Estratégia – Faça reuniões periódicas As reuniões são momentos importantíssimos para que a eq
Aos nossos primeiros 1000 fãs: Um vídeo de obrigado!

Aos nossos primeiros 1000 fãs: Um vídeo de obrigado!

Gestão
Contar com a força de mais de 1000 pessoas em 3 meses, faz com que quem escreve, edita, revisa e de alguma forma contribui com o portal, tenha seu trabalho reconhecido. Por este motivo, criamos esse vídeo no qual eu, Gabriel Junqueira, um dos organizadores do InfoVarejo, vim agradecer pessoalmente a você, leitor, por este sucesso.Confira:Se ainda não nos segue no Facebook e no Linkedin, clique aqui embaixo e nos siga nas redes sociais: Já curte nossos perfis nas redes sociais? Fique ligado, em breve teremos novidades!
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe.Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidade
Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Gestão, Varejo, Vendas
Diante da situação econômica atual os consumidores mudaram seus hábitos, aumentaram o controle sobre os gastos e diminuíram a quantidade de visitas às lojas. Neste cenário recessivo é importante que o varejista utilize o máximo da tecnologia a seu favor para aumentar o fluxo de pessoas na loja. Conquistar novos clientes e reter os atuais é o desafio! Por isso oferecer serviços aos clientes é um bom caminho.Faça da prestação de serviços aos seus clientes um diferencial, um atrativo extra para que a vizinhança visite, conheça e, principalmente, compre na sua loja. Veja algumas opções que a tecnologia propicia para atração de consumidores à sua loja:Recarga de Celular Uma oferta rentável é a Recarga de Celular. Segundo a Anatel, até maio de 2016 o Brasil contava com mais de 190 milh