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Gestão

Não tenha surpresas durante uma paralisação da NFe da Sefaz

Não tenha surpresas durante uma paralisação da NFe da Sefaz

Gestão, Legislação, Varejo
A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento fiscal gerado após a autorização da Secretaria da Fazenda. Para tal, a empresa, por meio da internet, se conecta aos servidores da SEFAZ. Mas, o que acontece se o serviço da SEFAZ estiver indisponível? Como reagir a uma paralisação da NFe? Toda empresa, um supermercado, padaria, mercearia ou qualquer outro negócio, já passou por isso. Mas, quais as repercussões, o que fazer?Indisponibilidade na autorização de NFe Considera-se "indisponibilidade" a situação na qual a SEFAZ não atende à solicitação de um estabelecimento para autorização de uma NFe. Isto ocorre independentemente do software utilizado, seja um software pago ou o gratuito oferecido pela SEFAZ. Um Data Center, ou centro de processamento de dados, é o local onde estão concen
Precificação em 3 passos

Precificação em 3 passos

Gestão, Varejo
Precificar é uma atividade estratégica no varejo, principalmente para aqueles que lidam com um grande número de produtos, milhares nos casos de supermercados, padarias e até mesmo mercearias. Veja algumas informações que serão importantes na hora de fazer a precificação do MIX de produtos de sua loja.O perfil do público alvo e a diversidade de concorrentes, cada um com um posicionamento de mercado, fazem da precificação um dos maiores desafios. A notícia boa é que você pode transformar esse desafio em um diferencial para a sua empresa. Basicamente, todo preço é composto de três variáveis: Custo, Concorrência e Valor para o cliente. Vamos abordar cada um deles no contexto do comércio varejista.Custo do produto Saber o custo real do produto é a base para não perder dinheiro. Na teo
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo: é realmente possível?

Gestão, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe.Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidade
Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Gestão, Varejo
Diante da situação econômica atual os consumidores mudaram seus hábitos, aumentaram o controle sobre os gastos e diminuíram a quantidade de visitas às lojas. Neste cenário recessivo é importante que o varejista utilize o máximo da tecnologia a seu favor para aumentar o fluxo de pessoas na loja. Conquistar novos clientes e reter os atuais é o desafio! Por isso oferecer serviços aos clientes é um bom caminho.Faça da prestação de serviços aos seus clientes um diferencial, um atrativo extra para que a vizinhança visite, conheça e, principalmente, compre na sua loja. Veja algumas opções que a tecnologia propicia para atração de consumidores à sua loja:Recarga de Celular Uma oferta rentável é a Recarga de Celular. Segundo a Anatel, até maio de 2016 o Brasil contava com mais de 190 milh
3 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

3 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

Gestão, Varejo
"Custo é como unha. Tem de cortar sempre". Esse é o lema de um dos maiores empresários do mundo, além de um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann. No supermercado, padaria ou mercearia não é diferente. O varejista deve ser paranoico com gastos e custos e, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, é fundamental questionar e estudar maneiras de reduzi-los. Como diz o velho ditado: “Dia de muito, véspera de pouco!”Nesse post vamos dar algumas dicas para facilitar essa vigília. Afinal de contas, no dia a dia atarefado de todo varejista, há muitas outras coisas para olhar.1. Controle Financeiro Passe a registrar e classificar todas as despesas da empresa. O primeiro passo é enxergar onde acontecem todos os gastos da loja. Em seguida, analise individualmente o qu
10 causas de problemas no seu estoque

10 causas de problemas no seu estoque

Gestão, Varejo
O estoque é o coração do varejo, principalmente no caso de supermercados, padarias e mercearias que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja.A tecnologia é uma grande aliada, mas sozinha não resolve o problema. Processos operacionais são fundamentais, uma vez que a gestão de estoque no varejo é muito vulnerável a eventos do dia a dia. Já parou para pensar quanta dor de cabeça é gerada pela falta de controle do estoque? Para começar, onde está a origem do problema? Quais são as maiores causas desse problema que tira o sono do varejista?Listamos 10 causas de problemas no seu controle de estoque: 1 - Comprar mais que o necessário A compra em excesso traz risco de venci
Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Gestão, Varejo
A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso. A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras; é hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico.Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise. Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que tem feito varejista para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?Direcionamen
Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?

Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?

Gestão, Varejo
Você sabia que todo produto pesável deve ter o peso da embalagem (tara da embalagem) descontado no cálculo do valor a pagar pelo seu cliente? Veja essa e outras informações importantes sobre o uso da balança em sua empresa.Normalmente, quando você sobe em uma balança para dar aquela “conferida”, você dá um “desconto” para compensar o peso da roupa e dos sapatos, não é mesmo? De forma análoga, a sua loja deve descontar o “peso extra” da embalagem ao fazer a pesagem, pois o consumidor não quer pagar plástico e isopor ao preço do produto que ele estiver comprando. Além do risco de criar constrangimento em sua loja e perder o cliente, existem questões jurídicas que protegem o consumidor. A balança usada na sua loja deve ser de marca e modelo aprovado no INMETRO – Instituto Nacional de Met
As Olimpíadas e o atendimento nos supermercados

As Olimpíadas e o atendimento nos supermercados

Gestão, Varejo
Para comemorar a abertura das Olímpiadas no Brasil, o portal InfoVarejo convidou o consultor Jerry Coutinho para falar em um artigo especial sobre os desafios e modalidades no atendimento dos supermercados. Ficou curioso(a)? Confira:   Começaram os jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Como fã de esportes, espectador e profissional de consultoria que não consegue desligar o “olhar observador”, consegui ver semelhanças entre algumas modalidades e a Excelência em Atendimento nos Supermercados. É possível verificar algumas semelhanças, infelizmente não muito positivas, confira:Visitando um supermercado esses dias, eu vi tantos “obstáculos” nos corredores entre as gôndolas, que mais parecia uma pista de uma corrida com barreiras. Nas olimpíadas de Pequim, ao ver o atleta chinês cair na
Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo!

Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo!

Gestão, Varejo
O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, movimentando bilhões. Contudo, vem sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise. Algumas empresas foram fechadas, colaboradores demitidos, a produtividade reduzida, entre tantos outros sinais que reforçam a ideia de que o momento não é dos melhores e que é hora de reduzir custos no varejo.Por outro lado, pode ser na turbulência que excelentes oportunidades de negócio surgem ou que seja possível se manter competitivo no mercado pela adoção de soluções que possam reduzir custos no varejo (de produção e operação) — considerados os gargalos dentro de uma empresa. Mas como manter a eficiência produtiva e mesmo assim reduzir custos no varejo? Neste post vamos dar algumas dicas que vão ajudar o seu comércio var
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