fbpx

Gestão

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Um hábito comum entre os brasileiros é guardar o cupom fiscal, a famosa “notinha”. Porém, esse papel, que inicialmente parece ser inofensivo, possui algumas características que o diferenciam de um papel normal.  Papel térmico O papel do cupom fiscal não é como o papel normal, aquele que você usa para escrever ou imprimir algo. O cupom fiscal utiliza o papel térmico, que é um papel que não precisa de tinta. O papel térmico possui um revestimento que muda de cor para preto quando exposto ao calor. Nenhuma fita de tinta, toner ou cartucho de tinta é necessário para registrar informações no papel térmico. Mas você sabe qual componente é esse? BPA O componente utilizado para que esse processo aconteça é o BPA (Bisfenol A). É um componente extremamente tóxico para a saúde hum
Meta para 2022: Como tornar minha loja mais sustentável?

Meta para 2022: Como tornar minha loja mais sustentável?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Se você tem uma pequena empresa, pode pensar que seu impacto ambiental é irrelevante. Mas as pessoas que compram seus produtos não veem dessa forma. Com as crises ambientais agravadas, os consumidores estão começando a escolher o verde. Empresas de todas as formas e tamanhos precisam analisar continuamente o sentimento do consumidor porque, à medida que as pessoas aprendem mais sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, mudam seus hábitos de compra. Em uma pesquisa, 57% dos consumidores disseram que as mudanças climáticas os levaram a reavaliar seus hábitos de compra, e quase 71% disseram que estabelecem metas anuais para comprar produtos mais sustentáveis.Mas como ser mais sustentável? Conte com embalagens sustentáveis Para empresas que vendem produtos no varejo físico
5 motivos para substituir seu cupom fiscal pelo envio eletrônico

5 motivos para substituir seu cupom fiscal pelo envio eletrônico

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Durante a pandemia de COVID-19 as pessoas precisaram tomar alguns cuidados no varejo para evitar a contaminação. Com isso, muitas pessoas deixaram de pegar o cupom fiscal, já que esse, passado de mão em mão, poderia ser um transmissor. O ponto é que o Cupom Fiscal é importante para o varejista e para o cliente. Então, como disponibilizar o cupom fiscal garantindo a segurança do seu consumidor?É simples, hoje em dia você já consegue encontrar formas inovadoras para viabilizar o cupom fiscal, como o Cupom Verde. Mas existem outros motivos para você aderir ao envio eletrônico do cupom fiscal! 1- Custo Financeiro O primeiro motivo é o dinheiro que você economiza com o Cupom Digital. Os custos que envolvem o papel térmico utilizado na emissão dos cupons podem chegar a R$9.
Quais os benefícios em não imprimir o cupom fiscal em papel térmico?

Quais os benefícios em não imprimir o cupom fiscal em papel térmico?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
O papel térmico, utilizado na impressão de cupom fiscal, é revestido com um composto chamado Bisfenol A, também conhecido como BPA, um produto químico sintético. Apesar de, inicialmente, parecer inofensivo, a aplicação de BPA em vários produtos começou a levantar algumas preocupações em relação aos riscos para a saúde humana e do meio ambiente. Com o tempo, descobriu-se que vestígios de BPA podem penetrar em quase tudo com que ele possa entrar em contato. Além disso, a exposição excessiva ao BPA pode trazer efeitos adversos ao corpo, especificamente ao cérebro e à produção de hormônios.Ou seja, não utilizar o cupom fiscal em papel térmico traz benefícios à saúde humana, mas também em outros aspectos para o varejista, quais são eles? Meio Ambiente  Uma vez colocados no lix
Qual o real custo do papel térmico para sua loja?

Qual o real custo do papel térmico para sua loja?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Quando você compra uma impressora de térmica, o preço de compra da ferramenta é apenas uma pequena fração do que você está gastará a longo prazo.Os custos que envolvem o papel térmico utilizado na emissão dos cupons podem ser muito altos se você não tomar cuidado. É um custo relevante, chega a R$100 por PDV ao mês. Ou seja, uma loja com 8 PDVs, gasta ao ano R$9.600,00. Impressora Térmica A impressora térmica pode dar problemas na impressão, como a impressão muito clara, apagada, borrada, ou com o código de barras com problemas. Nessa situação o PDV vai precisar pausar a operação, identificar e corrigir o erro e fazer uma nova impressão. Além do custo imediato, o consumidor pode ficar insatisfeito e não voltar na loja, que nos leva ao próximo ponto. Atendimento ao Cliente
Como reduzir o custo e consumo de papel térmico na loja?

Como reduzir o custo e consumo de papel térmico na loja?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Os recibos de papel podem parecer insignificantes, mas têm impactos ambientais desnecessários e expõem funcionários e clientes a toxinas. O uso de recibos consome mais de 38 mil toneladas de CO2, 35 bilhões de litros de água, 35 mil barris de petróleo e 400 mil árvores por ano no Brasil.Além disso, a extração e o uso desses recursos prejudicam o clima, e devemos lembrar da importância em  substituir itens obsoletos por soluções inovadoras.  Os recibos em papel térmico também representam riscos para a saúde, já que cerca de 90% dos recibos de papel são revestidos com Bisfenol-A (BPA) ou Bisfenol-S (BPS), que são desreguladores endócrinos e atuam como reveladores de cor para fazer o texto aparecer nos recibos. Quando tocamos os recibos, o revestimento químico é absorvido
Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Estoque, Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode parecer uma tarefa simples, mas, na prática, acaba consumindo muito tempo e esforço dos funcionários de qualquer varejista. No post “Cadastro de Produtos como diferencial competitivo” fica claro a importância que um cadastro correto tem para o sucesso do seu negócio. Por isso, é preciso investir mais tempo e conhecimento nesse trabalho, que na maioria das vezes é realizado de forma rápida e sem a devida atenção. Embora o assunto seja importante para qualquer tipo de varejo, para as empresas que trabalham com grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearia, é essencial.Selecionamos 5 dicas para sua loja ganhar produtividade e rentabilidade no processo de cadastro de produtos. 1 – Defina um responsável pelo cad
Relatórios Financeiros, quais são essenciais na sua empresa

Relatórios Financeiros, quais são essenciais na sua empresa

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Varejo
Relatórios financeiros, grande parte dos empresários não sabe a importância e nem quais são os relatórios financeiros fundamentais para ter seu negócio sob controle. É provável que você, varejista, em algum momento, já ouviu falar esse termo.   Pense bem, você, varejista, é quase certo que o seu fluxo de dinheiro é intenso. Como você compra e vende mercadorias, o giro da sua empresa é alto. Assim, para que você não perca o controle financeiro, é muito importante que dê, sempre, uma atenção especial à área financeira da sua loja. Dessa forma, para você ter controle sobre seu negócio, é indispensável que você conte com relatórios financeiros. Relatórios financeiros são de extrema importância, aliás, são essenciais, para uma boa administração financeira da sua loja. É com base ness
4 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

4 dicas de como evitar gastos desnecessários no varejo

Estoque, Gestão, Varejo
“Custo é como unha: tem de cortar sempre”. Esse é o lema de um dos maiores empresários do mundo, além de um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann. No supermercado, padaria ou mercearia não é diferente. O varejista deve ser paranoico com gastos e custos e, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, é fundamental questionar e estudar maneiras de reduzi-los. Como diz o velho ditado: “Dia de muito, véspera de pouco!” Nesse post vamos dar algumas dicas para facilitar essa vigília. Afinal de contas, no dia a dia atarefado de todo varejista, há muitas outras coisas para olhar.1. Controle Financeiro Passe a registrar e classificar todas as despesas da empresa. O primeiro passo é enxergar onde acontecem todos os gastos da loja. Em seguida, analise individualmente
Saiba o que aconteceu no 9º Encontro de Gestores Supermercadistas!

Saiba o que aconteceu no 9º Encontro de Gestores Supermercadistas!

Encontro de Gestores, Eventos, Gestão
No dia 24 de novembro, aconteceu, no Hotel Ouro Minas, o 9º Encontro de Gestores Supermercadistas, evento que contou com palestras de grandes nomes da área e reuniu mais de 150 supermercadistas de Belo Horizonte e região metropolitana. A abertura do Encontro de Gestores Supermercadistas ficou a cargo do Alcides Junqueira, presidente da Avanço Informática, empresa fornecedora de ERP para o varejo alimentício, que introduziu os assuntos que seriam tratados nas palestras. Separamos alguns tópicos para você ficar por dentro dos principais temas abordados no evento!  O que é transformação digital nos supermercados? A primeira palestra ficou a cargo do Gabriel Junqueira, diretor da Avanço Informática, que abordou o tema da Transformação Digital nos supermercados. D