Toda loja tem despesas e receitas. Se perguntarmos para um contador sobre a movimentação financeira, ele dirá que tem débitos e créditos.Independente do nome é fato que organizar de forma clara as despesas e receitas é fundamental para podermos entender o fluxo financeiro da instituição. Portanto, para responder o que é plano de contas é preciso partir do princípio que é necessário o entendimento do fluxo financeiro.
Primeiramente, vamos diferenciar o PLANO DE CONTAS CONTÁBIL do PLANO DE CONTAS GERENCIAL.O que é Plano de contas gerencial?
O plano de contas gerencial ou categorias das contas é definido e criado para que as despesas e receitas da empresa sejam lançadas em sistema, ou até mesmo em planilhas, de forma organizada, possibilitando uma leitura clara e fácil entendime
O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos.13
O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores.Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar
Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que ac
Realizar a gestão financeira da empresa é uma das principais atividades do gestor, afinal é por meio dessa atividade que será feito o acompanhamento, controle e planejamento de todos os processos que envolvem a economia do negócio, como, por exemplo, investimentos, recebimentos e pagamentos.Entretanto, muitos varejistas não sabem como tornar a gestão financeira um processo ativo e eficiente em suas empresas. Veja nas próximas linhas tudo sobre essa atividade, inclusive o jeito correto de fazer esse tipo de gestão.Como fazer a gestão financeira?
Realizar a gestão das finanças da sua loja por meio de planilhas e tabelas pode parecer ser o jeito mais rápido, porém esse tipo de controle manual é lento, inseguro e tem baixa eficiência. Executar esse processo manualmente possibilita que
O processo de rebaixamento de preço consiste em reduzir o preço de venda do produto, a partir de um acordo com o fornecedor, no qual o supermercado terá um crédito por mercadoria vendida. Na prática, o fornecedor está reduzindo o preço de um produto que já foi comprado pelo supermercado.Para o supermercadista, essa atividade é importante para evitar perdas de produtos e para acompanhar o movimento do mercado, sendo uma estratégia para combater promoções de concorrentes.
No dia a dia da operação de um supermercado acontecem duas situações em que se torna necessário realizar o rebaixamento de preço. Quais são as principais situações em que acontece o rebaixamento de preço?1. Rebaixamento de preço de produtos com vencimento próximo
Nessa situação, ao perceber que um lote de mercador
No momento atual, em que buscamos nos recuperar de uma crise financeira, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor.Este post tem o objetivo listar algumas dicas que são essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira!Como fazer a gestão empresarial em pequenas empresas?
Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram emp
Medida começa a valer no Brasil em outubro de 2022 e estabelece mudanças no design das embalagens e da tabela nutricional dos alimentos.A nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece mudanças na embalagem frontal e na tabela nutricional dos alimentos a partir de outubro de 2022.Mesmo com o período para adaptação, a medida é um grande desafio para os fabricantes brasileiros e dos países vizinhos da América Latina, onde as regras já começaram a valer, como no Chile e Peru. Na Argentina, por exemplo, a norma foi aprovada no dia 27 de outubro de 2021 e tem um prazo de 180 dias para entrar em vigor.A medida foi criada visando melhorar a legibilidade das informações nutricionais dos rótulo
Um bom plano de contas gerencial deve padronizar os lançamentos e atender às necessidades de informações para a administração da empresa. Além disso, ele deve atender às normas legais, inclusive referentes às regras do Imposto de Renda. Dessa forma, um Plano de Contas ideal deve ser personalizado conforme as necessidades específicas da cada empresa. Isso se deve ao fato de, talvez, um modelo genérico de Plano de Contas não atender.
Achou complexo? Não tem problema, neste artigo você entenderá o que é Plano de Contas Gerencial e Plano de Contas Contábil.Plano de Contas Contábil
Plano de Contas Contábil é um conjunto de contas utilizado nos lançamentos da sua empresa. Isto é, ele classifica, em detalhe, todas as operações de uma empresa. Em síntese, um plano de contas contábil prop
O papel térmico está presente no dia a dia de quase toda a população mundial. Papel térmico é o papel utilizado na impressão dos comprovantes de compras e pagamentos.Ele foi desenvolvido há mais de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão. Os benefícios eram o menor custo na produção e o maior detalhamento das compras, como a hora e a data. No Brasil, o papel térmico só se popularizou na década de 80.Os cupons fiscais utilizados atualmente não utilizam tinta na impressão. O processo de composição desse papel é bem simples. Basicamente, o papel é revestido por uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor.A substância mais utilizada no desenvolvimento do papel térmico é o bisfenol A (BPA), por ser o mais barato do mercado. Parece algo comum e inofensivo. O gran
O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, principalmente o supermercadista, que lida com o grande número de mercadorias e um alto giro.Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja.Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por milhares de produtos.No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de seu supermercado.Listamos, a seguir 4 importantes informações que você deve sab
De acordo com vários estudos, o bisfenol A (BPA) e seu substituto químico bisfenol S (BPS) foram confirmados como prejudiciais à sua saúde.O BPA é um desregulador endócrino. O sistema endócrino produz e secreta hormônios que regulam a atividade das células e organismos do corpo, e o BPA/BPS podem interferir nessas células e organismos, causando tumores cancerígenos, defeitos congênitos e outros distúrbios do desenvolvimento.Por mais que algumas empresas não se importem com isso, essas pesquisas já comprovaram que os riscos à saúde do uso de BPA e BPS superam em muito os benefícios para a economia das empresas. Mas você sabe onde o BPA está presente na sua loja?
Embalagens
Você já viu o termo BPA Free em alguma embalagem na sua loja? Em utensílios para crianças é mais com
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