Uma das maneiras mais utilizadas para analisar a rentabilidade de um negócio do varejo é a Margem de Contribuição. Sabe-se que, para vender, é necessário comprar o que será vendido e ainda pagar outros custos, certo? Então, você sabe quanto a sua empresa precisa vender para pagar as suas despesas e ainda ter lucro? É neste ponto que você começa a tocar na Margem de Contribuição do seu negócio, pois ela representa o quanto sobra da receita obtida com as vendas dos produtos após ser subtraído os custos da mercadoria vendida (impostos, fornecedores, comissões, e outros custos variáveis) envolvidos nesse processo.Parece complexo, mas neste artigo mostraremos o quanto pode ser simples entender sobre Margem de Contribuição e os conceitos que ela envolve.O que é Margem de Contribuição?
Curso da Escola de Gestão Aquila une teoria e prática para maximizar resultados do setor varejista.
No Programa de Excelência no Varejo abordaremos principalmente os dois grandes macroprocessos da cadeia de valor: comprar e vender, para maximizar o valor agregado e aumentar a rentabilidade do setor sem perder a competitividade.
Muito se fala em pricing, gestão do mix, gestão de fornecedores, comprar bem, vender mais barato. Mas podemos dizer que uma Gestão de Categorias excelente engloba tudo isso.
Vamos demonstrar como melhorar a sua rentabilidade sem perder competitividade mediante um modelo de precificação baseado em análises preditivas que reúnem variáveis de custo, preço de venda, margem e competitividade, além de demonstrar como alinhar os processos que envolvem a Ges
Com certeza após montar sua padaria e vê-la funcionando normalmente, todas suas atenções foram voltadas para as vendas. A padaria do mundo atual não oferece somente o pãozinho, mas também diversos produtos e serviços. A sua não? Pois deveria. Justamente por conta disso, muito mais importante do que analisar o faturamento, propriamente dito, é saber para onde vai esse valor. Ou seja: compreender quais são os custos e despesas de uma padaria.
Neste artigo, você entenderá porque olhar apenas para o faturamento da sua padaria é enganoso e o que você deve fazer para ter uma visão melhor do seu negócio.A importância dos custos e despesas de uma padaria
Em qualquer negócio, a receita é importante, claro.
Mas mais essencial do que ter conhecimento sobre sua receita na padaria, é
Diante do aumento na conta de luz nos últimos anos, algumas ações podem ser determinantes para economizar energia elétrica. Suas despesas com a conta de luz podem ser reduzidas considerando o consumo e a possibilidade de comprar energia por um preço menor.
Para avaliar a viabilidade de pagar um preço menor pela energia consumida, é importante entender inicialmente que os consumidores de energia elétrica são divididos em classes e subclasses. Além disso, acessam a rede de distribuição em tensões distintas, de forma que cada grupo de consumidor está sujeito a tarifas e regras diferentes.
Normalmente, os varejistas se encaixam na classe Comercial, Serviços e outras atividades, mais especificamente na subclasse Comercial. Para estes consumidores aplicam-se as tarifas homologadas pela ANEE
Já faz alguns anos que as despesas com a conta de luz se tornaram fortemente relevantes para o setor varejista. Em 2015, o aumento na conta de luz foi a segunda maior despesa operacional de algumas redes supermercadistas. Em especial as revisões tarifárias aprovadas em 2018 tornaram imprescindível que os empreendedores que atuam no varejo façam uma gestão ativa dos seus gastos com energia, sob pena de perder competitividade no mercado.Diante desse cenário, listamos nesse artigo algumas ações que podem reduzir significativamente suas despesas com a conta de luz. Esses procedimentos devem ser estudadas com atenção para garantir que não haja nenhum desperdício de recursos. Cada ação tem suas vantagens e desvantagens. Assim, vamos esclarecer suas peculiaridades para facilitar sua tomada
Nos últimos meses, os consumidores de energia elétrica perceberam um considerável aumento na conta de luz. De fato, as revisões tarifárias ocorridas este ano resultaram em aumentos que devem impactar de forma expressiva as despesas. O alerta vermelho disparou, principalmente nas empresas em que o consumo de energia elétrica figura como uma despesa relevante perante a margem de lucro. Estas atuam em mercados competitivos, nos quais o preço tem grande influência na decisão dos consumidores, como o caso do setor varejista.
O valor do reajuste variou de uma distribuidora para outra, pois o processo de revisão considera características específicas de cada uma. Mas, em geral, o aumento na conta de luz foi expressivo. Alguns exemplos são os casos da Elektro (SP) que apresentou reajus
A taxa dos cartões de crédito assusta parte dos empresários varejistas. Você, por exemplo, já parou para avaliar o custo total de manter essa forma de pagamento em seu estabelecimento?Qual o impacto real da taxa dos cartões de crédito?
A taxa dos cartões de crédito pode até parecer inofensiva, mas se calcularmos os custos e a incidência em produtos de baixa lucratividade, ela pode representar perdas consideráveis.Além da taxa e do custo do aluguel da máquina, você tem despesas adicionais de juros se precisar antecipar pagamentos. Se caso não o fizer, há uma diminuição do saldo disponível no seu caixa. O que as operadoras não informam, é que a taxa deve ser observada em relação a cada produto. Um item de alta lucratividade absorve melhor os custos, mas quando não é este o caso, o
Você já parou para pensar na velocidade que é realizada uma venda em cartão de crédito? Você sabe a quantidade de empresas envolvidas nessa operação? Quais tecnologias envolvidas? Até onde vai a responsabilidade das “bandeiras”? E dos bancos? Qual a função das adquirentes e subadquirentes? Como tudo isso “conversa” e responde o ponto de venda em poucos segundos?Esses são alguns questionamentos recorrentes de grande parte de gestores do varejo.
Normalmente, os varejistas têm dificuldade de entender como funciona uma venda em cartão de crédito. Saber como funciona o fluxo de uma venda em cartão ou então como é direcionada e dividida a taxa do cartão cobrada do estabelecimento é sempre um desafio para o gestor de um negócio.
Neste artigo explicaremos como funciona a venda com cartão de
Em um cenário de crise econômica, a gestão de qualidade se transforma na forma do varejista conseguir superar o momento complicado que o mercado está passando.O cenário de crise econômica
Temos presenciado em diversos meios de comunicação, que o cenário econômico brasileiro, continua sendo de “crise” a qual vem se alastrando há algum tempo, sem uma previsão concreta e imediata de retomada do crescimento a curto prazo.
Esta situação, é comprovada por alguns indicadores divulgados, como:Inflação em alta.
Dificuldades de caixa do governo federal.
Ausência de investimento em infraestrutura.
Baixo crescimento industrial.
Queda nas vendas do comércio.
Altas taxas de juros.
Aumento dos combustíveis, energia e impostos.Os impactos da crise para o pequen
Aconteceu no dia 1o de julho de 2017 o 1o Encontro de Negócios promovido pelo Grupo de Negócios, uma rede de empresários belo horizontinos que atuam no segmento varejista. Caio Camargo, autor e editor do blog Falando de Varejo (acesse o blog por esse link) e autor do livro: Arroz, Feijão & Varejo foi um dos palestrantes do dia.Confira a seguir alguns pontos da palestra que valem a pena a reflexão:
O varejo é um segmento que está passando por várias mudanças nas últimas décadas. Basicamente, tínhamos no formato antigo a indústria que produzia, o varejo que era o ponto de venda, por isso o termo PDV, e o consumidor que comprava. Portanto:
Indústria (produz)/ Varejo (PDV) / Cliente (compra).
No entanto, com a revolução digital que, com a internet e outras ferramentas, transform
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