fbpx

Gestão de Pessoas

3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso do trabalho das lideranças. Essa liderança é representada no setor pelo gerente de varejo.Eles são os líderes que tem a missão de levar pessoas diferentes a alcançar um mesmo objetivo. Mas, além disso, eles precisam manter essas pessoas motivadas, evitar a rotatividade, gerir o tempo, estabelecer metas, criar estratégias etc. O líder tem a função de direcionar sua equipe, apresentar objetivos e fazer com que todos estejam preparados para alcançá-los. Não desempenhar essas características pode ser o motivo para o não atingir metas. Vamos listar os principais erros cometidos por um gerente do varejo, para você conseguir detectá-los em sua empresa e assim acabar com a falta de resultados positivos das equipes.E
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe.Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidad
Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A rotatividade de funcionários representa um alto custo para o varejista que envolve gastos com seleção e treinamentos, além dos custos invisíveis que são difíceis de serem mensurados como o conhecimento, cultura da empresa, a progressão de processos internos e o relacionamento com os clientes.Como fazer para minimizar os custos com a rotatividade de funcionários? 1. Recrutamento Você já viu aqueles processos em que muitos candidatos são recrutados para apenas uma vaga? Sabe qual é o segredo? É que, geralmente, quanto menos opções para escolher, pior é a escolha. Quando temos muitas opções, temos vários parâmetros de comparação, aumentando a chance de assertividade, por isso invista nessa etapa, busque diversas fontes para divulgação de vagas, como associação de lojistas, redes so
Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio.Hoje nosso texto é para você, recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista. A entrevista de emprego é uma d
Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos.13 O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores.Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que ac
Processo seletivo inovador que promove melhor produtividade no varejo

Processo seletivo inovador que promove melhor produtividade no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
As empresas de varejo viveram várias mudanças nos últimos 10 anos, e não somente elas, mas os seus potenciais funcionários também. O recrutamento e a seleção por competências realizado por empresas especialistas da área é uma das formas de recrutamento mais utilizadas pelo RH na hora de escolher um profissional mais qualificado e mais preparado entre os demais candidatos.Sendo assim, com as mudanças nas empresas do setor varejista, que precisam se modernizar e, hoje, ter mais tecnologia e segurança, o Processo Seletivo por Competências teve um aperfeiçoamento, tendo, no atual século, outras ferramentas para avaliação que tornaram a forma de analisar um candidato muito mais precisa e eficaz.Mas, como realizar o processo de recrutamento e seleção por competências na atualidad
Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Gestão, Gestão de Pessoas, Software ERP, Varejo
A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso. A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras. É hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico!Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise. Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que você tem feito para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?Direcionamento
Impactos da falta de qualificação no varejo

Impactos da falta de qualificação no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Ao tomar a iniciativa de abrir uma loja, o pequeno varejista estuda sobre quais serão os seus fornecedores, o seu mix, como entregar seus produtos, o perfil dos clientes, a localização da loja, o seu ponto de venda (PDV), mas, muitas vezes, se esquece de que a sua equipe de colaboradores deve receber qualificação para sustentar e apoiar o crescimento do negócio.A informalidade nos processos internos A maioria dos pequenos varejistas é constituída pelo empreendedor inato. Muitas vezes com experiência no “chão de loja”, tem a sua rotina pautada pelas inúmeras atividades de operação da loja, eventualmente compartilhada com alguém de sua confiança, boa parte das vezes seus familiares. Dessa forma, tem poucas oportunidades para participar de associações, cursos e treinamentos, enfim, fa
Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
O ano de 2021 começou com esperança. Afinal, tivemos as aprovações das primeiras vacinas no Brasil e o início das aplicações. Porém, pela grande quantidade de pessoas que precisam ser imunizadas para alcançarmos a imunidade coletiva, precisaremos manter todos os cuidados e mudanças que tivemos em 2020, principalmente quando falamos do ambiente corporativo. E isso já está sendo mostrado por algumas grandes companhias. Por exemplo, tivemos, no último dia 15, o anúncio de que uma importante companhia de logística manterá o regime de home office até dezembro deste ano. Outro exemplo mais recente aconteceu no dia 28, quando uma conceituada empresa do ramo de bebidas anunciou que todos os funcionários corporativos estarão definitivamente em home office.E essas mudanças també
11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Enquanto os setores público e privado tentam gerenciar o surto de Coronavírus, os varejistas de todas as categorias estão tomando medidas drásticas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus. Com especialistas dizendo que as pessoas devem evitar lugares lotados por causa do novo coronavírus, o que você deve fazer no seu supermercado para evitar o contágio pelo coronavírus? 1 - Limpeza  Um dos pontos principais é limpar as áreas mais usadas com mais frequência, incluindo os caixas, terminais de cartão de crédito, esteiras e balcões de serviços e de alimentação. Lembre-se também de limpar as prateleiras ao reabastecer os produtos. A higienização dos banheiros deve ser feita com mais frequência. Os carrinhos e as cestas de compras e todos os outros equipamentos dis