Gestão de Pessoas

Treinamento de Eneagrama:  9 razões para promovê-lo

Treinamento de Eneagrama: 9 razões para promovê-lo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
O treinamento de Eneagrama conduz os participantes, de forma extremamente profunda, ao autoconhecimento. O Eneagrama é uma poderosa ferramenta que possibilita o  estudo dos nove perfis, chamados de 9P’s, defendidos pela teoria - perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz. Dentro dele,  são nove padrões de pensamento, sentimento e ação, ou seja,  nove formas diferentes de perceber o mundo. Conhecida como uma ferramenta milenar, o Eneagrama tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações. Por meio do autoconhecimento profundo e reconhecimento da própria personalidade, é possível identificar as principais características e habilidades, além de sermos cada vez mais assertivos com colegas, pares e gestores. Quer saber como o autoconheciment
Eneagrama: como ele pode ajudar no rendimento dos seus funcionários

Eneagrama: como ele pode ajudar no rendimento dos seus funcionários

Gestão, Gestão de Pessoas
No último artigo falamos sobre o autoconhecimento e como este assunto tem ganhado espaço no mundo corporativo, além dos benefícios de sua loja investir recursos e esforços nessa área de desenvolvimento do seu time. Agora, falaremos sobre uma poderosa ferramenta que pode auxiliar consideravelmente a sua equipe, o Eneagrama. Mas, então, o que é Eneagrama? O termo Eneagrama deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do Eneagrama. Ainda que ninguém consiga afirmar com exatidão a sua origem, sabe-se que ele existe há mais de cinco mil anos. E, embora a sua introdução na cultura ocidental aconteceu no século passado, desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente, encontram-se vestí
Como o autoconhecimento pode melhorar a produtividade dos funcionários da sua loja

Como o autoconhecimento pode melhorar a produtividade dos funcionários da sua loja

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Melhorar a produtividade dos funcionários é um desafio para os gestores. De fato, não há dúvidas que uma equipe motivada consegue trabalhar com muito mais eficácia. Mas você sabe de que maneira pode fazer isso? Sabe que o autoconhecimento é uma ferramenta que pode ajudar você a construir um excelente clima de trabalho e, por conseguinte, elevar a  produtividade dos seus colaboradores? Primeiro, o que é autoconhecimento? O autoconhecimento, como a própria palavra diz, é o conhecimento de uma pessoa sobre si mesma. Não estamos nos referindo ao gosto musical ou paladar, mas, sim, a uma investigação individual, de como as características pessoais fazem com que cada ser seja único no mundo.Por isso, pensar em meios de promover ferramentas de autoconhecimento para a sua equipe pode melhorar
Conheça os principais cuidados ao demitir um funcionário no varejo

Conheça os principais cuidados ao demitir um funcionário no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A demissão é um dos momentos mais traumáticos na vida de uma pessoa e ninguém está imune a essa situação. Às vezes, os laços com a empresa são tão fortes que sua ruptura pode equivaler à perda de um ente querido e, até mesmo, levar o demitido a um luto. O luto, ao contrário do que se imagina, não faz referência apenas à reação diante da morte de alguém querido. O luto é um processo relacionado à todas as perdas significativas. Somado à isso, podemos acrescentar ainda o fato de, quase sempre, o demitido ser a fonte de sustento de toda uma família. Por isso, é indispensável que o empresário ou gestor esteja muito bem preparado para encarar o momento de demitir um funcionário e, principalmente, que consiga amenizar o impacto do desligamento de um colaborador na sua loja.  Nesse ar
7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Os clientes podem ser rudes por uma variedade de razões, alguns por motivos plenamente justificáveis e outros não. Mas podemos concordar que se você está em um negócio, lidando com todos os tipos de pessoas, você deve estar disposto a enfrentar – de maneira cordial – todos os tipos de problemas que aparecer, isso inclui lidar com um cliente insatisfeito. A forma como você reage a diferentes tipos de situações pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito com o problema que você conseguiu resolver e aquele outro que disse que nunca mais voltará no seu negócio novamente. A menos que você tenha a alternativa de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade em que não exista possibilidade (ou exista pouca) de seu cliente ficar insatisfeito, você sempre terá que lidar com esse tipo de
Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio. Hoje nosso texto é para você recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista.A entrevista de emprego é uma
Feedback às avessas: saiba o que sua equipe pensa de você

Feedback às avessas: saiba o que sua equipe pensa de você

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Chame os colaboradores para uma conversa franca, mas esteja preparado para o que vai ouvir. Nesse artigo você vai entender a importância do feedback às avessas nas empresas. Quantas vezes você parou para ouvir o que os funcionários de sua equipe têm a dizer sobre o seu jeito de liderar? Se a resposta for poucas vezes ou nenhuma, está na hora de rever seus conceitos e abrir seus ouvidos.Um estudo realizado por professores americanos e belgas – publicado recentemente no jornal acadêmico Journal of Organizational Behavior – aponta que o simples ato de pedir a opinião sobre o seu trabalho pode render resultados positivos no desempenho da equipe e da empresa. Quando os profissionais se sentem fazendo parte da equipe, a confiança aumenta e isso acaba gerando maior produtividade. Ou seja, to
Feedback no varejo: acabando com a rotatividade de funcionários

Feedback no varejo: acabando com a rotatividade de funcionários

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Para falarmos de feedback no varejo vou trazer aqui uma história interessante contada por Eugenio Mussak em suas palestras sobre Liderança.“Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento. Ao primeiro, ele diz: ‘João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento’. E ouviu como resposta: ‘Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes’? Ao segundo, pede: ‘Carlos, gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você es
Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A rotatividade de funcionários representa um alto custo para o varejista que envolve gastos com seleção e treinamentos, além dos custos invisíveis que são difíceis de serem mensurados como o conhecimento, cultura da empresa, a progressão de processos internos e o relacionamento com os clientes.Como fazer para minimizar esses custos?Abaixo segue 4 pontos importantes na gestão de pessoas, que vão ajudar a acabar com a rotatividade de funcionários: 1. Recrutamento Você já viu aqueles processos em que muitos candidatos são recrutados para apenas uma vaga? Sabe qual é o segredo? É que, geralmente, quanto menos opções para escolher, pior é a escolha. Quando temos muitas opções, temos vários parâmetros de comparação o que aumenta a chance de assertividade, por isso invista nessa etapa,