“Custo é como unha: tem de cortar sempre”. Esse é o lema de um dos maiores empresários do mundo, além de um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann. No supermercado, padaria ou mercearia não é diferente. O varejista deve ser paranoico com gastos e custos e, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, é fundamental questionar e estudar maneiras de reduzi-los. Como diz o velho ditado: “Dia de muito, véspera de pouco!”
Nesse post vamos dar algumas dicas para facilitar essa vigília. Afinal de contas, no dia a dia atarefado de todo varejista, há muitas outras coisas para olhar.1. Controle Financeiro
Passe a registrar e classificar todas as despesas da empresa. O primeiro passo é enxergar onde acontecem todos os gastos da loja. Em seguida, analise individualmente
O varejo de alimentos é caracterizado por uma grande variedade de produtos, já que um pequeno supermercado conta facilmente com mais de 4.000 produtos diferentes.Essa realidade tem uma implicação na operação do dia a dia: a dificuldade no cadastro de produtos de forma correta com todas as suas informações.Quem trabalha no comércio sabe da complexidade em cadastrar a variedade de informações de um único produto. Diante desse cenário, é de se pensar que o cadastro de produtos é um vilão, afinal de contas o processo é burocrático, gasta tempo e recursos da loja, além de exigir pessoal qualificado.
No entanto, essa é uma visão superficial, basta observar que no varejo uma das principais fontes de dados é justamente o cadastro de produtos. Para uma boa gestão e organização da loja é
O estoque é patrimônio, por isso é primordial que você realize um planejamento de longo prazo e evite cometer alguns erros na gestão de estoque. Uma boa administração desse setor permite que você tenha melhores resultados, dispondo sempre dos produtos que sua clientela necessita, fidelizando-a para sua loja.Para te ajudar, realizamos uma pesquisa e identificamos quais são os erros mais comuns nesse setor. Analise quais deles você possa estar cometendo e confira nossas dicas para não cair nessas armadilhas.
Maiores erros na gestão de estoque nas empresas do varejo:
1. Ruptura
Ruptura é a falta do produto na gôndola. A ruptura é um dos maiores vilões do varejo, pois quando ela ocorre o cliente fica insatisfeito e acaba por visitar outra loja para procurar o produto. Resultado: gra
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “não adianta, controle de estoque bem feito é impossível”. De fato, é bem difícil, pois o estoque está sujeito a inúmeras situações, desde o próprio processo operacional de recebimento de mercadorias, venda e devolução, até situações atípicas (ou nem tanto assim) como furtos e perdas.O que tem de ser mudado é a perspectiva dessa visão. Essa afirmação se torna verdadeira ao adicionarmos uma palavra: “controlar o estoque sem trabalho/automaticamente é impossível”.Controlar estoque é possível, desde que sua loja institucionalize determinados processos operacionais com disciplina.Basicamente o controle de estoque pode ser divido em três partes: começo, meio e fim.
1. Começo
A entrada de produtos corresponde ao processo básico do i
O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo.É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos.Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque.
Partindo do básico, o que são perdas?
Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo? Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas.Mas afinal, o que são as rupturas?A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.
Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema:
1 – Abrir mão da compra
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa.Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja. Agora vamos aos passos!
1. Metodologia de contagem
O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia. Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam
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