Gestão

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados. Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final.Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro
Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa.Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja. Agora vamos aos passos! 1. Metodologia de contagem O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia. Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam
Como funciona um software de Cotação de Preços Online

Como funciona um software de Cotação de Preços Online

Compras, Gestão, Softwares, Tecnologia, Varejo
Você já ouviu falar do processo de cotação online? Vamos apresentar essa ferramenta que é uma importante aliada no momento de realizar as compras para o estoque da sua loja. Faz parte da rotina diária de todo varejista, principalmente aqueles que trabalham com grande quantidade de itens, comprar para repor estoques, sendo comum o comprador receber os representantes em sua loja, seja da indústria ou do atacado. Vamos atentar para o caso específico do pequeno e médio varejista do segmento alimentar, que, pelo volume de compras, tende a concentrar a maior parte de suas compras com os atacadistas.A visita do representante é interessante para manter o relacionamento e apresentar novos produtos. Mas quando o foco é a compra de itens já conhecidos e, particularmente, de alto
Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Gestão, Vendas
Seus preços podem ter um efeito dramático nas vendas e nos lucros. Os preços certos precisam ser baixos o suficiente para serem competitivos e ainda assim altos o suficiente para proteger suas margens de lucro.Embora seus custos sejam um fator, é importante focar no valor do que você oferece e como ele se compara à concorrência. 1. Esratégia de preços Antes de definir uma estratégia de preços para o seu negócio é importante considerar suas restrições.Qual é seu objetivo de curto prazo, atrair clientes ou aumentar a rentabilidade das vendas?Qual é seu objetivo de médio/longo prazo, criar uma imagem de baixo preço ou de produtos premium?Quais são seus recursos financeiros e sua capacidade de caixa? Quais os seus custos com determinado produto?A estratégia mais a
Apropriação indébita de ICMS: Histórico, críticas e teses de defesa em tempos de pandemia, bem como a consequência criminal para empresários inadimplentes

Apropriação indébita de ICMS: Histórico, críticas e teses de defesa em tempos de pandemia, bem como a consequência criminal para empresários inadimplentes

Gestão, Gestão Financeira, Legislação, Varejo
O presente artigo tem a intenção de jogar luz em um assunto que fora muito comentado no meio jurídico, mas muito pouco repercutido para os principais interessados: os contribuintes de ICMS, os quais, a depender de suas atitudes, podem ser enquadrados em conduta, agora, tida por criminosa, e nem sequer têm ciência acerca dos cuidados necessários para se resguardar e se manter longe da ilicitude criminal e também das consequências que podem advir de eventual condenação pela não quitação dos valores devidos a título de ICMS.Para tanto, faremos um breve histórico acerca do julgamento que norteou a “criação” do novo delito criminal, passando por críticas à referida decisão e, por fim, das consequências para o contribuinte de ICMS que, no fim das contas, é aquele que realmente será impac
A pandemia da Covid-19 e as cooperativas de crédito: impactos e medidas

A pandemia da Covid-19 e as cooperativas de crédito: impactos e medidas

Gestão, Gestão Financeira, Legislação, Varejo
A disseminação mundial do Coronavírus (COVID-19), que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia no dia 11/03/2020, impõe enormes desafios econômicos para o Brasil e para o mundo. O surto impôs a todos, de maneira indistinta, momento inédito e dramático, cujo impacto se reflete nas relações públicas e privadas.  Ao mesmo tempo em que a pandemia causa dor e sofrimento, abre-se a oportunidade do exercício da solidariedade e da repartição de responsabilidades nas relações jurídicas. Em relação às cooperativas de crédito, o cenário não é diferente e o desafio se mostra de grande magnitude pela própria natureza de sua atuação, eis que constituída com o objetivo e a responsabilidade de prestar serviços financeiros para os seus associados. Nesse sentido, Brian B
Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Gestão, Vendas
O futuro do varejo é experimental, ou seja, proporcionar experiências relevantes para seus clientes, para assim fidelizá-los, uma das formas de fazê-lo é através da personalização. A ascensão da experiência como um alicerce importante do futuro do varejo está ligada diretamente na mudança de comportamento do consumidor, com a maior participação das gerações Millennials e Z no mercado consumidor.As novas gerações buscam marcas que valorizam o indivíduo e que tenham propósitos. Eles não se importam em pagar mais para ter um produto personalizado, que destaque sua individualidade.Se ainda não está familiarizado com essas gerações e suas principais características confira este artigo.Dentro da economia da experiência temos várias maneiras de promover uma experiência na loja
Economia da Experiência e o Varejo

Economia da Experiência e o Varejo

Gestão, Vendas
A ascensão da “economia da experiência” é uma grande mudança, mas qual é exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transformação no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje têm maior probabilidade de gastar dinheiro com experiências sobre coisas. E essa tendência vai continuar nos próximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gerações estão seguindo essa tendência. Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos últimos anos. Ou seja, os compradores de hoje dedicam, em média, 4 vezes mais dinheiro a experiências sobre mercadorias.O que as pessoas estão comprando? Estamos gastando mais em
Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Gestão, Vendas
O varejo sem atrito, chamado de Frictionless Retail em inglês, pode ser definido como uma série de processos, ações e ferramentas cujo objetivo seja eliminar as barreiras e fricções que os clientes encontram na loja no momento da compra. Com a eliminação desses atritos, busca-se criar uma experiência fluida dentro da loja para seu cliente. Dependendo do contexto pode significar internet das coisas, serviços de clique e coleta, serviços de entrega em domicílio, alimentos prontos, lojas sem check-out ou lojas online. Uma coisa é certa, independente do significado de varejo sem atrito, você precisa entender que é indispensável tornar a experiência do cliente fluida.Você já adotou alguma na sua loja?Novas tecnologias, experiências de compras mais rápidas, fáceis e conve
Sustentabilidade no varejo 

Sustentabilidade no varejo 

Gestão
Sustentabilidade no varejo, uma preocupação dos novos consumidores e que mudará sua forma de vender. 2020, uma nova década e com ela uma nova geração entrando no mercado consumidor. Uma geração que se preocupa mais com os princípios da marca do que com o produto em si. Essa é a Geração Z, que consegue pesquisar sobre sua loja em 30 segundos e concluir se comparará ou não nela. Se você quer conquistá-los e garantir seu lugar no mercado nos próximos anos, sugiro que comece a repensar as causas da sua empresa, principalmente em relação à sustentabilidade. Por isso, o InfoVarejo separou algumas dicas para você aderir no seu supermercado e colaborar com o futuro do planeta.  Uso de sacolas plásticas O uso de sacolas plásticas é um dos problemas mais comuns quanto