Gestão

Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Gestão, Vendas
O varejo sem atrito, chamado de Frictionless Retail em inglês, pode ser definido como uma série de processos, ações e ferramentas cujo objetivo seja eliminar as barreiras e fricções que os clientes encontram na loja no momento da compra. Com a eliminação desses atritos, busca-se criar uma experiência fluida dentro da loja para seu cliente. Dependendo do contexto pode significar internet das coisas, serviços de clique e coleta, serviços de entrega em domicílio, alimentos prontos, lojas sem check-out ou lojas online. Uma coisa é certa, independente do significado de varejo sem atrito, você precisa entender que é indispensável tornar a experiência do cliente fluida.Você já adotou alguma na sua loja?Novas tecnologias, experiências de compras mais rápidas, fáceis e conve
Sustentabilidade no varejo 

Sustentabilidade no varejo 

Gestão
Sustentabilidade no varejo, uma preocupação dos novos consumidores e que mudará sua forma de vender. 2020, uma nova década e com ela uma nova geração entrando no mercado consumidor. Uma geração que se preocupa mais com os princípios da marca do que com o produto em si. Essa é a Geração Z, que consegue pesquisar sobre sua loja em 30 segundos e concluir se comparará ou não nela. Se você quer conquistá-los e garantir seu lugar no mercado nos próximos anos, sugiro que comece a repensar as causas da sua empresa, principalmente em relação à sustentabilidade. Por isso, o InfoVarejo separou algumas dicas para você aderir no seu supermercado e colaborar com o futuro do planeta.  Uso de sacolas plásticas O uso de sacolas plásticas é um dos problemas mais comuns quanto
11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Enquanto os setores público e privado tentam gerenciar o surto de Coronavírus, os varejistas de todas as categorias estão tomando medidas drásticas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus. Com especialistas dizendo que as pessoas devem evitar lugares lotados por causa do novo coronavírus, o que você deve fazer no seu supermercado para evitar o contágio pelo coronavírus? 1 - Limpeza  Um dos pontos principais é limpar as áreas mais usadas com mais frequência, incluindo os caixas, terminais de cartão de crédito, esteiras e balcões de serviços e de alimentação. Lembre-se também de limpar as prateleiras ao reabastecer os produtos. A higienização dos banheiros deve ser feita com mais frequência. Os carrinhos e as cestas de compras e todos os outros equipamentos dis
A era dos Dados e o Varejo

A era dos Dados e o Varejo

Equipamentos, Gestão, Tecnologia, Vendas
Os supermercados estão correndo para alavancar uma das armas mais importantes na batalha para manter os consumidores: dados.  De acordo com a Harvard Business Review, empresas que tomam decisões baseadas em dados têm maior chance de sucesso. No entanto, entre todos os setores, somente 5% das empresas de varejo se qualificam como orientadas por dados. A análise de dados no varejo pode ajudar as empresas a ficarem à frente das tendências dos consumidores, aplicando a análise de clientes no varejo para descobrir, interpretar e agir com informações significativas, incluindo padrões de compradores online e físicos.85% dos supermercadistas consideram desenvolver novas formas de aumentar as vendas como uma prioridade para o próximo ano.O setor varejista é muito compet
O essencial bem feito e a receita para o sucesso

O essencial bem feito e a receita para o sucesso

Gestão
Apesar do boom do comércio eletrônico, as lojas físicas ainda devem representar 85% das vendas nos supermercados em 2025, o que nos leva ao pensamento básico: o essencial bem feito deve ter nosso primeiro olhar. E-commerce! Aplicativo de vendas! Marketplaces! Nova tendência de arquitetura de loja! Inteligência artificial! Chatbot! Automação da equipe de vendas!O varejista é perseguido por ferramentas tecnológicas e inovações que prometem mudar o seu negócio todos os dias. É natural ficar confuso e não saber qual caminho escolher, qual tecnologia investir. Aqui no InfoVarejo, somos apaixonados por como a tecnologia pode ajudar o pequeno e médio varejo a alcançar o sucesso. Acreditamos nisso! Mas de forma paradoxal, entendemos que o essencial bem feito é o alicerce para a
Geração Z e Millennials, entenda as diferenças e o impacto no seu negócio

Geração Z e Millennials, entenda as diferenças e o impacto no seu negócio

Gestão, Vendas
Atualmente, é muito comum tratar Geração Z e Millennials como sendo da mesma geração. Este é, no entanto, um equívoco. Vamos te mostrar o porquê ao longo desse artigo.Antes de tudo, por que é importante entendermos as gerações? Por causa do seu comportamento de compra, por ditarem tendências e, obviamente, serão seus consumidores em breve. Além de, com a velocidade das informações pelas redes sociais, influenciarem o mundo. Vale lembrar que essas não são as únicas gerações. Antes delas temos os Baby Boomers, que nasceram durante um pico na taxa de natalidade nos anos após a Segunda Guerra Mundial até o início dos anos 60, e a Geração X, também conhecida como “geração MTV”, nascidos entre o início dos anos 60 até o início dos anos 80.Para melhor visualizar:Baby Boo
Como faturar mais no seu supermercado no carnaval?

Como faturar mais no seu supermercado no carnaval?

Gestão, Vendas
O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país. Por isso, você não pode perder a chance de lucrar durante a data. Neste artigo, daremos a você algumas dicas de como faturar mais em seu supermercado.  O movimento nessa época do ano aumenta tanto em cidades grandes, quanto em cidades menores. Nas capitais e cidades históricas têm-se os blocos, que levam milhares de foliões às ruas, aumentando a compra, principalmente, de bebidas. Já nas cidades interioranas, opção para quem busca descanso, a procura aumenta tanto para bebidas quanto para produtos de churrasco, por exemplo. Até mesmo empresários que não se beneficiam diretamente, podem encontrar maneiras de fazer o estoque girar sem que o negócio seja descaracterizado. Antes de definir ações para aumentar a
Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Estoque, Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode parecer uma tarefa simples, mas, na prática, acaba consumindo muito tempo e esforço dos funcionários de qualquer varejista. No post “Cadastro de Produtos como diferencial competitivo” fica claro a importância que um cadastro correto tem para o sucesso do seu negócio. Por isso, é preciso investir mais tempo e conhecimento nesse trabalho, que na maioria das vezes é realizado de forma rápida e sem a devida atenção. Embora o assunto seja importante para qualquer tipo de varejo, para as empresas que trabalham com grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearia, é essencial.Selecionamos 5 dicas para sua loja ganhar produtividade e rentabilidade no processo de cadastro de produtos. 1 – Defina um responsável pelo cad
8 principais relatórios gerenciais para supermercado

8 principais relatórios gerenciais para supermercado

Gestão, Varejo
No dia a dia de um negócio, contar com informações atualizadas sobre o andamento e os resultados dos processos é fundamental para que você faça uma gestão eficiente da sua empresa. Dessa forma, os relatórios gerenciais para supermercado se tornaram essenciais para a tomada de decisões rápida e o aproveitamento de oportunidades. Esses dados fornecem ao gestor a possibilidade de analisar de forma clara e objetiva o andamento de cada setor da sua empresa. Assim, é possível criar ações para otimizar processos, controlar desperdícios, perceber erros e conseguir melhores resultados.Os relatórios gerenciais para supermercado dão a visão do negócio para o supermercadista. Mas afinal, o que são relatórios gerenciais para supermercado? Podemos dizer que relatórios gere
O que fazer para manter sua padaria lucrativa nas férias de verão?

O que fazer para manter sua padaria lucrativa nas férias de verão?

Gestão, Vendas
As festas de fim de ano já passaram e, com isso, o movimento no varejo diminui, principalmente por ser um período de férias. Enquanto é período de alta temporada em algumas cidades, como no litoral brasileiro, as cidades menos turísticas acabam por ter a economia bastante afetada. Como muitas pessoas viajam nessa época, o rendimento de muitas empresas cai nesse período. Isso acontece na sua padaria?Mesmo sendo comum, você não precisa ficar de braços cruzados vendo a diminuição do fluxo da sua loja. Veja, neste artigo, ações para manter sua padaria lucrativa nas férias. Planejamento Antes de definir ações específicas, você precisa definir um planejamento. Para te ajudar, fizemos uma lista de passos para um bom planejamento na sua padaria: Defina o mix de