fbpx

Gestão

O que a Nota Técnica 2021.003 vai mudar no varejo?

O que a Nota Técnica 2021.003 vai mudar no varejo?

Gestão, Legislação, Obrigações Acessórias, Varejo
No dia 04 de junho de 2022 a SEFAZ divulgou a Nota Técnica 2021.003 - versão 1.00. A NT começará a valer no dia 12 de setembro, ela traz novas exigências e precisa de atenção. Algumas validações já são feitas, tais como validação do dígito verificador do código de barras e seu tamanho, que pode ter 8, 12, 13 ou 14 dígitos. Os GTINs são conhecidos código de barras EAN (European Article Number ou Número de Artigo Europeu, em tradução livre).A Nota Técnica 2021.003 - versão 1.00 possui 2 fases e divulga regras de validação relacionadas ao cEAN e cEANTrib na NF-e e NFC-e quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN. Qual o problema do código de barras hoje? Atualmente, no varejo, muitos produtos possuem códigos de barras inexistentes na base da SEFAZ, criados
Inventário de loja: 6 dicas para a preparação desse processo

Inventário de loja: 6 dicas para a preparação desse processo

Estoque, Gestão, Varejo
O inventário de loja é um processo fundamental para o seu negócio. Por meio dessa atividade todos os produtos presentes no estabelecimento serão contados, favorecendo um bom controle de estoque, evitando problemas no estoque e reduzindo o risco de prejuízos, como perdas e rupturas.Quer saber os motivos para realizar um inventário de estoque? Veja esse artigo. Se você sabe da importância em realizar um inventário de estoque de loja, separamos algumas dicas para você preparar a sua empresa para a execução dessa atividade. Essas dicas serão importantes, pois serão a base para o processo de inventário de loja.1. Você tem um software apropriado para o inventário de loja? No momento de realizar a contagem dos produtos é indispensável contar com um software que tenha uma rotina de inve
Minhas vendas no cartão não batem. O que fazer?

Minhas vendas no cartão não batem. O que fazer?

Gestão, Gestão Financeira, Softwares, Tecnologia, Varejo
As vendas no cartão são responsáveis por grande parte dos recebimentos do varejo, em pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em 2016, foi constatado que o recebimento de cartões representa mais de 30% do faturamento de um varejista.A segurança de não andar com dinheiro em mãos e a possibilidade de parcelamentos são as comodidades que levam o consumidor a escolher essa forma de pagamento. Sendo assim não aceitar cartões em sua loja resultará em perda de vendas. Para você, varejista, leia sobre as vantagens em aceitar cartões nesse artigo.Complexidades para o varejista O processo de recebimento de cartões tem duas características, que tornam o processo complexo e cheio de armadilhas. São elas: A primeira é uma questão tem
Como garantir um inventário eficiente no seu supermercado?

Como garantir um inventário eficiente no seu supermercado?

Estoque, Gestão, Varejo
Um inventário eficiente é fundamental para que o supermercado tenha um controle mais efetivo de seus estoques. Contudo, ele deve ser periódico e seguir algumas boas práticas para que realmente cumpra o seu papel dentro da gestão.Você sabe como garantir um inventário eficiente no seu supermercado? Se não, este texto é para você. Vamos te apresentar alguns pontos que não podem deixar de ser considerados na hora de realizar esse processo.O que são inventários e por que eles são tão importantes nos supermercados? Para começar, vamos recapitular o que são e para que servem os inventários. Por mais autoexplicativo que o termo possa parecer, muitas vezes o conceito de inventário não está bem claro para todos. Ele é, na verdade, um processo realizado periodicamente para auxiliar na gestã
Por que ter um plano de contas?

Por que ter um plano de contas?

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Todas as empresas, principalmente no varejo, contam com diversos tipos de operações financeiras. A maioria dessas operações são repetidas constantemente, mês a mês, ano a ano.As despesas se repetem, por exemplo: aluguel, folha de pagamento, energia, água, tributos. As receitas quase sempre acontecem diariamente com as vendas e recebimentos em dinheiro, cartão, voucher entre outros. Como fazer para acompanhar o fluxo financeiro de forma legível e segura? Como possibilitar que o varejista tenha um RAIO X das finanças da sua loja? Como entender o histórico de despesas e receitas da sua loja?Qual a importância do plano de contas? Para que essa “leitura” ou entendimento do fluxo financeiro seja possível, é preciso organizar o famoso contas a pagar ou contas a receber. E para isso é ob
4 motivos para fazer um inventário de estoque

4 motivos para fazer um inventário de estoque

Estoque, Gestão, Varejo
Você sabe a importância de realizar um inventário de estoque na sua loja? No dia a dia do varejo, manter um controle de estoque correto é fundamental para a realização de quase todas atividades, afinal de contas o grande objetivo do varejista é vender esses produtos. 16 Entretanto, devido à movimentação diária da loja, a distância entre o estoque físico e o virtual aumenta a cada dia, comprometendo o controle de estoque. Normalmente, as perdas são as principais causas desse afastamento entre a quantidade que o varejista tem em estoque e o que o sistema mostra que tem. Sendo assim, não há outra solução, o varejista precisa realizar periodicamente um inventário de estoque para equalizar o estoque físico com o virtual, e diagnosticar a razão das divergências, promovendo ações para evitar f
O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

Compras, Gestão
Você sabe por que é importante adotar o pedido de compra na sua loja?O varejo de alimentos, principalmente supermercados, difere de outros setores do mercado por diversos fatores, entre eles destacamos o alto giro dos produtos, que obriga o varejo a realizar compras com uma frequência alta e de vários fornecedores ao mesmo tempo.Ao longo dos anos, os empreendedores que tiveram êxito em negociar com fornecedores, viram seu negócio crescer. Para comprar bem, é preciso saber negociar, e isso é fundamental para o sucesso de qualquer varejista.Normalmente, no início da loja, essa era a função do dono do comércio, que usando suas habilidades e intuição ao negociar, conseguia ver grandes oportunidades de compra de produtos.O problema acontece quando é preciso delegar a função
3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso do trabalho das lideranças. Essa liderança é representada no setor pelo gerente de varejo.Eles são os líderes que tem a missão de levar pessoas diferentes a alcançar um mesmo objetivo. Mas, além disso, eles precisam manter essas pessoas motivadas, evitar a rotatividade, gerir o tempo, estabelecer metas, criar estratégias etc. O líder tem a função de direcionar sua equipe, apresentar objetivos e fazer com que todos estejam preparados para alcançá-los. Não desempenhar essas características pode ser o motivo para o não atingir metas. Vamos listar os principais erros cometidos por um gerente do varejo, para você conseguir detectá-los em sua empresa e assim acabar com a falta de resultados positivos das equipes.E
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe.Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidad
Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Gestão, Varejo, Vendas
Durante o funcionamento da loja, um processo de devolução de venda de mercadorias é comum, por isso o varejista precisa treinar sua equipe para realizar essa atividade de forma correta e eficiente, evitando problemas fiscais e problemas nos processos internos da loja, como o controle de estoque e a gestão financeira.Como é realizada a devolução de venda na loja? Normalmente, quando o cliente chega ao supermercado com a intenção de devolver um produto comprado, ele é direcionado ao balcão de apoio, onde normalmente fica o guarda-volumes da loja. Neste local são realizados todos os procedimentos necessários, como a apresentação do produto, a conferência do estado do produto que será devolvido, o preenchimento dos dados completos do cliente e o fornecimento de uma nota (contra vale), ou