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Sua loja vende em cartão? Evite problemas com a Receita Federal

Sua loja vende em cartão? Evite problemas com a Receita Federal

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
No atual cenário de pagamentos, a loja que não aceitar pagamento de cartões perderá vendas. Aqui no InfoVarejo escrevemos sobre a importância de aceitar cartões (você pode ler mais nesse artigo), e também sobre como é importante a implementação de sistemas que auxiliam durante esse processo, como é o caso do TEF e do Conciliador de cartões. Neste artigo, apresentaremos qual é a relação entre a venda em cartão e o FISCO, afim de que você evite problemas com a Receita Federal.Dessa forma, precisamos nos atentar a uma importante etapa desse processo, o controle e o repasse das informações das transações da sua loja para a Receita Federal. Como funciona o repasse de informações para a Receita Federal? A receita monitora todas as vendas, por meio de uma obrigação destinada às
O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Estoque, Gestão, Varejo
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo? Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas.Mas afinal, o que são as rupturas?A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra
Pesquisa de preço no supermercado: como fazer corretamente?

Pesquisa de preço no supermercado: como fazer corretamente?

Compras, Gestão, Varejo
Independente do tamanho do seu negócio é fundamental ter uma referência de preço e o processo utilizado para obter esses dados é a partir da pesquisa de preço da concorrência. A maioria dos supermercadistas realizam pesquisas constantemente, seja de forma organizada ou não. Ao longo desse artigo vamos apresentar as melhores práticas e os benefícios de se realizar a pesquisa de preço de forma estruturada. Importância da pesquisa de preço Atualmente, o varejo se apresenta como um mercado extremamente competitivo, de forma que precificar os produtos corretamente é essencial para conseguir atrair clientes e vendas para sua loja.Portanto, podemos dizer que o preço dos produtos é definido pela concorrência, isso quer dizer, pelo preço adotado no mercado. A pesquisa de preç
Como alcançar a excelência no e-commerce para supermercados

Como alcançar a excelência no e-commerce para supermercados

E-commerce, Gestão, Tecnologia
Hoje, há uma promessa significativa no mercado de comércio eletrônico para supermercados. As vendas de mantimentos on-line aumentam continuamente.  Apesar dessas tendências impressionantes, ainda há espaço para os supermercadistas crescerem no comércio eletrônico. Os varejistas têm um longo caminho a percorrer para atrair novos clientes omnichannel, aumentar a adesão ao comércio eletrônico e aumentar o uso ao longo do tempo.Para aproveitar ao máximo a jornada, os varejistas devem pesquisar como evoluir sua oferta digital para atender às necessidades das expectativas atuais que os clientes exigem.  Integração Embora alguns varejistas já tenham contratado tecnologias como aplicativos de compras móveis para aumentar suas vendas de supermercado, a integração é essenc
E-commerce para supermercados, conheça os principais desafios

E-commerce para supermercados, conheça os principais desafios

E-commerce, Gestão, Tecnologia
Se você é supermercadista, ou trabalha no ramo, percebeu o impacto que a pandemia causou. Em tempos de crise, as pessoas geralmente recorrem a itens e necessidades essenciais, daí o aumento da demanda por alimentos e mantimentos. Os números, em todo o mundo, tendem a seguir o mesmo padrão de crescimento ascendente. Ao longo de um mês, o Brasil registrou um aumento de 96% de novos consumidores nas plataformas de e-commerce de supermercados.A tendência dessa demanda já era aumentar, a pandemia só adiantou esse processo, muitas vezes pegando os supermercadistas desprevenidos. Um fator que colaborou para esse aumento é a questão de auto-isolamento. Nem todo mundo pode ou quer ir a um supermercado físico na atual crise. E isso levou a uma explosão nas vendas de supermercado
8 estratégias para atrair e fidelizar clientes de e-commerce

8 estratégias para atrair e fidelizar clientes de e-commerce

E-commerce, Gestão, Tecnologia
Os clientes são o combustível que mantém seu negócio funcionando. Estratégias de atração e fidelização de clientes para e-commerce agora são mais essenciais do que nunca, devido aos hábitos de compra cada vez mais inconstantes do consumidor moderno. Além disso, os consumidores não estão mais limitados a um único dispositivo. Portanto, mantê-los engajados tornou-se uma tarefa desafiadora. Os e-commerces que não acompanham as mudanças nos padrões do consumidor certamente ficarão para trás e perderão clientes preciosos, um após um.Sem mais delongas, vamos dar uma olhada em algumas estratégias que podem ajudá-lo a construir clientes leais de longo prazo para o seu e-commerce e ter um plano sólido para estratégias de atração e fidelização de clientes. 1. Atendimento ao cliente Alg
Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente? Mas por que o varejo de alimentos é diferente?Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle
Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, movimentando bilhões de reais. Contudo, vem sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise e da pandemia do Covid-19.  Algumas empresas foram fechadas, colaboradores demitidos, a produtividade reduzida, entre tantos outros sinais que reforçam a ideia de que o momento não é dos melhores e que é hora de reduzir custos no varejo.Por outro lado, pode ser na turbulência que excelentes oportunidades de negócio surgem ou que seja possível se manter competitivo no mercado pela adoção de soluções que possam reduzir custos no varejo (de produção e operação) — considerados os gargalos dentro de uma empresa.Mas como manter a eficiência produtiva e mesmo assim reduzir custos no varejo? Neste pos
Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados. Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final.Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro
Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa.Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja. Agora vamos aos passos! 1. Metodologia de contagem O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia. Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam