Página 1 de 1

Como eu calculo o capital de giro da minha empresa?

Enviado: 21 Jun 2019, 10:07
por maria.sena
Vocês sabem como calcular o capital de giro de uma loja? Um capital de giro negativo é um aspecto ruim para o financeiro da empresa?

Re: Como eu calculo o capital de giro da minha empresa?

Enviado: 23 Jun 2019, 11:18
por GuilhermeLuz
A NCG (Necessidade de Capital de Giro) corresponde ao Ativo Operacional (soma de valor de estoque e contas a receber de clientes) menos o Passivo Operacional (Contas a pagar de Fornecedores).

Se ele for negativo é muito bom para o Negócio, quer dizer que o Fornecedor está bancando a operação de sua empresa, ou seja, você estoca, vende e recebe o valor do produto antes de pagar o Fornecedor. Isso acontecia muito em supermercados quando vendia tudo no dinheiro e pagava o Fornecedor com prazos longos.

A maioria das empresas trabalha com NCG positiva, ou seja, você paga o fornecedor antes de receber do cliente.

A NCG também é calculada através da multiplicação do Ciclo Financeiro e o giro diário de estoque.

Ciclo Financeiro = PME (prazo médio de estocagem) + PMR (prazo médio de recebimento) - PMP (prazo médio de pagamento)

Re: Como eu calculo o capital de giro da minha empresa?

Enviado: 25 Jun 2019, 11:30
por silviorsantos
"Se ele for negativo é muito bom para o Negócio, quer dizer que o Fornecedor está bancando a operação de sua empresa, ou seja, você estoca, vende e recebe o valor do produto antes de pagar o Fornecedor".
Esta afirmação só se torna verdadeira a partir do momento em que a liquidez corrente da empresa for positiva, caso contrário, a empresa terá problema de caixa.

Re: Como eu calculo o capital de giro da minha empresa?

Enviado: 01 Jul 2019, 13:49
por Gilberto de Carvalho
Inicialmente é muito importante distinguir o conceito de Capital de Giro (CDG) e Necessidade de Capital de Giro (NCG). O valor do capital de giro, no meu conceito, é encontrado mediante a aplicação da seguinte fórmula: {(Capital Próprio + Lucros Acumulados) - Imobilizado}. Já a Necessidade de Capital de Giro (NCG), no meu conceito, é [(Contas a Receber + Estoques) - {Fornecedores a Pagar + (Despesas Provisionadas)}]. Empréstimos bancários, por exemplo, eu não considero no cálculo da Necessidade de Capital de Giro.