InfoVarejo

Fique por dentro do que aconteceu no segundo dia da NRF 2020

Tempo de leitura: 3 minutos

Aproveitei o segundo dia da NRF 2020 para dar uma volta na feira. São três pavilhões com mais de 700 expositores. 

Esses expositores trazem diversas soluções e inovações para o varejo, principalmente para assuntos muito recorrentes nas palestras, como Frictionless Retail e experiência diferenciada.

Frictionless Retail 

Frictionless retail, ou varejo sem atrito, foi um dos temas mais discutidos, não só nessa edição da NRF, mas também nas anteriores. 

O varejo sem atrito é uma tendência emergente para marcas. Trata-se de remover as barreiras que impedem ou dificultam a experiência do cliente. 

No segundo dia da NRF 2020 encontrei várias soluções que visam reduzir o atrito do cliente na loja, para que ele tenha uma experiência mais fluida. 

Um dos momentos que mais gera atrito para o cliente é justamente o check-out, etapa em que o consumidor vai para a fila, faz o pagamento e vai embora.  

Muito tempo na fila do caixa, erro na leitura de produtos e demora em fazer o pagamento, essas são só algumas das razões que fazem com que a experiência do consumidor não seja a melhor. 

Dentre as soluções para esse problema estão o self-checkout, etiquetas rfid e visão computacional, que utiliza inteligência artificial durante o processo. Um exemplo é a abordagem utilizada pelo Amazon Go.

Experiência Diferenciada

Depois do varejo sem atrito, a maior preocupação do varejista deve ser entregar uma experiência diferenciada ao consumidor. Mas qual o problema da experiência?

Bem, a experiência é pessoal, depende do seu negócio e do que você quer passar. Qual é o seu propósito?

Não existe uma receita de bolo. O varejo sem atrito é mais fácil, dado que existem soluções padronizadas e a jornada, de certa forma, é mais homogênea. 

Já a experiência depende mais do propósito da sua marca, se você quer trazer personalização ou atendimento diferenciado. Não tem como saber o que você precisa mudar, mas tem como você começar a descobrir.

Uma forma de dar o primeiro passo é pelo feedback do seu cliente. O que ele acha quando sai da sua loja? 

Para isso o mercado já disponibiliza uma série de equipamentos. Como, por exemplo, telas touch screen, onde o cliente deixa registrado o seu nível de satisfação. 

Confira os principais assuntos do Primeiro Dia da NRF 2020!

Centralidade do consumidor para o varejista

Um dos pontos que mais me chamou atenção nas palestras do segundo dia da NRF 2020, foi a visão, a centralidade do consumidor para o varejista. 

Quão importante você julga que é a gestão de clientes e os clientes? 

Posso lhe dizer que hoje, sem dúvidas, sua base de clientes é o maior ativo da sua empresa. Da mesma forma que você faz o controle de estoque você também deveria olhar mais atentamente para esse ativo. 

Existem diversas soluções e abordagens para capturar dados de clientes, como colocar o CPF na nota para sorteios e descontos. 

Assim, você pode organizar esses dados, gerar insights e definir ações. 

Voltar ao básico

Esse é outro ponto que é comentado em quase todas as palestras. 

Não adianta ter uma super segmentação de clientes e ações inovadoras se o básico não está sendo bem feito. 

O controle de estoque é um exemplo. Não adianta seu cliente ter um excelente atendimento personalizado, se, ao chegar na gôndola, ele não encontrar o produto. 

Por isso, o seu negócio precisa ser muito bem alicerçado nos fundamentos, no básico. Só assim você definirá boas estratégias para inovar. 

Precisão de controle de estoque, logística bem feita e atendimento padronizado são a base para você conseguir avançar.

É isso, amanhã trarei mais detalhes sobre o último dia da NRF. Continue nos acompanhando para mais informações.

Quer saber o que aconteceu no Último Dia da NRF 2020? Clique aqui!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!