fbpx
Gestão

Dicas para escolher um software de gestão para sua padaria

Escrito por Guilherme Gallo | 10/12/2021
  • 879 visualizações
  • 224 compartilhamentos
Tempo de leitura: 6 minutos

Você está perdendo o controle de onde vem o seu lucro e onde estão suas perdas e prejuízos? Se você está tendo dificuldades com essas questões, pode ser hora de obter um software de gestão de padaria.

Dicas para escolher um software de gestão para sua padaria

Com o aumento dos custos e das concorrências, a indústria da panificação foi obrigada a profissionalizar sua gestão. Se você é dono e/ou gestor de uma ou mais padarias, ou se está planejando ser, há certas coisas sobre o software de gestão de padaria que você deve saber. Afinal, pode ser a diferença entre o seu sucesso ou fracasso.

O que é um sistema de gerenciamento de padaria?

O ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, desde o gerenciamento da produção até as vendas, pode ser feito por um software de gestão de padarias. Com um ERP, as operações tornam-se mais organizadas, ágeis e automatizadas.

Os sistemas de hoje têm recursos e funções que não requerem necessariamente muito trabalho manual e nem de ser um especialista em tecnologia para realizar uma gestão baseada em dados.

Mas como avaliar na hora de escolher um Sistema de Gestão de Padaria?

1. Sistema em nuvem

Os sistemas em nuvem te permitem operar sem a necessidade de uma infraestrutura de retaguarda, que normalmente é cara, (backup e servidor extra, VPN, etc) e te garantem o funcionamento 24 horas, 7 dias por semana, mesmo em um ambiente offline, garantindo o máximo de velocidade e eficiência na hora das vendas. Além de altamente seguro, esse tipo de sistema fornece dados atualizados em tempo real e disponíveis em qualquer dispositivo online com acesso à internet. 

Os custos para implementar um sistema que não seja em nuvem são elevadíssimos não só em questão de infraestrutura, mas também quando levamos em conta a perda de mobilidade, da segurança dos dados e por ser algo cada vez mais obsoleto.

Listamos 6 tópicos em que a computação em nuvem ajuda o seu negócio.

  1. Redução de custo;
  2. Tecnologia de ponta;
  3. Segurança;
  4. Mobilidade;
  5. Integrações;
  6. Transformação Digital

2. Integração com softwares especialistas

Um ERP em nuvem é apenas uma peça do quebra-cabeça das soluções de software dentro de qualquer empresa na década de 2020. 

As tecnologias de nuvem permitem o desenvolvimento de softwares especialistas com uma determinada função – por exemplo, um software cujo único objetivo seja garantir o cadastro fiscal correto dos produtos, integrar todas as plataformas de e-commerce ou conciliar as vendas em cartão. 

Essas soluções conseguem ser rapidamente implantadas devido ao surgimento de tecnologias como APIs (Interface de programação de aplicações) e microsserviços. 

Com apoio de softwares especialistas você tem o potencial de evoluir muito em áreas como gestão de clientes, com foco na retenção dos clientes e aumento do ticket médio, e-commerce, através da centralização das informações e automatização das ações necessárias como aceitação do pedido na plataforma, atualização de cardápio etc, ou mesmo de realizar todo o ajuste fiscal a partir da integração com um software especializado, por exemplo, ou mesmo realizar uma conciliação bancária e dos cartões.

3. Relatórios e painéis gerenciais

O sistema de gestão coleta os dados e centraliza as informações da sua padaria. Essas informações devem estar de fácil acesso para serem utilizadas para o controle da empresa. Temos relatórios gerenciais importantes nas áreas de Produtos, Financeiro, Fiscal, Compras, Vendas e Pessoas. 

Desde o valor de estoque de produtos, passando pelo extrato financeiro e pelo plano de contas, todos os relatórios fiscais que a contabilidade pode precisar, inclusive, com o sistema em nuvem, a sua contabilidade pode realizar o acesso direto ao seu sistema para coletar os relatórios e arquivos necessários, Curva ABC de compras e de vendas, sugestão de compras, comparativo de vendas, contribuição marginal, Ticket médio, e até relatórios de cadastro e relacionamento com clientes. 

São várias as informações necessárias para gerir com sucesso uma padaria, por isso a gestão à vista é fundamental e os painéis gerenciais ajudam muito neste sentido!

Busque um software que facilite visualizar o resultado e a evolução do seu trabalho através de painéis visuais e comparativos. Algumas informações devem estar sempre expostas para o gestor, não só quantos clientes eu atendo por dia, meu ticket médio, a venda total acumulada e os cancelamentos ocorridos no caixa, mas também o quanto que cada departamento entrega de venda, quanto que eu vendo por hora, quais o produtos de maior saída, quais formas de pagamento etc. Além de ter essas informações de fácil visualização é preciso conseguir fazer uma análise rápida e efetiva destes dados, como, por exemplo, selecionando 2 períodos distintos e gerando automaticamente toda uma análise comparativa destes períodos.

Dicas para escolher um software de gestão para sua padaria
Painel de gestão a vista do sistema Novo Avanço

4. Sistema especializado e reconhecido

Busque um software especializado e que o seu serviço e atendimento sejam reconhecidos por usuários e associações. Busque um software que possa te entregar um produto de qualidade, com processos claros, mas busque de preferência uma empresa que tenha o foco nos seus clientes. Busque uma empresa que vá conseguir entender e apoiar com clareza as solicitações suas e do segmento. 

Para evoluirmos, é fundamental nos aproximarmos de pessoas boas! Além disso, acabamos aprendendo mais do nosso segmento e vendo novas soluções e rotinas com uma empresa especializada do nosso setor, o que nos faz crescer ainda mais! 

O que o seu sistema de padaria faz por você?

Para registrar o sucesso e o crescimento da sua padaria e atender com eficiência, você precisa de um sistema especializado, de preferência em nuvem. Um que simplifique bastante as operações. Aqui estão algumas coisas que seu sistema  cuida na sua padaria.

Reduzir filas

A finalização da compra é uma das partes mais importantes de todo o nosso negócio. Um frente de caixa que funcione mesmo em um ambiente on-line, com o máximo de simplicidade para o operador de caixa e com o mínimo de intervenção humana de modo a reduzir as possibilidades de erros e agilizar o atendimento de modo a agregar valor na experiência do cliente. 

Hoje já existem modelos de caixa onde o cliente faz todo o processo sozinho, sem a necessidade de interagir com outras pessoas, como os self-checkouts (Amazon) e os totens de autoatendimento (McDonald’s) que surgiram em empresas referências e hoje já são realidades em várias padarias. Este tipo de serviço só é possível devido às integrações que comentamos no início do artigo.  

Integração com pedidos de padaria

Um software de gestão em nuvem pode ser integrado a softwares que oferecem processamento especializado de pedidos de vendas para padarias. Isso inclui fácil gerenciamento de pedidos de diversas plataformas, ajustes de disponibilidade de itens, preços dos produtos e pedidos dos clientes. 

Gestão de perdas

Para uma operação de varejo, o ERP em nuvem oferece o relatório simples e rápido de quantidades de perdas.

Assim, você consegue uma previsão de demanda para cada produto em cada ponto de venda, usando dados históricos de vendas e outros fatores. A padaria pode especificar as porcentagens de perdas aceitáveis para cada categoria de produto, ajudando sua equipe a otimizar os níveis de desperdício em cada loja.

Inventário inteligente e gerenciamento de estoque

Já deixou de produzir um produto por falta inesperada de alguma matéria-prima? Ou então já se viu com o estoque bem mais cheio do que realmente precisaria e consequentemente o CMV bem acima do esperado? 

O software de gerenciamento de estoque da sua padaria o ajudará a gerenciar todas as matérias-primas. A venda dos produtos de produção própria dão baixa das mp cadastradas neles, e o sistema nos informa as necessidades e sugestões de compras a partir do que compramos, produzimos e vendemos! 

O gerenciamento do estoque é base para o gerenciamento da produção e ajuda você a calcular os custos dos alimentos. Sem ele, seus cálculos nunca são precisos.

Gestão da produção

O ERP em nuvem inclui um conjunto abrangente de relatórios de produção, como pedidos e apontamento da produção, cadastro das receitas com cálculo dos custos e baixa no estoque, além do cadastro das margens esperadas, do rendimento das receitas, custo das embalagens e um mapeamento assertivo das perdas – uma vez que o apontamento da produção gera o saldo do produto acabado no sistema e o confronto da informação do sistema com a realidade da padaria nos indica onde que está a nossa perda, no estoque, na produção ou no salão de vendas (entrada de produtos e matérias-primas, produção e venda).  

Lidando com obstáculos e mitos

Atualmente, há muita competição no setor alimentício. Um ingrediente errado e você pode acabar fazendo uma bagunça. O mito mais comum que gira em torno da mudança para a tecnologia é que é um exercício caro e exaustivo.

A mudança de um sistema pode ser vista como a reforma de uma casa, que apesar de todos os planejamentos, pode acabar sendo um pouco mais complexa do que imaginamos no começo, porém, uma vez que o projeto é finalizado, os ganhos são eternos e nos geram um benefício muito maior do que o trabalho. No entanto, isso não é verdade se você souber qual tecnologia escolher para sua padaria. Após ter a tecnologia certa instalada, você pode gerenciar sua padaria como nunca e aumentar seu lucro  da noite para o dia.  

O software como aliado!

Relatórios sugerem que o mercado global de panificação foi avaliado em 66.900 milhões de dólares em 2018 e atingirá 81.500 milhões de dólares no final de 2025.

Isso prova que sempre há espaço para o pãozinho. É fundamental que você esteja bem equipado com um software de gestão de panificação que faça a maior parte do trabalho para você, dando a você tempo para se concentrar em outros aspectos do crescimento do seu negócio ou tirar as tão sonhadas férias.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: