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E-commerce

4 erros que devem ser evitados em um supermercado virtual

Escrito por Fernando Bravo | 28/07/2020
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Tempo de leitura: 4 minutos

Implantar uma plataforma de vendas online em sua loja é uma forma de aumentar as vendas, aumentar o ticket médio dos seus clientes e reduzir a capacidade ociosa da sua operação. 

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Porém, como o varejo de alimentos é diferente de outros varejos, exige cuidados específicos e isso também vale para o ambiente digital, de forma que para implantar um supermercado virtual o empresário deve evitar alguns erros que comprometem toda a operação de e-commerce.

Em posts anteriores falamos dos desafios encontrados pelo supermercadista no momento de decidir fazer com suas vendas aconteçam, também, em um supermercado virtual. Agora vamos falar sobre os principais erros que precisam, e devem, ser evitados para alcançar o sucesso nesse formato de venda. 

Veja agora os 4 principais erros das vendas de um supermercado virtual:

1. Entregar um produto diferente do que o cliente comprou

No momento em que o consumidor efetua a compra de um item pela internet, a expectativa básica que é criada é receber o produto que foi comprado. Entregar uma mercadoria diferente, prejudica profundamente a confiança do cliente no seu supermercado virtual.

Além disso, os custos para arrumar a situação serão altos, tanto com relação ao tempo da sua equipe, de conferir, separar e entregar novamente, quanto no custo do produto, que se for perecível, pode ter sua qualidade prejudicada.

Contar com ferramentas adequadas, oferecer capacitação aos seus funcionários e criar mais de um processo de conferência das vendas do supermercado virtual é a solução para acabar com esse erro.

Alguns equipamentos também ajudam na conferência dos produtos, como o coletor de dados e os aplicativos de celulares para smartphones, que garantem que você entregue o que o cliente comprou.

2. Não ter o produto que o cliente comprou

É importante destacar que esse erro pode ser evitado, usando uma ferramenta de e-commerce em integração com sistema de gestão.

Esse erro normalmente está ligado a um problema que muitos varejistas enfrentam, a dificuldade em controlar o estoque. Esse controle deve ser a base para todas as operações do supermercado e no ambiente virtual não é diferente. 

Se o cliente conseguiu completar a transação online de compra, o supermercadista precisa garantir a presença desse produto em estoque.

A operação de um supermercado virtual apresenta vários desafios para os supermercadistas. 

Vale lembrar, que é comum tentarmos comprar um produto em um site e não conseguirmos devido à falta de estoque. Nesses casos deve aparecer uma mensagem do tipo: não consta em estoque, me avise quando chegar, etc.

Uma ferramenta apropriada para o varejo de alimentos oferece funcionalidades para o empresário manter o controle de estoque correto e alinhado ao sistema de gestão. Por exemplo, permite que você estipule uma quantidade mínima de produtos para que esse apareça disponível no site do seu supermercado virtual.

Contar com as ferramentas adequadas, faz toda a diferença para evitar esse  problema.

 

 

3. Atrasar a entrega (não entregar no horário marcado)

Quando o consumidor realiza uma compra em um supermercado virtual e agenda a entrega para determinado horário, ele cria um planejamento para a chegada desses produtos. 

Essa organização envolve o fato de reservar um tempo para aguardar a chegada, estando em casa ou no local combinado. Além disso, o consumidor também realiza uma programação para contar com essas mercadorias.

Além dos transtornos de precisar realocar o tempo do cliente, o atraso na entrega acaba com a expectativa sobre a compra, causando um atrito entre a empresa e o comprador final.

4. Entregar um produto de baixa qualidade

Esse erro é, talvez, o mais crítico que o empresário pode cometer em seu supermercado virtual.

O cliente compra um produto pela internet imaginando que receberá o mesmo da mesma qualidade que escolhe quando vai à loja. 

O consumidor online não abre mão de receber produtos que estejam dentro de um certo padrão de consumo. Se a mercadoria entregue não alcançar as suas expectativas, as chances desse cliente voltar a comprar no supermercado virtual é muito pequena.

O principal exemplo são os produtos de hortifrúti, como frutas e verduras, que se mal selecionados podem gerar uma grande insatisfação e perda de confiança dos seus clientes. 

Portanto, o supermercadista precisa controlar a qualidade dos produtos que serão entregues.

A proximidade do dono do negócio com a operação é um dos fatores que assegura a qualidade das mercadorias, pois esse deve ter a consciência do alto padrão dos itens que deve ser entregue. Essa é uma das vantagens que o pequeno varejista tem em relação às grandes redes.

Como acabar com os erros na operação do supermercado virtual

A maioria dos erros que acontecem durante as vendas de um supermercado virtual são evitados com a utilização de ferramentas, um software de gestão e um sistema especializado em e-commerce para supermercados, e execução de processos, principalmente conferências com o auxílio de equipamentos.

Os cuidados com a entrega também garantem a eficiência da operação, comprometimento com o horário e controle da qualidade fazem toda a diferença no momento de atender à expectativa do cliente e garantir o sucesso da operação online de vendas.

Acha que a operação do seu supermercado virtual está livre desses erros? Deixe sua opinião nos comentários.

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!

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