E-commerce

5 desafios ao montar um supermercado online

Escrito por Equipe InfoVarejo | 08/10/2019
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Montar um supermercado online é uma forma de aumentar as vendas da sua loja. O mundo está cada vez mais tecnológico e as compras pela internet já fazem parte do dia a dia de grande parte da população, que superou a insegurança nas transações online e agora percebe as vantagens em utilizar essas ferramentas.

5 desafios ao montar um supermercado online

Vender online com consistência e lucratividade depende de uma série de processos desconhecidos para o varejista tradicional. Por isso, ingressar nesse negócio é um grande desafio para quem está acostumado ao formato de venda físico. 

Veja, no artigo, os principais desafios nesse caminho.

1. Sincronia dos processos

Ao comprar  pela internet, o consumidor terceiriza uma série de tarefas que ele faria se fosse à loja física. Uma vez que a compra é realizada virtualmente, depende do fornecedor executar essas tarefas.

Portanto, o primeiro desafio é a execução com eficiência de uma série de novos processos.

Como afirma o especialista em varejo Alberto Serrentino “Varejo é um negócio que, na essência, é simples, mas que se torna desafiador e complexo na execução, porque entre o produto e a venda existe muita gente interagindo com muita gente”.

Assim, para que a operação do e-commerce seja bem sucedida, são necessários vários processos, em um curto espaço de tempo. A expectativa dos clientes é que a entrega do produto seja feita entre 4 e 8 horas úteis. Nesse período, várias atividades devem ocorrer, sem gargalos e erros operacionais:

Veja as principais atividades: 

  • Recebimento do pedido;
  • Separação dos produtos;
  • Empacotamento;
  • Faturamento;
  • Transporte;

Caso algum desses processos falhe, o tempo de entrega será maior e a satisfação do cliente estará comprometida. Retomá-la será um grande desafio, que também terá um custo. Veja mais sobre os gargalos da operação.

Por isso, é fundamental a utilização de ferramentas e treinamento constante da equipe e, claro, o acompanhamento dos processos.

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é a escolha da plataforma de e-commerce. Escolha a plataforma mais adequada para o segmento da sua loja. Ainda, é essencial a boa utilização do seu software de gestão. 

A integração entre o ERP e a plataforma de e-commerce é um ponto crucial. É importante que ocorra a transmissão dos dados em tempo real. Dessa forma, você terá a assertividade das informações do processo de venda. 

Setores como o controle de estoque, o departamento financeiro e a área fiscal, precisam estar integrados ao e-commerce. Só assim será possível operacionalizar a venda pela internet, de forma eficiente e eficaz.

2. Qualidade dos produtos

Um dos desafios encontrados por supermercadistas no momento de montar um supermercado online é conseguir entregar os produtos que agradam cada cliente. Como a venda pela internet exclui a possibilidade do cliente escolher exatamente o produto que será comprado, essa responsabilidade fica por conta da loja.

Em alguns departamentos esse desafio é menor. As mercadorias embaladas industrialmente, por exemplo, não passam por esse controle da qualidade. Basicamente, o supermercadista só precisa garantir que elas cheguem aos consumidores sem avarias nas embalagens.

Porém, as mercadorias de setores como hortifrúti, açougue, padaria e frios dependem de processos padronizados de controle de qualidade para o envio aos clientes do e-commerce. A necessidade do cliente deve ser atendida. Isto é, ele deve receber o produto com a mesma qualidade que escolheria, caso estivesse realizando a compra na loja física.

Alguns desafios ainda são de difícil resolução, como, por exemplo, a diferença de preferência de clientes em relação a produtos de hortifrúti. Existem clientes que preferem comprar bananas mais maduras, outros preferem verdes. Esse é um desafio inerente ao segmento, mas que, provavelmente, em breve, terá soluções.

3. Controle de estoque

O grande desafio do supermercadista é manter o controle do estoque correto e atualizado. Para que as vendas no e-commerce sejam realizadas, o estoque físico precisa estar alinhado com o estoque virtual (do seu software de gestão). Ou seja, o controle de estoque deve estar correto.

Problemas com o controle de estoque? Veja o passo a passo para um bom controle dos produtos.

O que adianta o consumidor encontrar seu supermercado virtual, realizar todo o processo de compra de um produto, efetuar o pagamento e na hora do processamento interno sua equipe descobrir que o produto está em falta?

Esse fato, além de gerar uma grande dor de cabeça para ser resolvido, resultará em prejuízo financeiro e ainda será um fator importante para criar um atrito entre o cliente e o seu supermercado, pois dificilmente esse voltará a usar o serviço.

Para manter o controle de estoque correto e atualizado é essencial que você conte com um sistema de gestão adequado para supermercados. Processos bem definidos como o inventário periódico e equipe da loja bem treinada.

Uma lição importante ao observar varejistas indo para o mundo digital é a importância em fazer o básico bem feito. Não adianta se aventurar no mundo digital, se controlar estoque ainda é um grande desafio para sua loja. Meu conselho é dar um passo atrás, organizar sua loja, para que, em breve você possa dar um passo à frente com consistência e segurança.

Quer saber como fazer um inventário de estoque? Veja esse artigo.

5 desafios ao montar um supermercado online

4. Preparação da loja, da equipe e ferramentas

Sua equipe precisa estar preparada para atender o cliente nesse novo formato de venda. A montagem de um supermercado online faz com que apareçam novas demandas de clientes e a equipe deve ser treinada para lidar com isso.

Sua equipe também vai precisar de preparo para operar as novas ferramentas e realizar as novas atividades exigidas. Da separação dos produtos, até a entrega para os clientes, todas as etapas devem ser esclarecidas. Os responsáveis por esses processos precisarão de treinamento para efetuar com qualidade esses procedimentos.

Implementar a cultura de venda digital é um dos fatores de sucesso para essa nova operação. Fazer com que todos os funcionários entendam o novo formato, as exigências do cliente digital e as diferenças entre o modelo físico e digital, faz diferença no resultado. Contar com funcionários engajados com o novo modelo de venda da sua loja será de grande ajuda para seu sucesso.

Durante o planejamento para montar o supermercado online é preciso pensar também, na preparação da loja para receber essa atividade.

Essa preparação deve acontecer tanto na organização das ferramentas tecnológicas necessárias, como computador, tablet e coletor de dados, quanto na área física da loja, como a definição de onde será realizado o processamento das compras, separação, empacotamento, etc. 

5 desafios ao montar um supermercado online

5. Expectativa do cliente

É o maior desafio, pois sem o cliente não tem e-commerce. Assim, você precisa conquistar a satisfação do cliente e, no caso de e-commerce, essa tarefa não é simples, por diversas razões.

Primeiro ponto é o imediatismo do cliente. Ele compra e tem a expectativa de receber em um prazo médio de 4 a 8 horas úteis.

A questão da qualidade na sua satisfação com base na sua expectativa é outro fator dificultador. O cliente compra uma fruta pelo e-commerce e fica com a expectativa de receber a fruta como se ele mesmo estivesse escolhido. E isso é muito difícil, primeiro pela questão básica, segundo, que o cliente pode ter preferências diferentes em relação à fruta.

Outra questão é em relação ao processo de compra simples, que ao selecionar um produto, do ponto de vista do cliente, é como se ele estivesse na loja. Ou seja, depois de enviar o pedido, avisá-lo que o produto está indisponível, é frustrante. E sabemos que essas questões ocorrem com uma certa frequência.

Conclusão: um supermercado online não é só a criação de um site

Engana-se o varejista que acredita que montar um e-commerce é apenas criar um site. Infelizmente é o que vemos com frequência. Montar um e-commerce envolve processos, pessoas e ferramentas.

Dessa forma, o empresário precisa entender que o e-commerce demanda não só o aprimoramento dos processos e atividades que já fazem parte do dia a dia da loja, mas também de operações próprias das vendas online, como a separação de mercadorias, a embalagem e a entrega aos consumidores.

Não é fácil, pelo contrário, é muito difícil. Mas acreditamos que vale a pena.

Principalmente porque acreditamos que o maior desafio você já o faz: gerir um supermercado. Assim, vender online vai exigir um controle maior e novos processos. É possível.

Está disposto a enfrentar esses desafios e montar um supermercado online?

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