5 desafios ao montar um supermercado online

Nos artigos anteriores, escrevemos sobre as principais características de um e-commerce e as vantagens dos pequenos supermercadistas nesse modelo de negócio. Agora vamos aprofundar nos principais desafios que o empresário enfrentará ao montar um supermercado online.

Montar um supermercado online é uma forma de aumentar as vendas da sua loja. O mundo está cada vez mais tecnológico e as compras pela internet já fazem parte do dia a dia de grande parte da população, que superou a insegurança nas transações online e agora já percebe as vantagens da tecnologia.

5 desafios ao montar um supermercado online

 

Vender online com consistência e lucratividade depende de uma série de processos desconhecidos para o varejista tradicional. Por isso, montar um supermercado online é um grande desafio para quem está acostumado ao formato de venda físico. Vamos citar os principais:

5 principais desafios do supermercadista para montar um supermercado online

1. Sincronia dos processos

Ao realizar a compra pela internet, o consumidor está, de certa forma, terceirizando uma série de tarefas que ele mesmo faria se fosse na loja física. Uma vez que a compra é realizada virtualmente, depende do fornecedor executar essas tarefas.

Portanto, o primeiro desafio é a execução com eficiência de uma série de novos processos, e com o sucesso da sua loja virtual, cada vez em maior escala.

Como afirma o especialista em varejo Alberto Serrentino “Varejo é um negócio na essência simples, mas que se torna desafiador e complexo na execução, porque entre o produto e a venda existe muita gente interagindo com muita gente”.

Assim, para que a operação do e-commerce seja bem sucedida, são necessários vários processos, que ocorrem em um curto espaço de tempo (a expectativa média de espera de uma entrega é de 4 a 8 horas úteis), e nesse período de tempo, várias atividades devem ocorrer sem gargalos e erros operacionais:

Veja os principais: 

  • Recebimento do pedido;
  • Separação dos produtos;
  • Empacotamento;
  • Faturamento;
  • Transporte;

 

Se um desses processos falhar, a satisfação do cliente estará comprometida, e retomá-la será um grande desafio, que também terá um custo. Veja mais sobre os gargalos da operação.

Por isso, é fundamental a utilização de ferramentas e treinamento constante da equipe. Alguns exemplos são a boa utilização do seu software de gestão, escolha da plataforma de e-commerce adequada para o segmento da sua loja, definição correta e acompanhamento dos processos.

A integração entre o ERP e a plataforma de e-commerce é um ponto nevrálgico. É importante que ocorra a transmissão dos dados em tempo real e assim aconteça a assertividade das informações do processo de venda. Setores como o controle de estoque, o departamento financeiro e a área fiscal, precisam estar integrados ao e-commerce. Só assim será possível operacionalizar, de forma eficiente e eficaz, a venda pela internet.

2. Qualidade dos produtos

Um dos desafios encontrados por supermercadistas no momento de montar um supermercado online é conseguir entregar aos clientes, produtos que lhe agradem. Como a venda pela internet exclui a possibilidade do cliente escolher exatamente o produto que será comprado, essa responsabilidade fica por conta da loja.

Em alguns produtos esse desafio quase não é percebido, as mercadorias embaladas industrialmente não passam por esse controle da qualidade e basicamente o supermercadista só precisa garantir que elas cheguem aos consumidores sem avarias nas embalagens.

Porém as mercadorias de setores como hortifrúti, açougue, padaria e frios dependem de processos padronizados de controle de qualidade para o envio aos clientes do e-commerce. A necessidade do cliente deve ser atendida, isso quer dizer que, ele deve receber o produto com a mesma qualidade que escolheria, caso estivesse realizando a compra na loja física.

Alguns desafios ainda são de difícil resolução, como por exemplo a diferença de preferência de clientes em relação a produtos de hortifrúti. Por exemplo, existem clientes que preferem comprar bananas mais maduras, outros preferem mais verdes. Esse é um exemplo de um desafio inerente ao segmento, mas que provavelmente em breve teremos inovações para resolver esse problema.

3. Controle de estoque

O grande desafio do supermercadista é manter o controle do estoque correto e atualizado. Para que as vendas realizadas no e-commerce sejam realizadas, o estoque físico precisa estar alinhado com o estoque virtual (do seu software de gestão), ou seja, o controle de estoque deve estar certo.

Problemas com o controle de estoque? Veja o passo a passo para um bom controle dos produtos.

De que adianta o consumidor encontrar seu supermercado virtual, realizar todo o processo de compra de um produto, efetuar o pagamento e na hora do processamento interno sua equipe descobrir que o produto está em falta?

Esse fato, além de gerar uma grande dor de cabeça para ser resolvido, resultará em prejuízo financeiro e ainda será um fator importante para criar um atrito entre o cliente e o seu supermercado, pois dificilmente esse voltará a usar o serviço.

Para manter o controle de estoque correto e atualizado é essencial que você conte com um sistema de gestão adequado para supermercados, processos bem definidos como o inventário periódico e equipe da loja bem treinada.

Uma lição importante ao observar varejistas indo para o mundo digital é a importância em estar fazendo o básico bem feito. Não adianta se aventurar no mundo digital, se controlar estoque ainda é um grande desafio para sua loja. Meu conselho é dar um passo atrás, organizar sua loja, para que em breve, você possa dar um passo à frente com consistência e segurança.

Quer saber como fazer um inventário de estoque? Veja esse artigo.

5 desafios ao montar um supermercado online

 

4. Preparação da loja, da equipe e ferramentas

Sua equipe precisa estar preparada para atender o cliente nesse novo formato de venda. Montar um supermercado online faz com que apareçam novas demandas de clientes e a equipe deve ser treinada para lidar com isso.

Sua equipe também vai precisar de preparo para operar as novas ferramentas e realizar as novas atividades que serão exigidas por um processo de vendas pela internet. Desde a separação dos produtos, até a entrega para os clientes, os responsáveis por esses processos precisarão de treinamento para efetuar com qualidade esses procedimentos.

Implementar a cultura de venda digital é um dos fatores de sucesso para essa nova operação. Fazer com que todos os funcionários entendam o novo formato, as exigências do cliente digital e as diferenças entre o modelo físico e digital, faz diferença no resultado final. Contar com funcionários engajados com o novo modelo de venda da sua loja será de grande ajuda para seu sucesso.

Durante o planejamento para montar um supermercado online é preciso pensar também, na preparação da loja para receber essa atividade.

Essa preparação deve acontecer tanto na organização das ferramentas tecnológicas necessárias, computador, tablet, coletor de dados, por exemplo, quanto na área física da loja que receberá essa operação, por exemplo, a definição de onde será realizado o processamento das compras, separação, empacotamento, etc.

5 desafios ao montar um supermercado online

 

5. Expectativa do cliente

É o maior desafio, pois sem o cliente não tem e-commerce. Você precisa conquistar a satisfação do cliente e no caso de e-commerce essa tarefa não é simples, por diversas razões.

Primeiro ponto é o imediatismo do cliente. Ele compra e tem a expectativa de receber em um prazo médio de 4 a 8 horas úteis.

A questão da qualidade na sua satisfação. O cliente compra uma fruta pelo e-commerce e fica com a expectativa de receber a fruta como se ele mesmo estivesse escolhido. E isso é muito difícil primeiro pela questão básica, segundo, que o cliente pode ter preferências diferentes em relação a fruta.

Outra questão é em relação ao processo de compra simples, que ao selecionar um produto, do ponto de vista do cliente, é como se ele estivesse na loja, ou seja, depois de enviar o pedido, avisá-lo que o produto está indisponível, é frustrante. E sabemos que essas questões ocorrem com uma certa frequência.

Conclusão: montar um supermercado online não é só a criação de um site

Engana-se o varejista que acredita que montar um e-commerce é apenas criar um site. Infelizmente é o que vemos com frequência. Montar um e-commerce envolve processos, pessoas e ferramentas.

O empresário precisa entender que o e-commerce demanda não só o aprimoramento dos processos e atividades que já fazem parte do dia a dia da loja, mas também de operações próprias das vendas online, como a separação de mercadorias, a embalagem e a entrega aos consumidores.

Não é fácil, pelo contrário, é muito difícil. Mas acreditamos que valha a pena.

Principalmente porque acreditamos que o maior desafio você já o faz: gerir um supermercado. Vender online vai exigir um controle maior e novos processos. É possível.

Está disposto a enfrentar esses desafios e montar um supermercado online?

Deixe nos comentários sua experiência e opinião sobre e-commerce em supermercados.

Ficou com alguma dúvida sobre como montar um supermercado online? Mande e-mail para gabriel@infovarejo.com.br

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