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Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Escrito por Jerry Coutinho | 13/03/2017
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A cultura organizacional é o sistema de crenças e normas gerais adotados por uma empresa. Para que uma empresa reconheça e crie a sua cultura é preciso que ela entenda a real importância de estabelecer uma cultura organizacional sólida e que identifique os objetivos que devem ser alcançados.

Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Já pensou em qual seria a importância da cultura organizacional para sua empresa? Está com dificuldades de estabelecer uma cultura compatível? Listamos ao longo desse texto algumas informações que vão te orientar.

A cultura Organizacional na prática

Cultura organizacional é como uma bússola que guia os processos, decisões, planejamentos e pessoas que formam uma organização.

Com a união de várias regras, conceitos, valores, crenças, comportamentos e expectativas que devem ser compartilhados por todos os membros da organização, a cultura organizacional é um importante passo para o seu negócio.

Por ser própria de cada empresa, essa cultura serve também para distinguir uma organização das outras.

Se fosse para resumir cultura organizacional, poderíamos dizer que é o “jeitão da firma funcionar”. Sendo assim, como efeito de um bom alinhamento de expectativas e dos comportamentos, a cultura organizacional muitas vezes garante um bom clima organizacional.

É importante ressaltar que não se imprime uma cultura organizacional apenas com cartazes e leis escritas, ela é parte do DNA da empresa e deve estar internalizada em cada um de seus colaboradores.

A criação de uma boa cultura organizacional

Ao criar a cultura organizacional, temos a tendência de criar um universo perfeito e pouco provável que exista na realidade do nosso dia a dia. Os conceitos que formarão a cultura organizacional de uma empresa, deverão ser colocados em prática em sua totalidade.

Toda cultura organizacional deve ser formada por quatro instâncias muito importantes. São elas: missão, visão, valores e estratégia.

Vamos explicar cada uma dessas instâncias:

1. Missão

A missão de uma empresa, tem a ver com o motivo da sua existência. E isso diz muito sobre o que vocês propõem como valor para cada um de seus clientes.

Digamos que o seu supermercado tenha como foco o preço baixo, a sua missão pode ser algo como “oferecer sempre o menor preço”. Se seu foco é oferecer produtos importados e de alto valor agregado, poderíamos usar algo como: “criar uma experiência de compra global para cada cliente.”

É importante manter uma missão que seja real e tenha a ver com o seu negócio em específico.

2. Visão

Visão é como você imagina a sua empresa em um futuro próximo. Ela deve conter três variáveis: como, quando e onde. Para deixar claro como você imagina a sua empresa, quanto tempo levará para chegar nesse objetivo e onde será alcançado esse resultado.

Exemplo:

“Ser a referência em atendimento ao cliente em cinco anos em todo o estado de Minas Gerais.”
(Como?)                                             (Quando?)                                         (Onde?)

3. Valores

Quanto aos valores pense o seguinte: “Valor é algo que você não vive sem”. Isso é mais do que importante. Quando digo que é algo que não vivo sem, isso se torna essencial para minha vida. Isso dá ao valor na formação da cultura organizacional um peso muito grande e seus colaboradores irão realmente acreditar que aquilo é um valor para a empresa.

4. Estratégias

São as ações práticas que teremos que ter para entregar a missão, alcançar a visão e manter os valores.

A estratégia é muito importante para que nossa cultura organizacional seja de fato algo que agregue valor prático para nossa empresa. Essa visão prática vai evitar a criação de uma cultura impossível de ser praticada. Dessa forma, pensando nas estratégias para aplicação desses conceitos é que chegará a uma cultura organizacional eficiente. Enfim, a estratégia é a razão que guiará nossa emoção quando estivermos criando o DNA da nossa empresa.

A aplicação da cultura organizacional

Depois de criada a cultura ela deve ser difundida primeiramente entre o time, criando na sua equipe interna, uma legião de fãs e advogados da sua marca. Depois de explicada e compreendida internamente, é hora de partir para difusão entre seus clientes e todo o público externo.

É importante entender que a cultura organizacional deve guiar todas as formas de ação da empresa, desde a publicidade, até a contratação, que deve acontecer sempre seguindo os critérios dessa cultura.

Enfim, essa cultura deve ser usada por todos colaboradores.

Agora que você já está pronto para definir e aplicar uma boa cultura na sua empresa, é só partir para a prática! Não deixe de nos contar sobre os seus resultados.

Quer saber mais sobre a importância de realizar uma boa gestão de pessoas em sua empresa? Leia esse artigo sobre a importância de direcionar equipes.

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