Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB brasileiro deve crescer apenas 1,5% até o final de 2017. Sim, estamos vivendo uma crise e ela chegou também aos supermercados, já que o poder de consumo das famílias caiu como há mais de uma década não acontecia.

Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

 

Diante disso, é natural que os gestores do segmento busquem alternativas para minimizar os impactos da recessão.

A boa notícia é que existem algumas formas de driblar a crise e até aumentar as vendas nos supermercados. E é sobre isso que vamos conversar agora.

1. Melhore a área de vendas para estimular o consumo

Uma pesquisa realizada pela POPAI, uma associação mundial sem fins lucrativos para melhorias do marketing no varejo, revelou que 76% das decisões de compra acontecem nos postos de vendas.

Logo, se quase a totalidade dos consumidores decidem o que e como comprar quando estão no supermercado, é muito importante trabalhar o visual merchandising, as ações promocionais, o layout, enfim, ter uma loja que estimule o consumo e aproveite este comportamento dos consumidores.

Veja esse artigo e entenda o motivo do ponto de venda ser o local sagrado de um supermercado.

2. Chame atenção com cartazes diferenciados

Por incrível que pareça, os cartazes em papel já tradicionais nos supermercados são apontados pelos consumidores como mídias que os estimulam a comprar.

Isso significa que por mais que uma dona de casa já vá à loja com alguns itens em mente, ela se sentirá tentada a comprar produtos que são anunciados nos cartazes com preços extraordinários.

A dica é: inove nos cartazes; tente fazê-los mais chamativos e atraentes, pois assim os consumidores serão ainda mais estimulados a levar os itens anunciados.

3. Use os meios digitais para anunciar

A internet assumiu uma importância gigante no mundo do marketing e da propaganda. As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo na web.

Logo, é fundamental que o seu supermercado tenha uma boa presença digital (site, blog, redes sociais, etc.). Isso ajuda também a reduzir custos, já que é possível anunciar no ambiente digital direcionando as mensagens para um público selecionado, em horários e em locais apropriados.

E mais: na web é possível fazer testes e medir a eficiência dos anúncios em tempo real, por meio de ferramentas como Google Analytics e outras.

Saiba como a tecnologia pode ajudar o varejista. Veja esse artigo.

4. Capriche no atendimento

Com a concorrência acirrada, supermercados com atendimento acima da média podem se destacar. Isso porque nunca foi tão importante trabalhar a experiência do consumidor.

Então estimule sua equipe a tratar o cliente com ainda mais cordialidade, a se colocar em prontidão para ajudar e a encantá-lo desde o momento em que ele entra na loja até a finalização da venda.

Trabalhe um atendimento ainda mais personalizado e crie canais para relacionamento também com aqueles clientes que não estão na loja (SAC, chat online, telefone, aplicativo de mensagem instantânea etc.).

5. Use a tecnologia para superara a crise

Invista em soluções tecnológicas que ajudem a gerir o supermercado de uma forma mais inteligente. Trabalhe com soluções administrativas, mas também para o ponto de venda (leitores de códigos de barras ágeis para os Caixas e impressoras térmicas portáteis para inserção e troca de preços nas gôndolas), terminais para consulta de preços, além de sistemas para gerenciar estoques e fazer inventários (coletores de dados, por exemplo) com mais facilidade e eficiência.

Ao equipar seu supermercado com recursos tecnológicos avançados, você poderá ajustar os processos, assim como diminuir erros e retrabalhos. Enfim, com as ferramentas certas você consegue tornar sua gestão mais inteligente – o que certamente será percebido pelos clientes.

O que você tem feito para aumentar as vendas do seu supermercado? O que achou dessas dicas para driblar a crise? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa sobre como driblar a crise.

Link do Texto original publicado no blog da Compex.

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