InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Tecnologia

Cofre inteligente, vale a pena para a minha loja?

Escrito por Equipe InfoVarejo | 06/08/2019
  • 137 visualizações
  • 7 compartilhamentos

Cofre inteligente, vale a pena ou não contratar esse serviço? Essa é uma questão que tem ficado na cabeça de muitos varejistas.

cofre-inteligente-vale-a-pena

Nesse artigo, explicaremos o porquê de contratar os serviços de cofre inteligente e quais as suas vantagens. 

O que é um cofre inteligente?

Cofre inteligente é uma ferramenta onde você deposita todo o dinheiro recebido diariamente. O cofre faz a contagem do dinheiro e o armazena, de forma segura, até que ocorra a coleta de valores. 

Além disso, o cofre inteligente faz a diferenciação entre as notas depositadas. Ou seja, não precisa ficar separando as notas antes de colocar na máquina. Ao final do processo, o cofre emite um comprovante com as informações do valor depositado e quantas notas de cada valor foram recolhidas. 

Vale a pena contratar o serviço de cofre inteligente?

Os cofres inteligentes já existem no mercado há alguns anos. Com o intuito de melhorar a gestão e o controle financeiro das empresas, essa ferramenta tem caído no gosto dos varejistas. 

Em relação aos roubos, os cofres inteligentes também trazem benefícios, pois, dão a máxima segurança que você precisa. O numerário fica armazenado em cofres altamente resistentes, feitos de aço de meia polegada ou até mesmo concreto. O numerário fica armazenado em cofres altamente resistentes, feitos de aço de meia polegada ou até mesmo concreto. Além disso, o processo é feito por senhas, dessa forma, você consegue mapear quem fez cada um dos procedimentos. Bem como, com o cofre inteligente, você ainda tem a garantia do dinheiro depositado no cofre cair na sua conta no mesmo dia do depósito. 

Outro ponto de melhoria é no quesito fraudes internas. O controle do movimento passa a ser feito em todas as etapas, o que faz com que exista uma menor circulação de dinheiro na mão dos empregados. Com o dinheiro passando por menos mãos, você conseguirá resolver e até sanar a questão ligada a fraudes. 

Muitas vezes, principalmente nos varejos menores, o transporte de valores é realizado pelo próprio dono da empresa. Isso acaba não sendo tão vantajoso, dado que o processo fica totalmente dependente de uma pessoa. O proprietário acaba ficando preso na loja, impossibilitado de tirar férias, por exemplo. O cofre inteligente melhora esse sistema. O responsável por fazer o transporte dos valores será a própria empresa contratada, dando total tranquilidade e segurança durante esse processo.

Melhoria na gestão

Além das razões de segurança e evitar prejuízos, o uso desse equipamento traz vantagens em diversos aspectos na gestão da empresa. Um grande ponto que você logo sentirá a diferença é a melhoria na gestão e controle do seu negócio. Assim, independente do tamanho da sua rede, você consegue monitorar todas as etapas do processo através de uma ferramenta de monitoramento. Isto é, de forma online, você consegue acompanhar os níveis de caixa de todas as unidades instaladas.

Quais os pontos são beneficiados com o cofre inteligente?

O cofre inteligente traz benefícios em muitos aspectos e áreas da empresa. Veja, a seguir, 10 desses benefícios:

  • Elimina a contagem e recontagem de dinheiro no fechamento de caixa;
  • Identifica as notas supostamente falsas;
  • O gestor pode acompanhar todas as movimentações 24h por dia;
  • Os valores são segurados a partir do depósito no cofre inteligente;
  • Mínima exposição do dinheiro na loja;
  • Acompanhamento de todas as transações, por loja e por usuário;
  • Elimina o risco de fraude interna;
  • Possibilidade de crédito em conta, mesmo antes da coleta;
  • Determinar níveis de acessos diferentes para cada funcionário;
  • Baixo custo operacional se comparado aos cartões de crédito e débito.

Conclusão 

O cofre inteligente traz toda a segurança contra fraudes e roubos, além de trazer uma melhoria nos processos gerenciais da sua empresa. Com a utilização dos cofres, você terá mais tempo para se dedicar a atividades que melhoram os resultados da empresa. 

Em resumo, os cofres inteligentes ajudam em questões de segurança — evitar roubos. Caso, mesmo com o cofre instalado, consigam roubar o dinheiro, a empresa prestadora do serviço, assegura o ressarcimento do valor integral presente no cofre. Além disso, tem a questão da tranquilidade, simplificação e melhoria de gestão e controle da empresa. 

Se o cofre inteligente vale a pena ou não, dependerá do contexto da sua empresa. O que deve ser avaliado neste momento não é somente o risco de assalto, mas também o tempo das pessoas envolvidas no processo. Sem o cofre há a necessidade de uma única pessoa responsável por essa função. Se mais pessoas forem responsáveis, você corre o risco de fraudes internas, se apenas uma for a responsável, essa pessoa nunca pode ficar doente ou sair de férias, como você agiria nessas situações? 

Com os cofres inteligentes, onde você estiver, consegue acompanhar as informações dos depósitos, além de ter a certeza de que a segurança da gestão financeira da sua empresa estão garantidas. Não perca tempo, procure já uma empresa de cofres inteligentes e contrate o serviço. O controle financeiro e a segurança são os pontos essenciais para bons resultados na sua empresa.

Como é feito o controle dos depósitos na sua empresa?

Você tem desfalques por fraudes no processo de depósito no seu negócio?

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Patrocinado: