InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Equipamentos

Cofre inteligente, como escolher?

Escrito por Equipe InfoVarejo | 12/09/2019
  • 99 visualizações
  • 1 compartilhamento

Um cofre inteligente traz inúmeros benefícios para a gestão e segurança das empresas. Além de benefícios como o seguro do numerário presente no caixa, também tem a função do crédito em conta do valor depositado diariamente. 

cofre-inteligente-como-escolher

Realmente, são muitos os benefícios, mas você sabe quais os tipos de cofre inteligente presentes no mercado e qual o melhor para a sua empresa? Neste artigo, você entenderá e sanará suas dúvidas sobre essas diferenças.

Existem alguns modelos de cofre no mercado e cada um se adéqua melhor a cada tipo de varejo. Veja, abaixo, as diferenças em cada item. 

Leitora de cédulas

As leitoras de cédulas podem variar entre 1 cédula por segundo e 600 por minuto, dependendo da sua necessidade. Existe também a possibilidade de colocar duas leitoras de cédulas no mesmo cofre, o que agilizaria o processo da contagem. 

As farmácias, por exemplo, não possuem a necessidade da leitura de 10 cédulas por segundo. Um de uma ou duas cédulas por segundo já atenderia a demanda. 

Agora, se for um posto de gasolina, dependendo do tamanho, claro, uma leitora de uma cédula por segundo não atenderia as necessidades. O ideal seria uma que lesse mais notas por segundo ou mais de uma leitora no cofre. 

Capacidade de suporte

A capacidade de suporte dos cofres inteligentes também é algo que pode interferir. Com variações de 3.000 a 10.000 cédulas por coleta, a capacidade interferirá no rendimento e funcionalidade do produto. 

Exemplo, para um hipermercado um cofre com capacidade de 3.000 cédulas é pouco, não atende as necessidades. O ideal é um maior, de 10.000 cédulas. Normalmente, a coleta e transporte de valores é feita uma vez por semana. Ou você contrata esse serviço mais vezes, ou escolhe um cofre maior. 

Capacidade de valor

Assim como a capacidade de suporte, os cofres inteligentes suportam até um valor específico entre as coletas. A variação é entre 50.000 e 300.000 reais. Obviamente, varia com a capacidade de suporte. 

Um cofre com suporte para 10.000 cédulas suportará até 300.000 reais, e assim por diante. 

Maço

Outra diferença que se dá entre os cofres é o tamanho do maço de notas que cabe no cofre por vez. Alguns, aceitam maços de 30 notas, outros aceitam um maço 200 por vez. 

Pode parecer um detalhe com pouca importância, mas dependendo da demanda da empresa, é de grande importância, principalmente na otimização do tempo do gerente. 

Tamanho do cofre

Obviamente, um cofre com a capacidade para 3.000 notas é bem menor do que um para 10.000 cédulas. Alguns, de menor capacidade, são projetados para ficar embaixo de uma mesa, por exemplo. Os de maior capacidade são maiores e mais robustos, exigindo um espaço maior.

Como escolher a empresa de cofres inteligentes?

O cofre inteligente é muito mais do que um equipamento, é uma solução de segurança e gestão para sua loja, conforme vimos no artigo Como o cofre inteligente ajuda na gestão da sua empresa. 

Por isso, antes de escolher o cofre, é fundamental avaliar a empresa que está por trás. É importante lembrar que essa empresa cuidará do seu dinheiro, portanto, solidez e confiança são atributos indispensáveis.

Outro ponto, é que o cofre inteligente está muito ligado a toda solução de transporte de valores. Dessa forma, é importante que você busque uma empresa que solucione todos os problemas, de ponta a ponta, desde o cofre inteligente ao transporte do valor. 

Conclusão

Ao contratar o serviço de cofres inteligentes, analise bem a empresa e os modelos de cofre. Algumas empresas fazem a análise da sua loja e qual o melhor cofre atende as necessidades da mesma. 

Além da definição do melhor cofre, caso contrate uma empresa que fabrique e forneça os cofres, a customização, principalmente no que se refere a segurança, pode ser feita mais facilmente. Exemplo, se sua loja fica em um local mais suscetível a assaltos, podem ser instalados alarmes sonoros e outros ligados a central. 

Contratar uma empresa que solucione não só o problema do dinheiro guardado na empresa, mas também que ofereça o serviço de transporte é essencial. Saber que seu dinheiro está em boas mãos é sinônimo de tranquilidade. 

Bem, os benefícios são muitos e as variações igualmente. Agora, que já viu as diferenças, entre em contato com uma empresa de cofres inteligentes e faça já a análise das necessidades da sua empresa. 

Como sua empresa gerencia a gestão financeira da sua empresa?

Você sabe qual cofre inteligente melhor se enquadraria no cenário da sua empresa?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo! 

Patrocinado: