Compras

Benefícios em participar de centrais de negócios para comprar melhor

Escrito por Gabriel Junqueira | 19/09/2019
  • 352 visualizações
  • 28 compartilhamentos

Participar de centrais de negócios é uma maneira que muitos varejistas encontram na busca de fazer boas compras e conseguir boas oportunidades

beneficios-em-participar-de-centrais-de-compras-para-comprar-melhor

A compra está muito ligada a volume. Ou seja, quanto maior o volume da sua compra, mais benefícios com os fornecedores você consegue. Dessa forma, participando de centrais de negócios, você consegue muitos desses benefícios. Entenda o que são e quais os benefícios em participar das centrais de negócios, no quesito comprar melhor.

O que são Centrais de Negócios?

Comprar através de centrais de negócios é uma maneira de fazer compras de forma centralizada. Ou seja, comprar com outros supermercados. Criando, assim, uma espécie de elo entre diferentes empresas. Dessa forma, as empresas participantes podem adquirir quantidades determinadas de produtos e preços melhores sobre grandes volumes. 

Suponha que o gestor de um determinado supermercado fique sabendo de uma alta no preço do feijão e que comprando uma carga fechada do produto, o valor sairá muito mais em conta.

Porém, ele só precisa de um terço do conteúdo de uma carga. Esse supermercadista entra, então, em contato com outros supermercados, do mesmo porte e que não sejam concorrentes, e expõe a oportunidade, perguntando se há interesse no negócio. Todos entrando em um acordo, o negócio é fechado. 

Agora, veja os benefícios em participar dessas centrais.

Poder de barganha com o fornecedor

Ao participar de centrais de compras, você acaba por ter um contato maior com o fornecedor e, como o volume da compra costuma ser alto, o poder de barganha com o fornecedor se torna maior, principalmente em dois aspectos. 

  • Frete – Ao comprar uma carga fechada de algum produto, pode ser que você consiga um valor menor no frete. Como a compra é conjunta, é aconselhável que você analise e defina a melhor forma de entrega do produto. Compensa a entrega ser feita em apenas uma loja e depois as outras empresas envolvidas recolherem os produtos ou compensa o fornecedor fazer a entrega separadamente? O valor pago na segunda opção é muito maior? Normalmente, as centrais de negócios contam com um centro de distribuição, justamente para facilitar a logística e reduzir custos. Assim, os associados buscam as mercadorias na central.
  • Melhores condições de pagamento – Como o volume da compra é alto, o supermercadista pode tentar um acordo com o fornecedor. Às vezes, dividir o pagamento em mais vezes ou até diminuir os juros do pagamento parcelado. 

Diferencial em produtos 

Outro benefício em participar das centrais de compras é o acesso a produtos diferentes no mercado. 

É sempre bom, para o varejo, quando os clientes encontram produtos e marcas que não são comuns no mercado. Chocolates e biscoitos importados, vinhos e até produtos de limpeza que não são encontrados em qualquer supermercado do Brasil. Esse é um fator que traz grande visibilidade para os supermercados. 

Com as centrais de compras, você consegue um acesso maior a esses produtos. Dado que se comprar uma carga inteira de um desses produtos específicos o prejuízo é certeiro. Toda a mercadoria ficaria estocada e, facilmente, perderia o prazo de validade. 

Certeza da entrega do produto

Um fato muito comum no ramo varejista é a não entrega de produtos pedidos. Exemplo, o supermercadista compra 50 caixas de cerveja e o fornecedor simplesmente não entrega o pedido. 

Com as centrais de compras isso não acontece. Como a compra é sempre alta, o fornecedor não arriscará perder a venda e a parceria com os supermercados envolvidos.

Conclusão 

Participar de centrais de compras é uma ótima opção para aumentar lucros e a visibilidade da empresa, mas exige alguns cuidados. Os supermercados envolvidos devem ser sempre do mesmo porte. Não é vantajoso um supermercado grande e um pequeno pagarem o mesmo preço em um produto. Além disso, os supermercados envolvidos não devem ser concorrentes, por motivos óbvios. 

Agora, que já foram ditos os maiores benefícios em participar de centrais de compras, analise a situação da sua empresa e se compensa aderir a esse processo. Claro, sempre tomando cuidado para o prejuízo não ser maior que o lucro. Dessa forma, tudo deve ser muito bem alinhado com os outros mercadistas. Centrais de negócios é muito mais do que apenas comprar com outro supermercado, é uma troca de experiência.

Sua empresa já participou de alguma central de negócios?

Seu gestor de compras possui dificuldades em negociar com fornecedores?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Publicidade