InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Tecnologia

Como a automação comercial pode ajudar o varejo a fugir da crise

Escrito por Bruno Gomes | 02/10/2017
  • 194 visualizações
  • 68 compartilhamentos

Antes de entrarmos propriamente no tema da automação comercial, é preciso que façamos um rápido overview de como está hoje a situação do varejo no Brasil. Com a desaceleração acentuada da economia nacional nos últimos dois anos – tendo 2016 como o epicentro de uma das maiores crises dos últimos 50 anos – o comércio varejista viu um gráfico crescente cair em uma proporção preocupante. Portanto, hoje em dia fugir da crise é uma preocupação de todo varejista.

Como a automação comercial pode ajudar o varejo a fugir da crise

Mas de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a “tímida” retomada deve começar a acontecer ainda em 2017.

Isso devido aos esforços do setor, juntamente com iniciativas do governo (a distribuição dos valores das contas inativas do FGTS, por exemplo), que elevaram as intenções de compras das famílias – o que é ótimo para o segmento.

A boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, os varejistas podem melhorar seu poder competitivo. E é justamente sobre isso que vamos conversar a seguir.

Continue lendo para entender como a automação comercial está sendo vista como uma das fórmulas inteligentes para fugir da crise e não depender das medidas do Governo para voltar a ver o seu negócio crescer em 2017.

O que é automação comercial e como ela pode ajudar os varejistas

De uma maneira bem prática, podemos dizer que a automação comercial é um conceito que abrange o uso de métodos e ferramentas tecnológicas com a finalidade de automatizar processos comerciais.

Em outras palavras, ao fazer automação comercial, os varejistas conseguem, por meio da tecnologia, mecanizar e tornar mais ágeis atividades até então feitas manualmente.

No varejo, a automação comercial traz inúmeros benefícios como:

  • Redução do custo com mão de obra;
  • Melhorias no controle operacional;
  • Maior eficiência de cálculos e controle efetivo de estoques;
  • Redução de erros e retrabalhos por parte dos funcionários;
  • Eliminação de tarefas repetitivas;
  • Aumento na eficiência do atendimento ao cliente.

A aplicabilidade da automação se dá em diferentes frentes. Entre elas, destacam-se:

Ao tornar os processos automatizados, as empresas varejistas passam a integrar sistemas e criar sequências lógicas de tarefas, o que potencializa a produtividade das equipes ao mesmo tempo em que torna a gestão orientada por dados.

Com as informações sempre atualizadas e disponíveis, tomar decisões estratégicas se torna muito mais seguro e rápido.

Se olharmos para este momento de crise, a automação comercial assume um papel fundamental também na competitividade do segmento.

Ela torna o dia a dia operacional mais inteligente, uma vez que diminui os tempos de realização de atividades, corta gastos com mão de obra e outros, melhora a satisfação dos clientes etc.

Em suma, a incorporação da tecnologia de forma automatizada coloca os varejistas em posição de vantagem frente à concorrência, ajuda a melhorar a experiência dos clientes, potencializa os resultados e torna a gestão dos negócios mais estratégica e analítica.

Em outras palavras, a automação comercial pode ser a “chave” para driblar não apenas a crise atual, mas todas as futuras que eventualmente irão acontecer.

Como começar a adotar a automação comercial em seu varejo para fugir da crise

Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando que deve fazer para planejar e executar uma estratégia de automação comercial na sua empresa varejista.

O primeiro passo é simples e, ao mesmo tempo, muito importante: você deve ter o apoio de uma empresa especializada.

É fundamental que o seu fornecedor de produtos e serviços de rotinas automatizadas tenha uma atuação orientada para o varejo, uma vez que as particularidades deste segmento são muito diferentes dos demais.

Link do Texto original publicado no blog da Compex.

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com

Está pronto para fugir da crise usando uma automação comercial? Deixe seu comentário.

 

Publicidade