fbpx
Gestão

Como começar 2024 aumentando o ticket médio do seu supermercado?

Escrito por Pérola Freeman | 29/11/2023
  • 1738 visualizações
  • 372 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

No mundo competitivo de hoje, como administrar um supermercado com sucesso é uma questão que paira sobre todos os supermercadistas. Se o fluxo de caixa diminuir, é preciso identificar o erro e analisar o que fazer para aumentar o ticket médio.

Como começar 2024 aumentando o ticket médio do seu supermercado?

A chave para o sucesso aqui em aumentar as vendas do seu supermercado é proporcionar ao cliente uma experiência que ele valorizará e passará para frente. Isso garantirá consumidores fiéis e atrairá novos clientes por meio de referências.

Aqui estão 5 passos para você sobre como aumentar o ticket médio do seu supermercado.

1 . Conheça seu cliente:

Crie o hábito de dar aos seus clientes o que eles querem, eles farão negócios e comprarão de você. Os serviços que você oferece devem refletir as necessidades de seus clientes. 

Pense na perspectiva do seu cliente, mostre, venda e diga coisas que interessam a eles, não apenas o que interessa a você. Esse é um fator crucial que determina se você terá sucesso ou não.

 

2. Ofereça sugestões: 

As pessoas respondem melhor quando possuem opções para escolher o melhor produto. Treine seus vendedores para criar um relacionamento com o cliente, entender suas necessidades e sugerir ofertas e benefícios em sua loja. 

Comece a usar plataformas e sites que forneçam promoções direto para o consumidor. Assim, ao invés de levar 1 produto, por exemplo, dependendo da promoção, ele pode levar 2 e ganhar o terceiro. 

3 . Reduza o tempo de espera na fila:

As longas filas nos balcões de cobrança são um dos maiores medos de todos os clientes durante os horários de pico e épocas festivas. Use um software de gestão que seja preparado para atender as demandas e que não trave nos momentos cruciais de vendas.  

4. Crie combos: 

Agrupamento de produtos como uma oferta combinada usando a demanda do produto primário para vender o produto secundário é uma ótima solução para aumentar o ticket médio do seu supermercado. Por exemplo: Um pacote promocional de 5 sabonetes por 10 reais venderia melhor do que 1 sabonete por 3 reais cada. 

O impacto do agrupamento como um kit pode ser poderoso. Isso normalmente leva a um maior engajamento e um ciclo de vida mais longo para o cliente. O melhor é que às vezes você não precisa diminuir o seu lucro, já que a promoção pode ser ofertada pela própria indústria. 

Você só precisa conferir quais as promoções do dia ofertadas no Portal da Promo! 

 

5. Seja Omni-Channel:

Hoje, atrair clientes para sua loja não é mais uma barreira em suas vendas, que dependem da experiência que você oferece aos seus clientes. Conectar-se com seus clientes do mundo físico ao digital, fornecendo uma experiência completa de compra de autoatendimento para uma experiência completa de compra assistida é uma ideia de supermercado eficaz. 

Ofereça exposição de múltiplos canais aos consumidores. Essa exposição oferece conveniência para que possam navegar e comprar na loja, no celular e offline, com o BOPIS, por exemplo. Mas nunca faça seus clientes esperarem muito pelas entregas, gerencie-as no mesmo dia com sua plataforma de entrega. 

Tudo isso é possível com um ERP de gestão que forneça integrações com plataformas de entrega e pagamento com backup de inventário abrangente em tempo real.

Aumentando o ticket médio em um cenário de constante mudança

O cenário supermercadista e omnichannel possui desafios entre as empresas e as novas expectativas dos consumidores. O sucesso neste ambiente em evolução requer o uso de ferramentas criadas para facilitar esse processo e oferecer oportunidades de compra com vantagens para o seu cliente!

Publicidade