InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Estoque

Antecipação Fiscal: o que é e quais as vantagens para o seu negócio.

Escrito por Luiz Nominato | 20/09/2019
  • 240 visualizações
  • 7 compartilhamentos

Para alguns varejistas o momento do recebimento de produtos pode ser tumultuoso. Isso porque, ao recebê-los, caso os processos não estejam bem alinhados, a loja pode ter uma série de problemas, seja por não encontrar a nota no sistema, com as quantidades recebidas ou se o valor da nota não confere com o valor acordado. Mas pensar em automatização, é pensar em meios de conseguir agilizar os processos que integram o dia a dia da loja, e, diante disso, mostraremos como a antecipação fiscal pode contribuir positivamente o recebimento de mercadorias da sua loja. 

Conferência de nfe - antecipação fiscal

Pensando nisso, iremos falar sobre uma função que pode facilitar significativamente a sua rotina, a Antecipação Fiscal. 

Primeiro, vamos falar de Confronto entre pedido de compra e NFe (XML)

Quando a mercadoria chega, tudo que o varejista quer é colocá-la disponível para a venda, certo? Por isso, o ideal é que o processo de recebimento seja ágil e eficiente, pois, quanto mais rápido for a conferência dos produtos, mais rápido ele poderá ser vendido. O Confronto entre o pedido de compras e a NFe existe para que nenhum problema na verificação aconteça, ou, se acontecer, seja facilmente identificado e resolvido. É nesse momento que o confronto do pedido com a nota e, também, a antecipação fiscal tornam-se essenciais para o varejista. 

Em síntese, o confronto entre o pedido de compra e NFe é, basicamente, a comparação entre o pedido de compra com o fornecedor registrado no sistema, com o arquivo XML da nota fiscal, e, finalmente,  com o próprio produto no ato da entrega, por meio do coletor de dados ou de uma via cega. Assim, é possível ter a certeza de que o que foi pedido, está na nota fiscal e foi entregue, com quantidade e preços corretos. 

Agora, o que é Antecipação Fiscal? 

Indo direto ao ponto, a Antecipação Fiscal é a conferência da nota fiscal por meio do XML antes do pedido ser entregue em sua loja, refinando a maneira como você confere a NFe e a mercadoria. 

Então, sendo um processo que complementa o confronto entre o pedido de compras com a NFe, consegue fazer toda a validação Fiscal, Financeira e Tributária, por meio do pedido do fornecedor. Isso posto, dentro dessa rotina de recebimento de produtos tudo estará preparado para o momento do recebimento dos produtos comprados.  Imagine a seguinte situação: 

Você tem um fluxo de recebimento de mercadorias intenso, e durante o dia, sua loja perde tempo significativo tendo que conferir cada nota, se a quantidade está certa, se o valor está como o acordado, entre outras informações. Além disso, ainda existem as situações que o produto ainda não está cadastrado no seu sistema interno, sendo necessário seu cadastro para entrada da nota e disponibilização para venda. Esse processo de certificação das informações contidas da NFe pode fazer com que a mercadoria demore de 2 a 3 dias para poder ser vendida. Seria ideal ter uma ferramenta integrada no seu software que conseguisse otimizar esse processo, não é mesmo? Isso traria pontos positivos ao seu fluxo de vendas, certo? 

Dessa maneira, fazendo a antecipação fiscal, antes que a mercadoria chegue para ser entregue, o varejista já  saberá se tem algum erro no processo, seja no valor acordado, na quantidade de mercadoria, nas informações tributárias dos produtos etc. Ele ficará, portanto, um passo a frente para solucionar o problema e fazer que sua rotina caminhe sem sobressaltos. 

Desse modo, a antecipação fiscal é como se fosse uma pré-entrada das notas, e, por conseguinte, a agilização do recebimento e conferência dos produtos, garantindo não somente agilidade mas, também, a certificação que tudo está dentro das conformidades fiscais. . 

Veja o funcionamento da Antecipação Fiscal: 

Para toda mercadoria faturada, é emitida uma NFe e enviado seu XML para quem está comprando ou o próprio Sistema ERP consegue buscá-la automaticamente. Então, a partir desse documento, é possível fazer todas as validações das informações contidas na NFe. Sendo assim, Software ERP faz uma busca no site da SEFAZ por alguma nota que esteja no CNPJ da loja e, caso ele identifique alguma NFe faturada, o sistema faz a manifestação da mesma e, posteriormente, o download no XML. Ao baixar o arquivo, o XML é encaminhado diretamente para o software para depois serem feitas as validações da conferência fiscal.

É isso: prático, fácil e ágil! Você pode fazer a conferência da nota pelo XML e, quando o produto for entregue, já está com meio caminho andado para a recepção do mesmo. 

Tempo é dinheiro! 

Essa é a principal vantagem que a antecipação fiscal consegue trazer para a sua loja: agilidade! Pense que quando o seu produto chega, ele não pode ser vendido imediatamente, então, com a antecipação, você ganha tempo no recebimento e já terá mercadoria pronta para estar na prateleira. 

A antecipação fiscal consegue resolver toda a tratativa da maior parte dos problemas que envolvem a recepção de mercadorias. Abaixo, elencamos as principais vantagens de fazer utilizar a antecipação fiscal: 

  • Menos gasto de tempo no Confronto do pedido com a NFe (XML)
  • Otimização do tempo; 
  • Descomplicação do recebimento;
  • Agilidade na conferência;
  • Disponibilidade das mercadorias com menor prazo;
  • Pode fazer a centralização da entrada da NFe, o que otimiza as atividades dos funcionários. 

É inegável que a tecnologia consegue contribuir significativamente para o varejo. Lembre-se que a Antecipação Fiscal é uma funcionalidade que consegue trazer velocidade na rotina dos varejistas. Antecipar o processo de conferência da nota dá tranquilidade para lidar com os possíveis sobressaltos na hora de receber as mercadorias.  Por isso a necessidade de escolher uma Software House que pense em atender não somente as suas demandas, mas se empenhe em trazer facilitações para que o seu negócio flua cada vez melhor. É fundamental ter um software eficiente e preparado para realizar as suas operações.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos!

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!

 

Publicidade