InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

Escrito por Jerry Coutinho | 02/03/2017
  • 516 visualizações
  • 110 compartilhamentos

E se você tivesse um ano para planejar uma festa? Ou o mesmo tempo para planejar uma viagem com sua família? Se tivesse um ano para planejar a compra de um veículo? Em sua opinião, a possibilidade de sucesso seria maior? Eu te asseguro que sim, a probabilidade de sucesso seria muito maior. E por um motivo muito simples: O planejamento é o melhor caminho para o sucesso!

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. O grande segredo de um bom planejamento é saber hoje, onde você quer chegar no futuro. E assim, tomar hoje as decisões que você precisa, para poder alcançar esse lugar que quer chegar no futuro.

Mas o que isso tem a ver com as perguntas iniciais? Simples, um ano é todo o tempo que as Escolas de Samba têm para preparar o seu novo desfile. Nesse ano, tudo, absolutamente tudo, precisa ser feito, pensado e planejado para alcançar o sucesso no próximo desfile. Portanto, vejamos o que podemos aprender sobre gestão com as Escolas de Samba:

1 – Planejamento Estratégico

Após as comemorações das vitoriosas e das reflexões das derrotadas (ou seja, na quinta-feira após o carnaval) carnavalescos, sambistas, compositores já estarão reunidos para pensar na escolha do tema e de como ele será trabalhado para o próximo desfile.

Verifica-se o orçamento, os recursos, as pessoas disponíveis e começa-se o planejamento e as ações necessárias para que no dia do desfile, tudo esteja pronto.

Todo planejamento precisa de três instâncias para funcionar corretamente: Recursos, Tempo e Pessoas. Os Recursos serão todos os insumos, produtos, materiais necessários para que a ação seja realizada. Tempo é o período necessário para alcançar o resultado planejado. E Pessoas serão os indivíduos envolvidos no processo de planejamento e de execução.

E aqui está uma grande lição das Escolas de Samba para sua empresa: Construa um planejamento para que as pessoas consigam desenvolver seus talentos, com esse planejamento definido as metas serão alcançadas por todos da equipe, pois todos saberão da importância do cumprimento de suas atividades para o sucesso do projeto.

2 – Foco

O extremo cuidado em não desviar do foco é essencial para o sucesso do planejamento. Para isso, as primeiras decisões devem ser tomadas com toda a certeza possível. Pois elas serão as diretrizes das ações planejadas. Reuniões iniciais para traçar estratégias mais corretas, definição de prazos, metas, ações, métodos, pessoas envolvidas e lideranças, tudo deve ser definido no início do processo e será o foco dos resultados durante toda execução do planejamento.

“Todos deveriam observar com muito cuidado para onde o coração os leva, e depois escolher esse caminho com a máxima convicção” PROVÉRBIO DO JUDAÍSMO HASSÍDICO

3 – Qualidade na execução 

A preocupação com a qualidade nos mínimos detalhes de uma Escola de Samba é uma excelente lição para qualquer empresa que quer alcançar o sucesso. O cuidado com mínimos detalhes de peças que medem milímetros é o mesmo cuidado que se tem com grandes peças de gigantes carros alegóricos. Sabe-se que aquela pequena peça formará um conjunto visual que deve encantar a quem estiver assistindo.

Por isso, cada detalhe deve ser cuidado com extremo zelo e atenção, em todas as etapas da execução do projeto. No clássico livro “Execução: a disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy e Ram Charan, tem uma frase que resume bem a importância da execução para o resultado final: “Execução é fundamental para a estratégia, e deve moldá-la. Nenhuma estratégia que valha a pena pode ser planejada sem levar em conta a habilidade da organização em executá-la”

4 – Visão Sistêmica

Enxergar o todo sem esquecer das partes. Quando assistimos o desfile de uma Escola de Samba ficamos extasiados com as imagens que vemos.

São cinco mil pessoas divididas em alas e que formam um conjunto harmonioso. Para sua empresa, não importa quantos setores e quão diferentes são as pessoas que ocupam esses setores, devem compartilhar do mesmo objetivo e buscar o mesmo resultado.

Esse resultado só é atingido com a visão sistêmica dos colaboradores. É importante que os líderes do planejamento e do projeto tenham a consciência do sistema completo, para que assim consigam passar aos seus liderados a importância que cada processo tem no resultado final.

5 – Gestão de Talentos

Saber recrutar, selecionar as melhores pessoas para executar esse trabalho no período de um ano. E principalmente colocar essa pessoa no lugar certo.

O melhor pintor, a melhor costureira, o melhor ferramenteiro, o melhor serralheiro, todos devem ser corretamente escolhidos e alocados em um local de trabalho que lhe dê condições de executar da melhor forma possível seu trabalho.

O papel da liderança é fornecer essas condições e um ambiente de trabalho agradável e voltado para o sucesso.

6 – Estimular o envolvimento entre os colaboradores e a sua empresa

Ninguém discute sobre o envolvimento das pessoas que participam no processo de criação e execução de um desfile de carnaval.

O envolvimento das pessoas com as escolas ultrapassa o ambiente de trabalho. Essa escola representa sua comunidade. E isso está além de qualquer vínculo empregatício. Transformar a sua empresa em algo transcendente é a lição a se aprender aqui. Fazer com que seu funcionário construa um laço afetivo com sua empresa.

O prazer de ver um desfile bonito na avenida, vai além da recompensa financeira para os membros da equipe de criação de uma Escola de Samba. Crie esse sentimento em suas equipes. Desenvolva neles o amor pelo trabalho e o orgulho pelo serviço prestado ou pelo produto fabricado.

Claro que as lições não se resumem as seis relatadas nesse artigo. Podem ser o início do desejo de transformar a sua empresa em uma empresa de sucesso, com pessoas apaixonadas pelo que fazem e com foco no resultado do planejamento. E assim, continuar encantando todos os seus clientes. Assim como somos encantados pelas Escolas de Samba nos desfiles de carnaval.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Publicidade