Softwares

5 dicas para atrair mais clientes para o seu sistema

Escrito por Anderson Locatelli | 03/06/2020
  • 327 visualizações
  • 46 compartilhamentos

Como você atrai novos clientes? Essa é uma pergunta frequente, tanto em empresas B2B, quanto em empresas B2C. Mas só fazer a pergunta não é suficiente, é preciso definir estratégias. 

5-dicas-para-atrair-mais-clientes-para-o-seu-sistema

Obter novos clientes é a parte que frustra a maioria dos empresários. Por exemplo, se você é médico, não precisa procurar novos pacientes, eles vêm até você. Mas esse não é o caso da maioria das empresas. 

O primeiro passo é entender que sua empresa não sobreviverá se você não for bom em atrair novos clientes. Mas fique tranquilo, aqui iremos mostrar algumas ações simples e rápidas para alcançar esse objetivo. 

1 – Tenha um posicionamento claro

A primeira grande dica é deixar muito claro qual segmento o seu sistema atende e quais os problemas ele resolve. 

As regras de negócios de diferentes segmentos são distintas. Por isso, ao tentar atender a todos você não consegue ter um sistema aderente, ou então terá um sistema muito complexo, o que acaba refletindo na manutenção do sistema e na experiência por parte do usuário. 

Quanto maior a complexidade do sistema, maior precisa ser a qualificação e o treinamento dos colaboradores para conseguir utilizá-lo.

Com o foco definido, ao invés de você olhar para 20 segmentos, você precisará olhar apenas um ou dois. Logo, as chances de se construir um sistema de qualidade e que seja líder do segmento são maiores.

2 – Quais as exigências dos consumidores?

É inegável que o mundo mudou, e com ele o comportamento dos consumidores.  

Novos consumidores possuem novas tendências de compras e diferentes exigências de mercado, atendimento e soluções. Hoje em dia o que o cliente quer é praticidade, agilidade e segurança. 

Entender, analisar e definir o que seu sistema pode ter e como ele pode atender essas mudanças e esse novo perfil de consumidores nos leva a dica 3.

3 – Agregue soluções e serviços!

Agora que você entendeu as exigências dos consumidores, é hora de enxergar seu sistema como um hub de serviços e soluções.

O que é um hub de serviços?

Muitas vezes seu sistema deverá lidar e integrar outros sistemas. Isso é bom, com integrações você conseguirá expandir o escopo e as funcionalidades, os limites do seu sistema. Dessa forma, integrações são fundamentais, pois com elas você conseguirá atender melhor e um número maior de clientes.

Um problema frequente no varejo é o controle de estoque das empresas. O sistema não consegue fazer o controle sozinho, depende de pessoas. Por isso, além de um sistema de estoque você precisa oferecer treinamentos e consultorias para os colaboradores das empresas contratantes. 

Outro exemplo é em relação ao PDV, o momento do pagamento do produto. O primeiro olhar nesse cenário é a venda, onde temos um problema recorrente nesse momento, o troco. 

Atualmente é notório que existe um problema de disponibilidade de moedas para troco, o que gera custos adicionais para todas as lojas. Uma solução é a Troco Simples, uma forma de simplificar como o varejo e os clientes se relacionam com o dinheiro, utilizando a tecnologia.  

O troco digital não precisa de cadastro prévio por parte dos clientes, nem precisa do download do aplicativo. Assim, partir de uma reserva de saldo pré-paga, o troco digital é creditado direto no CPF do consumidor, operando de forma totalmente automatizada.

O segredo é não enxergar apenas seu sistema em si, é passar a enxergar como seu cliente utiliza seu sistema e qual seria a melhor forma de fazê-lo. Para isso você vai precisar de parceiros com suas soluções especialistas integradas ao seu sistema.

 

4 – Transformação digital

A quarta dica é ajudar seu cliente a atravessar e engajar com a transformação digital. O sistema de gestão é um grande aliado nessa jornada.

Citamos que as exigências do novo consumidor são diferentes das exigências que o mercado está acostumado. Para atender esses clientes, a implementação de softwares e sistemas é crucial. 

Procure formas de ajudar a transformar as empresas digitalmente, como tecnologias em nuvem. 

No varejo os principais movimentos de transformação estão nos meios de pagamento e nas soluções para o cliente final.

O troco no CPF, fundamental na transformação dos meios de pagamento e soluções para o cliente final, ajudará o negócio do seu cliente. 

5 – Saiba onde seu cliente está e se comunique com eficácia 

Comunicação é tudo! Por isso, vender mais é ter uma boa comunicação com o seu cliente. Para isso precisamos voltar a primeira dica, que é ter claro quem é o seu cliente, seu público alvo. 

Ao ter clareza do seu foco e seus objetivos, você define quais os problemas seu sistema resolve e consegue demonstrar isso aos seus clientes. 

Mais do que isso, a partir do momento que você consegue se comunicar melhor, fica mais fácil para quem está no público alvo se identificar e ver que a sua empresa é o que ele está buscando, é uma empresa que o atende.

Muitas vezes a empresa nem sabe que tem um problema, mas quando você mostra a solução, elas percebem que diversas áreas falham devido a essa fissura. 

Se comunicar não é uma tarefa difícil, hoje, com o marketing digital, encontramos várias ferramentas online e de baixo custo. Assim você consegue promover uma comunicação eficiente, segmentando e mandando mensagens para o seu público foco.

Alcançando seus objetivos

Infelizmente não existe um botão mágico onde você atrai clientes para o seu sistema. Esse é o maior desafio de muitas software houses, e, sem definir estratégias é impossível alcançar a meta. 

Sugerimos começar com um posicionamento focado e claro para o mercado, em seguida, atrair parceiros com soluções especialistas para expandir o escopo do seu sistema e aumentar o nível de satisfação dos clientes, ajudando-os na transformação digital dos seus negócios. Com todas essas ações em curso, a comunicação fica mais fácil e poderosa, afinal de contas, você terá uma mensagem relevante para transmitir. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar o conhecimento adiante.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: