Varejo

O que fazer com a capacidade ociosa do seu supermercado?

O que fazer com a capacidade ociosa do seu supermercado?

Tecnologia, Varejo
Toda loja tem capacidade ociosa. Esse fato é de conhecimento de todos supermercadistas, que sabem que no dia a dia da loja, infelizmente, não existe demanda de vendas em todos os horários de funcionamento.   A operação do supermercado não é barata, manter uma loja em funcionamento gera custos e constantes investimentos. Demanda do varejo não é bem distribuída A demanda dos clientes não acontece de uma forma simétrica, ou seja, as suas vendas não acontecem de uma forma bem distribuída durante todo o dia. Há picos de rotatividade dos clientes em qualquer supermercado. Normalmente, a população economicamente ativa trabalha durante a maior parte do dia útil, isso reflete em uma baixa no movimento das compras em determinados horários e um pico de vendas em outros horários –
Inventário de loja: 6 dicas para a preparação desse processo

Inventário de loja: 6 dicas para a preparação desse processo

Gestão, Varejo
O inventário de loja é um processo fundamental para o seu negócio. Por meio dessa atividade todos os produtos presentes no estabelecimento serão contados, favorecendo um bom controle de estoque e reduzindo o risco de prejuízos, como perdas e rupturas.   Quer saber os motivos para realizar um inventário de estoque? Veja esse artigo. Se você sabe da importância em realizar um inventário de estoque de loja, separamos algumas dicas para você preparar a sua empresa para a execução dessa atividade. Essas dicas serão importantes, pois serão a base para o processo de contagem dos produtos do seu negócio. Conheça as 6 dicas para a preparação de um inventário de loja: 1. Tenha um software apropriado para o inventário de loja No momento de realizar a contagem dos produtos é in
Quando implantar um sistema de gestão na loja?

Quando implantar um sistema de gestão na loja?

Tecnologia, Varejo
Se você é um varejista e não conta com um sistema de gestão na loja, e com um software de ponto de venda, também chamado como software de frente de caixa ou apenas PDV, você já deve ter sido abordado por várias empresas e até mesmo consultores.     Para o pequeno varejista, um questionamento recorrente é se vale a pena o investimento em um sistema de gestão na loja. De antemão eu digo, se sua loja tiver mais que dois caixas, sem dúvida vale a pena, pois com certeza você tem um fluxo considerável de clientes, assim como de mercadorias em estoque. Portanto, o custo de se gerenciar, e os riscos de prejuízo compensam. Esse artigo é para o varejista que ainda não tem um sistema de gestão na loja. Convivendo diariamente com varejistas que desejam implantar um sistema de
Código EAN: importância para o cadastro tributário de produtos

Código EAN: importância para o cadastro tributário de produtos

Legislação, Varejo
O código EAN (European Article Number), ou código de barras como é conhecido, funciona como a identificação das mercadorias, podemos dizer que esse código é o RG de um produto, ou seja, único e exclusivo daquele determinado produto. Pelo código EAN é possível identificar o produto exato que está sendo comercializado, verificando assim, suas particularidades: a descrição exata, a unidade de medida, o sabor e a composição, sendo possível identificar de forma precisa qual o produto em questão. Uma vez que um código se refere a apenas um determinado produto – não sendo possível a utilização do mesmo código para dois produtos diferentes. Por exemplo, um refrigerante de 2L, e outro refrigerante de 1,5 L da marca X, deverá ter um código especifico para cada um dos refrigerantes, em detrim
5 principais motivos de implementar um software de gestão na sua loja

5 principais motivos de implementar um software de gestão na sua loja

Tecnologia, Varejo
Muitos varejistas se perguntam por que é preciso ter um software de gestão na loja? Neste artigo vamos falar um pouco dos principais motivos que levam o empresário do varejo a implementar esse sistema no seu negócio. Se você ainda está na dúvida, vamos apresentar alguns motivos para ajudá-lo a decidir. Motivos para implementar um software de gestão: 1. Controle e segurança Por lidar com o público, o varejista precisa implementar ferramentas para controlar a movimentação de produtos em sua loja. Por isso, é fundamental a automação comercial, uma vez que o caixa, ou ponto de venda, é de onde a mercadoria sai, e é justamente nesse local que acontecem erros e fraudes. Para automatizar a saída de mercadorias, são necessários equipamentos, como scanner, balanças, gavetas, assim com
Como aumentar vendas do seu supermercado?

Como aumentar vendas do seu supermercado?

Gestão, Varejo
O mercado está cada vez mais competitivo, dessa forma aumentar vendas é uma preocupação recorrente do supermercadista, pois, para manter o resultado positivo de uma loja é preciso fidelizar os atuais clientes e sempre buscar novos consumidores. Os hábitos de compra mudaram, as novidades tecnológicas tomaram conta de todos os setores da sociedade e no varejo essa realidade não é diferente. Os novos métodos de venda, possuem cada vez mais clientes, de forma que deixar de acompanhar esse movimento poderá representar perda de mercado para o supermercadista. Mas como aumentar vendas nesse mercado altamente competitivo? Antes de pensar em maneiras de aumentar vendas conquistando novos clientes, é preciso implementar ações para incentivar o aumento da demanda de compra dos seus atuais cons
4 motivos para fazer um inventário de estoque

4 motivos para fazer um inventário de estoque

Gestão, Varejo
No dia a dia do varejo, manter um controle de estoque correto é fundamental para a realização de quase todas atividades, afinal de contas o grande objetivo do varejista é vender esses produtos.   Entretanto, devido à movimentação diária da loja, a distância entre o estoque físico e o virtual aumenta a cada dia, comprometendo o controle de estoque. Normalmente, as perdas são as principais causas desse afastamento entre a quantidade que o varejista tem em estoque e o que o sistema mostra que tem. Sendo assim, não há outra solução, o varejista precisa realizar periodicamente um inventário de estoque para equalizar o estoque físico com o virtual, e diagnosticar a razão das divergências, promovendo ações para evitar futuras perdas. Vamos apresentar aqui, 4 motivos principais
Prevenção de perdas é tema de curso oferecido pela AMIS

Prevenção de perdas é tema de curso oferecido pela AMIS

Gestão, Varejo
Sabemos que no comércio, principalmente no varejo, as perdas representam uma porcentagem significante do faturamento da loja. Então, um dos caminhos mais seguros para aumentar a lucratividade e a produtividade do negócio é investir em uma política de prevenção de perdas e redução de desperdícios.   Aqui no InfoVarejo, esse tema é tratado com muito cuidado, pois sabemos das dificuldades do setor e a influência que 0,1 % tem no momento de fechar o mês, portanto é fundamental controlar as perdas na loja. Fizemos um artigo explicando o que são as perdas e como evitá-las, você pode ver clicando aqui. Curso: Prevenção de perdas - Identificação e eliminação de desperdícios nas empresas Com o objetivo de qualificar os varejistas e fazer com que esses tenham conhecimento para pr
AMIS oferece curso sobre gestão de lojas através dos indicadores de performance

AMIS oferece curso sobre gestão de lojas através dos indicadores de performance

Gestão, Varejo
Os indicadores de performance podem ser entendidos como os números que proporcionam a possibilidade de medir a produtividade de uma loja no cumprimento de uma determinada meta.   No dia a dia da loja esses números estão ligados ao planejamento e à gestão do negócio e fornecem informações para que os objetivos sejam alcançados. Esses números ajudam no direcionamento de ações do varejista, garantindo que a gestão seja eficiente para garantir o alinhamento entre as áreas da empresa. Um plano de contas é uma ferramenta que ajuda o varejista no momento de controlas as finanças. Quer saber mais? Veja esse artigo. Curso: Gestão de lojas através dos indicadores de performance promovido pela AMIS Pensando em desenvolver o conhecimento dos varejistas sobre a importância dos in
AMIS realiza curso sobre reposição de mercadoria eficaz

AMIS realiza curso sobre reposição de mercadoria eficaz

Gestão, Varejo
Imagina o cliente entrando em sua loja com a intenção de comprar um produto e não encontrar o objeto desejado na prateleira. Um processo de reposição de mercadoria eficaz evita que esse problema aconteça, evitando perda de vendas.   A reposição de mercadorias é um importante processo do dia a dia do varejo e tem papel central na operação do varejista. Sendo assim é fundamental buscar a perfeição durante a realização dessa atividade, evitando problemas como as rupturas e as perdas de produtos da loja. O inventário de estoque é uma ferramenta que ajuda no momento da reposição de estoque. Leia mais sobre inventário neste artigo. Curso promovido pela AMIS é a solução a aplicação de uma reposição de mercadoria eficaz Pensando em melhorar a forma como é realizada e planejada