Varejo

O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

Tecnologia, Varejo
O varejo de alimentos, principalmente supermercados, é diferente de outros setores do mercado por diversos fatores, entre eles destacamos o alto giro dos produtos, que obriga o varejo a realizar compras com uma frequência alta e de vários fornecedores ao mesmo tempo.   Ao longo dos anos, os empreendedores que tiveram êxito em negociar com fornecedores, viram seu negócio crescer. Para comprar bem, é preciso saber negociar, e isso é fundamental para o sucesso de qualquer varejista. Normalmente, no início da loja, essa era a função do dono do comércio, que usando suas habilidades e intuição ao negociar, conseguia ver grandes oportunidades de compra de produtos. O problema acontece quando é preciso delegar a função de realizar as compras da sua empresa para os funcionário
Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Gestão, Varejo
O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos. O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores. Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que acont
O FIM do crédito de ICMS da energia elétrica para os varejistas

O FIM do crédito de ICMS da energia elétrica para os varejistas

Legislação, Varejo
A partir de 1º/4/2017, não será considerada industrialização a produção ou o preparo de produtos alimentares nos varejos para venda direta a consumidor e sobre os quais não tenha havido recolhimento do IPI. Desta forma, não mais será permitida a apropriação do crédito de ICMS relativo à energia elétrica consumida na referida produção.   Na prática É prática comum, os supermercadistas utilizarem o crédito de ICMS da energia elétrica consumida na produção própria, normalmente a padaria. O supermercadista que realiza operação de industrialização, como no caso das padarias dentro dos supermercados, aproveitavam o crédito baseado no seu emprego como insumo energético para a produção de mercadorias. E isso não será mais permitido a partir de 01/04/2017. A legislação Essa mudan
Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Gestão, Varejo
A cultura organizacional é o sistema de crenças e normas gerais adotados por uma empresa. Para que uma empresa reconheça e crie a sua cultura é preciso que ela entenda a real importância de estabelecer uma cultura organizacional sólida e que identifique os objetivos que devem ser alcançados.   Já pensou em qual seria a importância da cultura organizacional para sua empresa? Está com dificuldades de estabelecer uma cultura compatível? Listamos ao longo desse texto algumas informações que vão te orientar. A cultura Organizacional na prática Cultura organizacional é como uma bússola que guia os processos, decisões, planejamentos e pessoas que formam uma organização. Com a união de várias regras, conceitos, valores, crenças, comportamentos e expectativas que devem ser compa
Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Gestão, Varejo
O varejo, de modo geral, sofre constantemente com a questão das rupturas na área de venda. Muitas dessas faltas de produtos têm as mesmas origens. No varejo de supermercados, muitas rupturas das prateleiras estão dentro dos depósitos das próprias lojas e alguns sistemas de gestão permitem tirar um relatório dos produtos com estoque na loja e sem vendas. Usando este relatório já conseguimos acabar com boa parte desse problema.       Uma ação simples pode evitar rupturas Quando encontramos alguma dificuldade para manter o MIX por parte do setor de compras, sugerimos uma ação simples: o uso de uma “agenda de fornecedores”, onde relacionamos cada fornecedor e o alocamos em um dia da semana para atendimento. Essa ação simples, nos ajuda a acompanhar quais fornec
Inácia Soares te convida para o Congresso InfoVarejo!

Inácia Soares te convida para o Congresso InfoVarejo!

Varejo, Vídeos
O Congresso InfoVarejo é a oportunidade perfeita para você, lojista, ficar sabendo de todas as novidades do mercado. A tecnologia que pode ser transformada na principal aliada do seu negócio, será um assunto presente no Congresso. Com a presença de grandes nomes do setor, o Congresso InfoVarejo levará até você conhecimentos que serão de grande relevância para o dia a dia da sua loja. Veja o convite de Inácia Soares para o evento:     Como diz a Inácia "Não deixe essa crise que está indo embora agarrar o seu negócio". O Congresso InfoVarejo, será o momento de saber como grandes empresas conseguiram sucesso e como você pode usar isso na prática em sua loja, aumentando assim a lucratividade e a produtividade. Saiba mais: Quer saber mais? Veja o site do Congresso In
eBook gratuito: Guia de Precificação

eBook gratuito: Guia de Precificação

Varejo
A precificação é um processo importante para a construção da identidade do seu produto ou serviço. Definir o preço que será cobrado é fundamental para construir um planejamento de lucros e gastos, e também para a construção da imagem que seu produto/serviço terá com o consumidor e no mercado em geral. Ao longo desse eBook você receberá informações que vão auxiliar na criação de uma estratégia de precificação eficaz para sua empresa.
6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

Gestão, Varejo
E se você tivesse um ano para planejar uma festa? Ou o mesmo tempo para planejar uma viagem com sua família? Se tivesse um ano para planejar a compra de um veículo? Em sua opinião, a possibilidade de sucesso seria maior? Eu te asseguro que sim, a probabilidade de sucesso seria muito maior. E por um motivo muito simples: O planejamento é o melhor caminho para o sucesso! Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. O grande segredo de um bom planejamento é saber hoje, onde você quer chegar no futuro. E assim, tomar hoje as decisões que você precisa, para poder alcançar esse lugar que quer chegar no futuro. Mas o que isso tem a ver com as perguntas iniciais? Simples, um ano é todo o tempo que as Escolas de Samb
Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, principalmente o supermercadista, que lida com o grande número de mercadorias e um alto giro. Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja.   Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por milhares de produtos. No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de seu supermercado. Listamos, a seguir 4 importantes informações que você deve sab
O que é CEST? E a importância de estar preparado.

O que é CEST? E a importância de estar preparado.

Legislação, Varejo
Está preparado para mais uma mudança na legislação tributária? O CEST, (Código Especificador da Substituição Tributária), instituído pelo Convênio ICMS 092/15, chega como uma ferramenta para tornar mais simples o processo de produção de dados para a SEFAZ e assim facilitar o processo de fiscalização.   A intenção do código é fazer com que as operações de emissão de NF-e ou NFC-e, que contenham produtos que estejam sujeitos ao ICMS com Substituição Tributária (ST), sejam identificadas com este Código, uniformizando assim, as operações e facilitando a identificação pela fiscalização, pois o Governo está amarrando a identificação do CEST ao NCM. Resumindo, em todos os produtos sujeitos a Substituição Tributária serão registrados um código CEST. Em um exemplo prático, todos os