Varejo

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Gestão, Varejo
Calcula-se que rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo?   Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas. Mas afinal, o que são as rupturas? A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, podemos defini-la como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra, por se
3 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

3 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

Gestão, Varejo
O cadastro de produtos é a base de todo o processo do varejista, principalmente os supermercados. Por meio do cadastro será possível ter informações que serão usadas em várias operações da sua loja, passando pelo controle de estoque, pelo processo de venda de uma mercadoria e chegando até a parte fiscal da loja, onde o cadastro de produto influencia na tributação das mercadorias. Entenda a influência do cadastro de produtos no controle de estoque. Veja esse artigo.  Um bom cadastro diminui as chances de ocorrência de erros, por exemplo, ao cadastrar as informações fiscais de um produto de forma incorreta, faz com que o custo calculado do produto esteja incorreto. Um simples erro pode causar afetar diretamente a lucratividade da loja, sua loja pode estar vendendo um produto sem s
Minhas vendas no cartão não batem. O que fazer?

Minhas vendas no cartão não batem. O que fazer?

Gestão, Tecnologia, Varejo
As vendas no cartão são responsáveis por grande parte dos recebimentos do varejo, em pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em 2016, foi constatado que o recebimento de cartões representa mais de 30% do faturamento de um varejista. A segurança de não andar com dinheiro em mãos e a possibilidade de parcelamentos são as comodidades que levam o consumidor a escolher essa forma de pagamento. Sendo assim não aceitar cartões em sua loja resultará em perda de vendas. Para você, varejista, leia sobre as vantagens em aceitar cartões nesse artigo. Complexidades para o varejista O processo de recebimento de cartões tem duas características, que tornam o processo complexo e cheio de armadilhas. São elas: A primeira é uma questã
Por que ter um plano de contas?

Por que ter um plano de contas?

Gestão, Varejo
Todas as empresas, principalmente no varejo, têm diversos tipos de operações financeiras. A maioria dessas operações são repetidas constantemente, mês a mês, ano a ano. As despesas se repetem, por exemplo: aluguel, folha de pagamento, energia, água, tributos. As receitas quase sempre acontecem diariamente com as vendas e recebimentos em dinheiro, cartão, voucher entre outros. Como fazer para acompanhar o fluxo financeiro de forma legível e segura? Como possibilitar que o varejista tenha um RAIO X das finanças da sua loja? Como entender o histórico de despesas e receitas da sua loja? Importância do plano de contas Para que essa “leitura” ou entendimento do fluxo financeiro seja possível, é preciso organizar o famoso contas a pagar ou contas a receber. E para isso é obrigatório cla
Controle de estoque, o básico bem feito

Controle de estoque, o básico bem feito

Gestão, Varejo
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “não adianta, controle de estoque bem feito é impossível”. De fato, é bem difícil, pois o estoque está sujeito a inúmeras situações, desde o próprio processo operacional de recebimento de mercadorias, venda e devolução, até situações atípicas (ou nem tanto assim) como roubos e perdas. O que tem de ser mudado é a perspectiva dessa visão. Essa afirmação se torna verdadeira ao adicionarmos uma palavra: “controlar o estoque sem trabalho/automaticamente é impossível”. Controlar estoque é possível, desde que sua loja institucionalize com disciplina determinados processos operacionais. As empresas que controlam melhor o seu estoque, executam com disciplina e eficiência os processos básicos. Basicamente o controle de estoque pode ser divido em t
Vantagens e desvantagens do TEF

Vantagens e desvantagens do TEF

Legislação, Varejo
Já faz um tempo que se discute sobre a importância de receber vendas em cartão no varejo, além do volume de vendas nessa forma de pagamento ser alto, ele ainda reduz o valor em espécie na gaveta do caixa, o que reduz o potencial prejuízo de um assalto por exemplo. A maioria da população brasileira usa cartão de crédito, isso demonstra que as pessoas carregam menos dinheiro em espécie. Da mesma forma, surgiram alguns efeitos desse aumento do consumo, como por exemplo o fato do Brasil ser o 2º país com mais fraudes em cartões, sendo assim o varejista precisar estar preparado para os impactos dessas situações. Uma boa saída para esse tipo de situação, é utilizar o TEF para o recebimento de suas vendas em cartão, visando assim reduzir as perdas em seu negócio, uma vez que muitas fra
Vocabulário fiscal do varejo

Vocabulário fiscal do varejo

Legislação, Varejo
Entender as várias siglas fiscais específicas do varejo pode ser um desafio intenso para qualquer varejista. Essas siglas estão presentes em todas operações fiscais, seja compra, venda de mercadoria, cadastro de produtos e declarações fiscais, é importante que o responsável pela área fiscal do varejo e os envolvidos nessas operações tenham conhecimento destes conceitos, minimizando erros que acarretam problemas com a fiscalização. Pensando nisso, preparamos um vocabulário fiscal do varejo com os principais termos, para que você consiga entender melhor os trâmites fiscais do seu negócio. Veja o vocabulário fiscal do varejo: ALÍQUOTA  Porcentagem ou valor fixo que será usado sobre a base de cálculo para determinar o valor de um tributo. Elas podem variar entre os estados. BASE DE CÁ
Sua operadora de cartões erra ao aplicar taxas? Saiba o que fazer.

Sua operadora de cartões erra ao aplicar taxas? Saiba o que fazer.

Gestão, Tecnologia, Varejo
Manter um controle sobre as taxas cobradas pelas operadoras de cartões pode se tornar um grande problema para o varejista. O processo de transações de vendas em cartão é complicado, pois pode envolver trâmites que envolvem a loja, as operadoras e bancos. Como deixar de receber cartões não é uma opção, é fundamental controlar controlar suas vendas com precisão evitando taxas indevidas. Conciliação das vendas em cartão é fundamental para controlar as taxas A possibilidade de erro existe devido ao grande número de bandeiras, possibilidade de parcelamentos, fraudes, e principalmente o grande número de taxas cobradas pelas operadoras de cartões. Portanto, conciliar as vendas em cartão é fundamental, pois são muitos os riscos de prejuízos e descontroles, um software que realize a
Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Gestão, Varejo
A rotatividade de funcionários representa um alto custo para o varejista que envolve gastos com seleção e treinamentos, além dos custos invisíveis que são difíceis de serem mensurados como o conhecimento, cultura da empresa, a progressão de processos internos e o relacionamento com os clientes. Como fazer para minimizar esses custos? Abaixo segue 4 pontos importantes na gestão de pessoas, que vão ajudar a acabar com a rotatividade de funcionários: 1. Recrutamento Você já viu aqueles processos em que muitos candidatos são recrutados para apenas uma vaga? Sabe qual é o segredo? É que, geralmente, quanto menos opções para escolher, pior é a escolha. Quando temos muitas opções, temos vários parâmetros de comparação o que aumenta a chance de assertividade, por isso invista nessa etap