Varejo

Os riscos de não implementar o CEST

Os riscos de não implementar o CEST

Legislação, Varejo
O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) entrará em vigor a partir do dia primeiro de julho de 2017, e o não cumprimento dessa nova mudança tributária pode levar o varejista a sofrer algumas sanções graves.   A implementação dessa nova ferramenta por parte do Governo tem como principal objetivo a padronização do sistema de identificação dos produtos, que auxiliarão o controle dos impostos aplicados em cada grupo de mercadorias. Perigos de não se adequar ao CEST Optar por não atualizar o seu sistema pode causar alguns problemas graves no funcionamento da sua loja, listamos alguns dos principais riscos que você assumirá caso não implemente o CEST: 1. Impossibilidade de emitir nota fiscal: Não aplicar o novo código aos produtos causará transtornos no momento
O que é um conciliador de cartões?

O que é um conciliador de cartões?

Tecnologia, Varejo
Receber o valor das vendas de cartão da sua loja pode se transformar em um problema se não acontecer o controle das vendas e do valor a receber.   Ao realizar uma venda usando como forma de recebimento o cartão, o comerciante não receberá essa quantia na hora, o valor é repassado para o lojista, via de regra, em 30 dias no caso das vendas de crédito e 1 dia nas vendas de cartões de débito. Na prática, por não receber o valor da venda no ato e sendo que sobre esse valor será descontada a taxa da operadora e outros serviços (como aluguel da máquina e desconto caso haja antecipação dos recebíveis), esse controle se torna muito trabalhoso para se realizar manualmente. O conciliador de cartões é um software que vai ajudar o varejista nessa operação. O que é um conciliador
Varejo alimentar teve queda de 1,3% em mesmas lojas no ano passado

Varejo alimentar teve queda de 1,3% em mesmas lojas no ano passado

Gestão, Varejo
Quem olha apenas o crescimento do varejo alimentar pelo critério que considera todas as lojas (inauguradas no ano e as que já existiam) pode ter a falsa impressão de que o ano não foi difícil. Afinal, o faturamento apresentou alta de 3,1%, já descontada a inflação média de 2016, que foi de 8,77% calculada pelo IPCA. Com isso, a receita anual atingiu R$ 428,1 bilhões. É o que aponta o 46º Ranking de SM , levantamento realizado com mais de 300 empresas de todo o País. O aumento nas vendas foi puxado pelo atacarejo, que cresceu 14,1% em 2016 devido à forte expansão. Em contrapartida, as vendas em mesmas lojas tiveram queda real de 1,3%, o que indica que o setor enfrentou dificuldades – embora bem menos do que outros segmentos da economia. Boa parte delas está associada à conjuntura
Obrigatoriedade do CEST no cadastro de produtos

Obrigatoriedade do CEST no cadastro de produtos

Legislação, Varejo
Manter um cadastro de produtos eficiente e atualizado é a chave para o sucesso de qualquer negócio, principalmente o varejo de alimentos que trabalha com um grande número de mercadorias. Se já era um ponto essencial para o controle de operações e para o sucesso das vendas, agora o cadastro de produtos passa a ter um importante papel na área fiscal da sua loja por causa do CEST.   O CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) entra em vigor a partir do dia primeiro de julho de 2017 e a área mais afetada por essa mudança tributária será o setor de cadastro de produtos, pois, o código pretende unificar a identificação dos produtos que são passíveis de Substituição Tributária, facilitando a identificação dos impostos destacados nas notas fiscais por parte da fiscalizaçã
Gestão de categoria é tema de workshop promovido pela AMIS e ABRAS

Gestão de categoria é tema de workshop promovido pela AMIS e ABRAS

Varejo
Gestão de categoria pode ser definido como a metodologia de parceria entre varejista e indústria, que é baseada na definição de categorias de mercadorias de acordo com a necessidade de cada negócio, visando uma melhor forma de gerenciar os produtos e as estratégias e estes relacionadas. “Gestão de categoria: sua gôndola ao gosto do consumidor”. Esse é o título do Workshop que a AMIS e a Abras vão realizar nesta terça-feira, 25 de abril, no auditório do Edifício Amadeus Business Tower (Avenida do Contorno, 6.594 , Savassi), em Belo Horizonte.   O evento é voltado para proprietários, diretores e executivos de gestão de categoria. Demais interessados no assunto também podem participar mediante inscrição. Programação do Workshop sobre Gestão de categoria Das 8h30 às 13h30 g
O que é um TEF? Por que sua loja precisa dele?

O que é um TEF? Por que sua loja precisa dele?

Tecnologia, Varejo
Cartões de crédito e débito têm ganhado cada vez mais destaque como as principais escolhas de forma de pagamento. A praticidade e a segurança de não ter que carregar dinheiro, a possibilidade do parcelamento da compra e os benefícios oferecidos pelas operadoras, como milhas e promoções, são algumas vantagens que o uso de cartões oferece ao cliente. Veja este artigo sobre as vantagens de aceitar vendas em cartão na sua loja. Pensando nesse fato é importante que todo comércio esteja preparado para o recebimento de cartões. Se sua loja não recebe, em algum momento você vai perder uma venda. Ao optar por esse processo é importante que você implemente um TEF, que ajudará em toda a sua operação de recebimento de cartões. Mas afinal o que é um TEF? O sistema de Transferência Eletrôn
Comprando melhor: vantagens em usar um software para fazer o pedido de compra

Comprando melhor: vantagens em usar um software para fazer o pedido de compra

Tecnologia, Varejo
Utilizar o pedido de compra como a base para o seu processo de compra ajudará seu supermercado a escolher os melhores produtos com os melhores preços. Podemos dizer que, basicamente, o pedido de compra é um documento que formaliza quais foram os produtos, quantidades, preços e condições de prazo e pagamentos acordados entre o comprador e o fornecedor. Quer saber mais sobre pedido de compra? Falamos detalhadamente sobre o que é um pedido de compra nesse artigo.   Pedido de compra  e o poder de Negociação  Utilizar um software para realizar um pedido de compra vai ajudar ainda mais durante a negociação com o fornecedor. O principal benefício de usar um sistema para realizar o pedido é o poder de negociação que este oferece. Informações importantes serão fornecidas para que v
O consumidor multicanal e os desafios dos serviços do varejo

O consumidor multicanal e os desafios dos serviços do varejo

Gestão, Varejo
O Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, foi palco do 1º Congresso Infovarejo, realizado em 28/03 e organizado por três empresas referências em softwares: ATS Informática, Avanço Informática e EAC Software. Toda riqueza de conhecimento foi facilitada por nomes reconhecidos em suas áreas: Cláudia Vale, da EID Institute, abriu o evento falando sobre “Experiência do Cliente”, com um painel envolvendo Euler Fuad, do Grupo Super Nosso, e Bruno Borges, das Óticas Diniz; Alexandre Ribeiro fez uma bela apresentação com o tema “Crescendo na Crise”, em um painel de discussão com Waldir Pena, dos Supermercados BH, e Daniel Prado, da Friopeças; Encerrando o primeiro bloco da manhã tivemos a fala do Rodrigo Reif, da Stone, com uma palestra sobre “Mudanças e o Futuro dos Meios de Pagamento”.