Por que ter um plano de contas?

Todas as empresas, principalmente no varejo, têm diversos tipos de operações financeiras. A maioria dessas operações são repetidas constantemente, mês a mês, ano a ano.

Por que ter um plano de contas?
As despesas se repetem, por exemplo: aluguel, folha de pagamento, energia, água, tributos. As receitas quase sempre acontecem diariamente com as vendas e recebimentos em dinheiro, cartão, voucher entre outros.

Como fazer para acompanhar o fluxo financeiro de forma legível e segura? Como possibilitar que o varejista tenha um RAIO X das finanças da sua loja? Como entender o histórico de despesas e receitas da sua loja?

Importância do plano de contas

Para que essa “leitura” ou entendimento do fluxo financeiro seja possível, é preciso organizar o famoso contas a pagar ou contas a receber. E para isso é obrigatório classificar as contas, utilizando um plano de contas ou categorias das contas para fazer esse controle financeiro.

Independente se o varejista utiliza uma planilha, um sistema, ou ainda um software de gestão – o que é o mais indicado – ele precisa que as contas estejam classificadas, separadas por níveis micros e macros, sintéticos e analíticos.

Resumindo: todas empresas devem ter uma separação organizada das transações financeiras e o plano de contas é a ferramenta ideal.

Separando as contas

O ideal é começar pela maior parte da movimentação financeira, receitas e despesas e em seguida ir descendo os níveis para que se tenha um entendimento simples e objetivo a partir de uma visualização das transações financeiras.

Não é preciso criar 500 contas gerenciais para empresas do varejo, mas é importante que se tenha algumas divisões ou quebras que possibilitem o entendimento e principalmente a tomada de decisão.

Como citado no artigo “O que é um plano de contas” (veja o artigo aqui), não existe “receita de bolo”, e cada empresário fará sua divisão da melhor forma possível de acordo com a sua necessidade e conhecimento.

Plano de contas na prática

Imagine você vendo os gastos com hora extra crescendo a cada mês, sendo que a sua empresa não alterou em nada o faturamento ou horário de funcionamento, isso é certo? Podemos citar também o custo com a FROTA subindo exageradamente nos últimos meses, sem que o número de veículos tenha aumentado.

Como será possível enxergar isso? Somente com os pagamentos lançados em sistema ou planilha mês e mês e principalmente classificados. Perceba na figura abaixo o custo com COMBUSTÍVEIS crescente a cada mês.

POR QUE TER UM PLANO DE CONTAS?

Para conseguir realizar uma análise deste tipo visualizando o aumento de custos ou a queda de uma receita é essencial a utilizar de um plano de contas e realizar os lançamento em sistema.

Usando um software de gestão é possível ver a evolução das contas graficamente, porém da mesma forma a base de tudo é o plano de contas! É essencial criar e utilizar corretamente de acordo com a realidade da sua empresa.

POR QUE TER UM PLANO DE CONTAS?

Já tem isso na sua empresa? Se sim, parabéns é a base do financeiro. Ainda não tem! Precisa iniciar o quanto antes e melhorar seu controle financeiro. Crie um bom plano de contas e boa sorte!

Fizemos um artigo explicando o que é o plano de contas contábil e o gerencia. Confira o artigo. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar conhecimento para todos do varejo.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para contato@infovarejo.com.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *