Plano de Contas Contábil e Gerencial

Um Plano de Contas Contábil é um conjunto de contas utilizado nos lançamentos para classificar, em detalhe, todas as operações de uma empresa, proporcionando a elaboração das demonstrações contábeis. Um Plano de Contas ideal deve ser personalizado, de acordo com as necessidades específicas da cada empresa, pois um modelo genérico de Plano de Contas pode não atender. Ele padroniza os lançamentos e deve atender às necessidades de informações para a administração da empresa e atender às normas legais, inclusive referentes às regras do Imposto de Renda.

 

Entretanto, a maioria das pequenas empresas não utiliza a contabilidade como uma ferramenta gerencial. Via de regra, elas tem um contador externo, que processa as informações em seus próprios escritórios, longe da operação da empresa. Nesses casos, a contabilidade é utilizada para atendimento aos compromissos legais, sendo de pouca valia para o dia a dia do empresário.

 

Constatamos que a utilização de sistema de gestão integrado ao sistema contábil de forma on-line não é a realidade nos pequenos negócios, incluindo boa parte do segmento varejista. Então, como a ideia de um Plano de Contas pode auxiliar a sua empresa?

 

Conhecendo o Plano de contas Gerencial

Um Plano de Contas Gerencial funciona nos mesmos moldes do Contábil, porém não tem função legal, tampouco contábil. Seu objetivo é ajudar o gestor a enxergar os resultados da empresa, através de uma fácil visualização das informações analíticas ou sintéticas de todas as movimentações. Isso é possível através de um sistema de gestão, que estrutura as informações classificadas conforme a visão da empresa, totalmente personalizada, focada apenas no conceito gerencial.

 

Por exemplo, com o Plano de Contas Gerencial é possível visualizar o valor de vendas, vendas por cartão, cheques, dinheiro, vendas a prazo, compras de mercadorias, material de consumo, energia elétrica, água, telefonia, enfim, qualquer detalhamento do que acontece na empresa, uma visão de onde os recursos estão sendo alocados.

 

O empresário, a partir do Plano de Contas Gerencial bem detalhado, o utilizará nas tomadas de decisão. Como citado anteriormente, é necessário utilizar um software de gestão com essa funcionalidade, de preferência que seja focado no seu negócio, pois ele pode trazer uma “máscara” padrão.

Funcionalidade de um Plano de Contas Gerencial

 

Como um dos objetivos do plano de contas é controlar as entradas e saídas da empresa, organização e planejamento antes de elaborar o formato do plano de contas é fundamental. Veja algumas dicas nesse processo:

 

  • A principal características de um Plano de Contas Gerencial é o seu detalhamento, por isso, deverá ser criado em vista às atividades da empresa;

 

  • O plano de contas contém contas totalizadoras e analíticas com descrições completas para um bom entendimento do gestor. É importante seguir um padrão e uma ordem de criação com espaçamentos entre as contas, para no caso de precisar acrescentar alguma outra analítica, ter como incluir sem desconfigurar o plano por completo.

 

Ganhando agilidade com o Plano de Contas Gerencial

 

O Plano de Contas Gerencial tem por finalidade auxiliar o gestor com informações rápidas, seguras e precisas, onde através de um simples relatório obtem-se uma visão ampla de toda sua movimentação bancária e financeira. A possibilidade de uma tomada de decisão rápida e com segurança se configura como um ganho excepcional para o varejista que não tem nas demonstrações contábeis uma ferramenta de gestão.

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

56 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress