O Cadastro de Produtos como um diferencial competitivo

O varejo de alimentos é caracterizado por uma grande variedade de produtos, já que um pequeno supermercado conta facilmente com mais de 4.000 produtos diferentes. Essa realidade tem uma implicação na operação do dia a dia: a dificuldade no cadastro de produtos de forma correta com todas as suas informações.

cadastro de produtos

 

Para quem trabalha no comércio, sabe da complexidade de se cadastrar a variedade de informações de um único produto. Diante desse cenário, é de se pensar que o cadastro de produtos é um vilão, afinal de contas o processo é burocrático, gasta tempo e recursos da loja, além de exigir pessoal qualificado.

No entanto essa é uma visão superficial, basta observar que no varejo uma das principais fontes de dados é justamente o cadastro de produtos. Para uma boa gestão e organização da loja é fundamental que as informações estejam corretas.

  • Como saber quais são os produtos que trazem maior lucro para a loja?
  • Como alterar preços com eficiência e rapidez sem que se vincule os produtos similares?
  • Como ter segurança nos impostos a pagar se o cadastro não está correto?
  • Como controlar estoque com o cadastro de produtos sem informações precisas de embalagem e fator de conversão?
  • Como controlar estoque sem o cadastro de produtos correto?

O cadastro de produtos pode parecer que joga “contra”, mas na realidade ele é um grande aliado do varejista. O cadastro correto e regularmente auditado traz segurança, controle e eficiência para a operação da sua loja.

Para os varejistas mais experientes, que, por exemplo,  fazem análise de dados de compras dos seus consumidores ou implementam a gestão por categorias, o cadastro de produtos é um “tradutor”, pois ele é a base para que a empresa realize esses procedimentos.

O nosso objetivo agora é chamar a atenção para a importância deste assunto. Nos posts seguintes falaremos mais sobre como conquistar um cadastro de produtos eficiente. Para isso, mostraremos que basicamente os colaboradores da loja devem estar bem orientados em três áreas distintas: informações mercadológicas, informações fiscais e contar com processos bem definidos de como cadastrar o produto no software de gestão.

Em um ponto todos concordam, um cadastro correto e atualizado é sem dúvida um desafio. Para isso existem ferramentas que podem te ajudar, confira no post “Ferramentas que revolucionam o cadastro de produtos”.

Sem dúvida é um desafio, invista no seu cadastro de produtos e conte-nos sua experiência! Envie sua mensagem no contato@infovarejo.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

56 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress