Gestão

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Gestão, Varejo
O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos. O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores. Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que acont
Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Gestão, Varejo
A cultura organizacional é o sistema de crenças e normas gerais adotados por uma empresa. Para que uma empresa reconheça e crie a sua cultura é preciso que ela entenda a real importância de estabelecer uma cultura organizacional sólida e que identifique os objetivos que devem ser alcançados.   Já pensou em qual seria a importância da cultura organizacional para sua empresa? Está com dificuldades de estabelecer uma cultura compatível? Listamos ao longo desse texto algumas informações que vão te orientar. A cultura Organizacional na prática Cultura organizacional é como uma bússola que guia os processos, decisões, planejamentos e pessoas que formam uma organização. Com a união de várias regras, conceitos, valores, crenças, comportamentos e expectativas que devem ser compa
Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Gestão, Varejo
O varejo, de modo geral, sofre constantemente com a questão das rupturas na área de venda. Muitas dessas faltas de produtos têm as mesmas origens. No varejo de supermercados, muitas rupturas das prateleiras estão dentro dos depósitos das próprias lojas e alguns sistemas de gestão permitem tirar um relatório dos produtos com estoque na loja e sem vendas. Usando este relatório já conseguimos acabar com boa parte desse problema.       Uma ação simples pode evitar rupturas Quando encontramos alguma dificuldade para manter o MIX por parte do setor de compras, sugerimos uma ação simples: o uso de uma “agenda de fornecedores”, onde relacionamos cada fornecedor e o alocamos em um dia da semana para atendimento. Essa ação simples, nos ajuda a acompanhar quais fornec
6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

Gestão, Varejo
E se você tivesse um ano para planejar uma festa? Ou o mesmo tempo para planejar uma viagem com sua família? Se tivesse um ano para planejar a compra de um veículo? Em sua opinião, a possibilidade de sucesso seria maior? Eu te asseguro que sim, a probabilidade de sucesso seria muito maior. E por um motivo muito simples: O planejamento é o melhor caminho para o sucesso! Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. O grande segredo de um bom planejamento é saber hoje, onde você quer chegar no futuro. E assim, tomar hoje as decisões que você precisa, para poder alcançar esse lugar que quer chegar no futuro. Mas o que isso tem a ver com as perguntas iniciais? Simples, um ano é todo o tempo que as Escolas de Samb
Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, principalmente o supermercadista, que lida com o grande número de mercadorias e um alto giro. Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja.   Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por milhares de produtos. No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de seu supermercado. Listamos, a seguir 4 importantes informações que você deve sab
4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

Gestão, Varejo
Está com problemas durante o processo de recebimento de produtos em sua empresa? Divergências entre a quantidade informada na nota e a quantidade entregue? Ou chegaram várias entregas ao mesmo tempo? Listamos algumas dicas simples que vão te ajudar a eliminar esses problemas em sua loja.   No varejo, o processo de compra de mercadorias começa com a definição dos produtos e as respectivas quantidades conforme o giro e necessidade de estoque. O processo de cotação de preços, análise da melhor oferta e a formalização do pedido de compra encerra a segunda fase. Por fim, o fornecedor emite a nota fiscal e providencia o envio das mercadorias. O próximo passo é o recebimento dos produtos, o que, em teoria, seria um processo simples. No entanto, podem ocorrer falhas e fraudes, qu
Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Gestão, Varejo
Cadastrar um produto pode parecer uma tarefa simples, mas na prática, acaba consumindo muito tempo e esforço dos funcionários de qualquer varejista.   No post “Cadastro de Produtos como diferencial competitivo” fica claro a importância que um cadastro correto tem para o sucesso do seu negócio. Por isso é preciso investir mais tempo e conhecimento nesse trabalho, que na maioria das vezes é realizado de forma rápida e sem a devida atenção. Embora o assunto seja importante para qualquer tipo de varejo, para as empresas que trabalham com grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearia, é essencial. Selecionamos 5 dicas para sua loja ganhar produtividade e rentabilidade no processo de cadastro de produtos.   1 – Defina um responsável pe
Controle Financeiro de uma Empresa do Varejo

Controle Financeiro de uma Empresa do Varejo

Gestão, Varejo
Manter o controle financeiro de uma empresa varejista nem sempre é fácil, mas com algumas dicas, o seu negócio pode se manter muito mais controlado, conseguindo assim driblar a crise a otimizar os resultados. Confira aqui embaixo algumas dicas essenciais para o seu negócio: Administração financeira A administração financeira é uma atividade central em qualquer empresa, mesmo para instituições públicas ou sem fins lucrativos. A razão é simples, para qualquer organização funcionar são necessários recursos físicos, materiais e humanos. Em todo caso, a forma de obtê-los em nossa sociedade moderna é através do dinheiro. Portanto, é a administração financeira que desempenha o papel de controlar os recursos financeiros da organização.   O Varejo e o Controle Financeiro Dado ao