Gestão

Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Cadastro de produtos: 5 dicas para lucrar mais

Gestão, Varejo
Cadastrar um produto pode parecer uma tarefa simples, mas na prática, acaba consumindo muito tempo e esforço dos funcionários de qualquer varejista.   No post “Cadastro de Produtos como diferencial competitivo” fica claro a importância que um cadastro correto tem para o sucesso do seu negócio. Por isso é preciso investir mais tempo e conhecimento nesse trabalho, que na maioria das vezes é realizado de forma rápida e sem a devida atenção. Embora o assunto seja importante para qualquer tipo de varejo, para as empresas que trabalham com grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearia, é essencial. Selecionamos 5 dicas para sua loja ganhar produtividade e rentabilidade no processo de cadastro de produtos.   1 – Defina um responsável pe
Controle Financeiro de uma Empresa do Varejo

Controle Financeiro de uma Empresa do Varejo

Gestão, Varejo
Manter o controle financeiro de uma empresa varejista nem sempre é fácil, mas com algumas dicas, o seu negócio pode se manter muito mais controlado, conseguindo assim driblar a crise a otimizar os resultados. Confira aqui embaixo algumas dicas essenciais para o seu negócio: Administração financeira A administração financeira é uma atividade central em qualquer empresa, mesmo para instituições públicas ou sem fins lucrativos. A razão é simples, para qualquer organização funcionar são necessários recursos físicos, materiais e humanos. Em todo caso, a forma de obtê-los em nossa sociedade moderna é através do dinheiro. Portanto, é a administração financeira que desempenha o papel de controlar os recursos financeiros da organização.   O Varejo e o Controle Financeiro Dado ao
Como aumentar a rentabilidade em uma Cotação de Preço Online

Como aumentar a rentabilidade em uma Cotação de Preço Online

Gestão, Tecnologia, Varejo
  Faz parte da rotina diária de todo varejista, principalmente aqueles que trabalham com grande quantidade de itens, comprar para repor estoques, sendo comum o comprador receber em sua loja os representantes, seja da indústria ou do atacado. Vamos atentar para o caso específico do pequeno e médio varejista do segmento alimentar, que, pelo volume de compras, tende a concentrar a maior parte de suas compras com os atacadistas. A visita do representante é interessante para manter o relacionamento e apresentar novos produtos. Mas quando o foco é a compra de itens já conhecidos e, particularmente, de alto giro, o tempo gasto nesse processo é muito grande. Além de estar bem preparado com as informações do giro do produto na loja, da posição atual do estoque e do histórico de compr
O Cadastro de Produtos como um diferencial competitivo

O Cadastro de Produtos como um diferencial competitivo

Gestão, Varejo
O varejo de alimentos é caracterizado por uma grande variedade de produtos, já que um pequeno supermercado conta facilmente com mais de 4.000 produtos diferentes. Essa realidade tem uma implicação na operação do dia a dia: a dificuldade no cadastro de produtos de forma correta com todas as suas informações.   Para quem trabalha no comércio, sabe da complexidade de se cadastrar a variedade de informações de um único produto. Diante desse cenário, é de se pensar que o cadastro de produtos é um vilão, afinal de contas o processo é burocrático, gasta tempo e recursos da loja, além de exigir pessoal qualificado. No entanto essa é uma visão superficial, basta observar que no varejo uma das principais fontes de dados é justamente o cadastro de produtos. Para uma boa gestão e org
Plano de Contas Contábil e Gerencial

Plano de Contas Contábil e Gerencial

Gestão, Varejo
Um Plano de Contas Contábil é um conjunto de contas utilizado nos lançamentos para classificar, em detalhe, todas as operações de uma empresa, proporcionando a elaboração das demonstrações contábeis. Um Plano de Contas ideal deve ser personalizado, de acordo com as necessidades específicas da cada empresa, pois um modelo genérico de Plano de Contas pode não atender. Ele padroniza os lançamentos e deve atender às necessidades de informações para a administração da empresa e atender às normas legais, inclusive referentes às regras do Imposto de Renda.   Entretanto, a maioria das pequenas empresas não utiliza a contabilidade como uma ferramenta gerencial. Via de regra, elas tem um contador externo, que processa as informações em seus próprios escritórios, longe da operação da empre
O que você vai fazer no fim de semana? Assista “Joy: Nome do Sucesso”

O que você vai fazer no fim de semana? Assista “Joy: Nome do Sucesso”

Gestão, Varejo
Quem é empreendedor no varejo sabe que nem mesmo nos finais de semana conseguimos tirar o trabalho da cabeça, não é mesmo?! Para te ajudar com isso, criei esse post que vai unir o útil ao agradável, onde separei um filme para entreter toda a sua família enquanto você se inspira com histórias sobre empreendedorismo. A dica desse final de semana é: Joy: O Nome do Sucesso.     O filme lançado em janeiro desse ano que narra a história de Joy (Jennifer Lawrence), teve seu enredo inspirado na biografia de uma empresária famosa, Joy Mangano, que é a presidente de uma empresa com mais de 100 invenções. No filme Joy  é uma mãe solteira que vive cheia de ideias e sonhos, e que durante um período de grandes dificuldades financeiras, decide investir todas as suas economias na cr
Infográfico: Design para Supermercados, Padarias, Mercearias e Lanchonetes

Infográfico: Design para Supermercados, Padarias, Mercearias e Lanchonetes

Gestão, Varejo
  Você já parou para pensar em como a palavra design poderia agregar valor ao seu negócio e te fazer ganhar dinheiro de fato? Daniel Queiroz, e Matheus Mari da equipe InfoVarejo, através de diversas pesquisas, criaram um infográfico sobre como o design pode ajudar o seu negócio; seja ele um supermercado, uma padaria, uma mercearia ou uma lanchonete. Interessante né?! Esperamos que goste! Gostou? Compartilhe com os seus amigos e os ajude a saber como o design pode ajudá-los também! E se quiser acessar mais materiais como este, clique aqui!
Reduza as Perdas e Atravesse o Deserto!

Reduza as Perdas e Atravesse o Deserto!

Gestão, Varejo
É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial. Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir  para que percebamos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média.   Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado. Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento. São inúmeras situações de perdas, de
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente.   O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor: Ciência da Emissão Confirmação da Operação Registro de Operação não Realizada Desconhecimento da Operação   O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetua