Gestão

Varejo alimentar teve queda de 1,3% em mesmas lojas no ano passado

Varejo alimentar teve queda de 1,3% em mesmas lojas no ano passado

Gestão, Varejo
Quem olha apenas o crescimento do varejo alimentar pelo critério que considera todas as lojas (inauguradas no ano e as que já existiam) pode ter a falsa impressão de que o ano não foi difícil. Afinal, o faturamento apresentou alta de 3,1%, já descontada a inflação média de 2016, que foi de 8,77% calculada pelo IPCA. Com isso, a receita anual atingiu R$ 428,1 bilhões. É o que aponta o 46º Ranking de SM , levantamento realizado com mais de 300 empresas de todo o País. O aumento nas vendas foi puxado pelo atacarejo, que cresceu 14,1% em 2016 devido à forte expansão. Em contrapartida, as vendas em mesmas lojas tiveram queda real de 1,3%, o que indica que o setor enfrentou dificuldades – embora bem menos do que outros segmentos da economia. Boa parte delas está associada à conjuntura
O consumidor multicanal e os desafios dos serviços do varejo

O consumidor multicanal e os desafios dos serviços do varejo

Gestão, Varejo
O Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, foi palco do 1º Congresso Infovarejo, realizado em 28/03 e organizado por três empresas referências em softwares: ATS Informática, Avanço Informática e EAC Software. Toda riqueza de conhecimento foi facilitada por nomes reconhecidos em suas áreas: Cláudia Vale, da EID Institute, abriu o evento falando sobre “Experiência do Cliente”, com um painel envolvendo Euler Fuad, do Grupo Super Nosso, e Bruno Borges, das Óticas Diniz; Alexandre Ribeiro fez uma bela apresentação com o tema “Crescendo na Crise”, em um painel de discussão com Waldir Pena, dos Supermercados BH, e Daniel Prado, da Friopeças; Encerrando o primeiro bloco da manhã tivemos a fala do Rodrigo Reif, da Stone, com uma palestra sobre “Mudanças e o Futuro dos Meios de Pagamento”.
Um do maiores eventos do varejo do Brasil acontece na próxima terça

Um do maiores eventos do varejo do Brasil acontece na próxima terça

Gestão
Já está tudo pronto para o 1º Congresso InfoVarejo, que será realizado na terça-feira, dia 28 de março, no Hotel Ouro Minas, região nordeste de Belo Horizonte. Evento destinado a varejistas terá a presença de empresários e de grandes nomes do varejo nacional com experiência internacional.   O evento irá reunir grandes empresários do varejo de diversos segmentos e especialistas de renome internacional para um amplo debate sobre importantes temáticas do setor. Idealizado pelo Infovarejo (site destinado ao varejista), o Congresso tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Supermercados (Amis) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga), entre outros nomes. “Não é novidade para ninguém que o comérci
Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Gestão, Varejo
O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos. O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores. Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que acont
Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Gestão, Varejo
A cultura organizacional é o sistema de crenças e normas gerais adotados por uma empresa. Para que uma empresa reconheça e crie a sua cultura é preciso que ela entenda a real importância de estabelecer uma cultura organizacional sólida e que identifique os objetivos que devem ser alcançados.   Já pensou em qual seria a importância da cultura organizacional para sua empresa? Está com dificuldades de estabelecer uma cultura compatível? Listamos ao longo desse texto algumas informações que vão te orientar. A cultura Organizacional na prática Cultura organizacional é como uma bússola que guia os processos, decisões, planejamentos e pessoas que formam uma organização. Com a união de várias regras, conceitos, valores, crenças, comportamentos e expectativas que devem ser compa
Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Cadê o produto que deveria estar aqui? – Rupturas: Controles e Ações

Gestão, Varejo
O varejo, de modo geral, sofre constantemente com a questão das rupturas na área de venda. Muitas dessas faltas de produtos têm as mesmas origens. No varejo de supermercados, muitas rupturas das prateleiras estão dentro dos depósitos das próprias lojas e alguns sistemas de gestão permitem tirar um relatório dos produtos com estoque na loja e sem vendas. Usando este relatório já conseguimos acabar com boa parte desse problema.       Uma ação simples pode evitar rupturas Quando encontramos alguma dificuldade para manter o MIX por parte do setor de compras, sugerimos uma ação simples: o uso de uma “agenda de fornecedores”, onde relacionamos cada fornecedor e o alocamos em um dia da semana para atendimento. Essa ação simples, nos ajuda a acompanhar quais fornec
6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

Gestão, Varejo
E se você tivesse um ano para planejar uma festa? Ou o mesmo tempo para planejar uma viagem com sua família? Se tivesse um ano para planejar a compra de um veículo? Em sua opinião, a possibilidade de sucesso seria maior? Eu te asseguro que sim, a probabilidade de sucesso seria muito maior. E por um motivo muito simples: O planejamento é o melhor caminho para o sucesso! Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. O grande segredo de um bom planejamento é saber hoje, onde você quer chegar no futuro. E assim, tomar hoje as decisões que você precisa, para poder alcançar esse lugar que quer chegar no futuro. Mas o que isso tem a ver com as perguntas iniciais? Simples, um ano é todo o tempo que as Escolas de Samb
Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, principalmente o supermercadista, que lida com o grande número de mercadorias e um alto giro. Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja.   Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por milhares de produtos. No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de seu supermercado. Listamos, a seguir 4 importantes informações que você deve sab
4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

Gestão, Varejo
Está com problemas durante o processo de recebimento de produtos em sua empresa? Divergências entre a quantidade informada na nota e a quantidade entregue? Ou chegaram várias entregas ao mesmo tempo? Listamos algumas dicas simples que vão te ajudar a eliminar esses problemas em sua loja.   No varejo, o processo de compra de mercadorias começa com a definição dos produtos e as respectivas quantidades conforme o giro e necessidade de estoque. O processo de cotação de preços, análise da melhor oferta e a formalização do pedido de compra encerra a segunda fase. Por fim, o fornecedor emite a nota fiscal e providencia o envio das mercadorias. O próximo passo é o recebimento dos produtos, o que, em teoria, seria um processo simples. No entanto, podem ocorrer falhas e fraudes, qu