Controle de estoque em 3 etapas básicas

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “não adianta, controle de estoque bem feito é impossível”. De fato, é bem difícil, pois o estoque está sujeito a inúmeras situações, desde o próprio processo operacional de recebimento de mercadorias, venda e devolução, até situações atípicas (ou nem tanto assim) como roubos e perdas.

Controle de Estoque, o básico bem feito
O que tem de ser mudado é a perspectiva dessa visão. Essa afirmação se torna verdadeira ao adicionarmos uma palavra: “controlar o estoque sem trabalho/automaticamente é impossível”.

Controlar estoque é possível, desde que sua loja institucionalize com disciplina determinados processos operacionais.

As empresas que controlam melhor o seu estoque, executam com disciplina e eficiência os processos básicos.

Basicamente o controle de estoque pode ser divido em três partes: começo, meio e fim.
1. Começo:

A entrada de produtos corresponde ao processo básico do início desse processo, ela é conhecida como o recebimento dos produtos. Esse recebimento está diretamente ligado ao cadastro de produtos e a forma como esse produto é vinculado à sua loja.

Estabelecer processos automatizados para o recebimento de mercadorias é fundamental para a eficiência dessa operação.

É preciso que a empresa elabore um padrão de cadastro de produtos, obrigando que no momento da entrada de produtos, todos eles sejam cadastrados dentro do mesmo padrão, já criado pela equipe responsável.

Veja esse artigo com as 5 dicas para lucrar mais com cadastro de produtos na sua loja.

Nesse processo é importante destacar que devem ser consideradas as unidades de medida de cada produto, as vinculações e as formas para o cadastro, respeitando o EAN e a descrição específica de cada produto.

2. Meio:

O inventário, é o principal protagonista dessa etapa, e o ponto que merece atenção especial em todo o processo de controle de estoque. Esse processo é responsável por realizar a contagem das mercadorias em estoque e dessa forma verificar se o estoque está correto.

Durante o dia a dia do varejo, algumas perdas são inevitáveis. Por meio do inventário é possível acertar o estoque e evitar que essas perdas (que podem ser por roubos ou quebras; por exemplo) prejudiquem o seu processo de venda.

Por meio do inventário, os gestores entenderão onde estão ocorrendo os maiores prejuízos e, assim, serão definidas ações direcionadas para reduzir essas perdas.

Veja nesse artigo a importância da realização de um inventário rotativo em sua loja.

3. Fim:

O último ponto básico da operação de controle de estoque, é o controle no momento em que os produtos deixam a sua loja. Estabelecer processos padronizados para essa saída de mercadorias é a melhor forma de controlar.

Algumas empresas insistem em não utilizar softwares em seus PDV’s, o que é totalmente prejudicial ao controle da sua operação. Pois a falta de um sistema automatizado faz com o controle de saída aconteça de forma manual e burocrática e isso resultará em erros, pois vendas não serão registradas.

É importante registrar toda saída de produto que acontece em sua loja.

Está vendo? Não é impossível!

Viu como não é difícil fazer os processos básicos de controle de estoque? O trabalho necessário será recompensado com melhores números para sua loja, ou seja, melhorando o controle de estoque você aumenta a sua lucratividade.

Não tem como impedir que problemas de estoque aconteçam, porém o que deve ser feito é trabalhar para que esses problemas não afete os resultados positivos da sua loja.

Portanto faça um inventário de estoque, estabeleça processos automatizados de entrada e saída e padronize seu cadastro de produtos.

Você sabe os principais motivos para realizar um inventário de estoque? Conheça nesse artigo. 

Não perca tempo, comece hoje a trabalhar esses pontos básico e a controlar melhor o seu estoque.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a levar conhecimento para o varejo.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para contato@infovarejo.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *