Como aumentar a rentabilidade em uma Cotação de Preço Online

Como aumentar a rentabilidade em uma Cotação de Preços

 

Faz parte da rotina diária de todo varejista, principalmente aqueles que trabalham com grande quantidade de itens, comprar para repor estoques, sendo comum o comprador receber em sua loja os representantes, seja da indústria ou do atacado. Vamos atentar para o caso específico do pequeno e médio varejista do segmento alimentar, que, pelo volume de compras, tende a concentrar a maior parte de suas compras com os atacadistas.

A visita do representante é interessante para manter o relacionamento e apresentar novos produtos. Mas quando o foco é a compra de itens já conhecidos e, particularmente, de alto giro, o tempo gasto nesse processo é muito grande. Além de estar bem preparado com as informações do giro do produto na loja, da posição atual do estoque e do histórico de compras, o comprador precisa de tempo. O problema aumenta quando o comprador é o próprio dono, que tem inúmeras outras atividades. Comprar bem e rápido passa a ser um desafio!

 

Para comprar bem, comparar preços é fundamental

Vejamos outro processo tradicional de compras, além do exposto acima. O comprador faz uma lista do que precisa e envia para vários fornecedores, que por sua vez preenchem com informações de preço, prazo e forma de pagamento daqueles itens que podem fornecer. O comprador tem agora pela frente que comparar os preços e decidir. Mais tempo gasto. Aí, mora outro perigo. Para agilizar, já que o tempo é precioso, ele passa a comprar pela indicação do representante que já conhece a loja, o dono, enfim, daquele que tem um bom relacionamento. O comprador vai decidir baseado na avaliação do representante, porém sem as devidas análises da necessidade do produto e, principalmente, do custo. Comprou sem comparar preços!

 

Cotação de Preços na “nuvem” – Tecnologia a seu favor

Imagine direcionar à vários atacadistas, simultaneamente, a sua lista de produtos a serem cotados, com apenas um clique. Imagine receber essas cotações automaticamente e já ter selecionado os de melhores condições com, também, um clique. Isso é possível e muito mais!

 

A utilização de um software de Cotação de Preços que receba do seu sistema de gestão a relação dos produtos que a sua loja precisa comprar, que organize essas informações e as disponibilizem para os fornecedores previamente convidados, é uma realidade. Mesmo que não haja esse nível de integração, é possível cadastrar diretamente para o software de Cotação a relação de produtos, e o processo segue da mesma forma.

 

Ganhando tempo, confiabilidade, agilidade e rentabilidade com a Cotação de Preços

Tempo: a relação de produtos é enviada concomitantemente a todos os fornecedores cadastrados especificamente para a cotação em questão, com data e hora de encerramento. A recepção das propostas é automática, da mesma forma que o seu julgamento. Você consulta o resultado. Simples assim!

Confiabilidade: os preços e condições são digitados pelos fornecedores e o julgamento é feito pelo software. A decisão final é sua, mas com todas as informações à mão.

Agilidade: assim que o prazo da Cotação se encerra, o julgamento é imediato e a posição dos concorrentes disponível para a sua empresa. Agilidade para a tomada de decisão!

Rentabilidade: ao gastar menos tempo no processo de compras, eliminar erros de transcrição das condições fornecidas, aumentar o número de empresas que lhe fornecem produtos, com consequente conquista de melhores condições de preço, se traduz em aumento da rentabilidade do seu negócio.

O processo da Cotação de Preços na nuvem também traz benefícios para o fornecedor, que minimiza deslocamentos à sua loja, ganho de tempo e custo, bem como propicia a ampliação de sua base de atuação.

A tecnologia sempre deve contribuir para os objetivos de qualquer empresa. O supermercado e a mercearia, bem como outros varejos afins, podem contar com uma ferramenta de fácil utilização e implantação, cujo resultado é imediato. A organização do processo de compras, ter às mãos todo um histórico de suas movimentações, são benefícios adicionais. O ganho de produtividade é recompensador!

 

 

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