4 dicas para sua empresa que utilizava o emissor gratuito de NFe

O emissor gratuito de NF-e da Sefaz será descontinuado no início de 2017. Se essa notícia é nova para você, leia o post “Fim do emissor gratuito de nf-e, e agora?” ou confira esse vídeo produzido pelo InfoVarejo.

Se você utilizava o emissor gratuito, você precisará buscar um software de emissão de NFe para se adaptar. Escrevemos esse post para ajudá-lo nessa empreitada, selecionamos algumas dicas simples para evitar dor de cabeça.
emissor-gratuito-de-nf-e

 

1 – Planejamento

Não deixe para pesquisar um software substituto apenas quando não conseguir mais emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Mesmo que a finalidade seja emitir uma nota, existem várias diferenças entre as ferramentas existentes.

Nossa dica é que você escolha uma ferramenta que esteja preparada para atender seu negócio nas demandas futuras. Assim que sua empresa crescer ela vai precisar de mais funcionalidades, seja controlar o financeiro, estoque ou produção, já escolher um software que atenderá seu negócio economiza tempo e recurso.

 

2 – Conheça as funcionalidades

Os software pagos de emissão de NFe tem funcionalidades que trazem benefício e eficiência para sua empresa.

Bons softwares de NFe permitem a empresa realizar cadastros de produtos, fornecedores e clientes com mais facilidade e utilizá-los posteriormente, sem precisar digitar tudo de novo. É possível parametrizar seus impostos uma única vez, evitando retrabalho todas as vezes que for emitir uma nota.

Pesquise as funcionalidades, compare entre os fornecedores e decida!

 

3 – Procure um emissor integrado a um ERP (software de gestão)

Mesmo que você não tenha interesse no momento em implantar um ERP, é interessante selecionar um emissor que já esteja integrado a um ERP. Isso facilitará e economizará muito esforço quando você desejar utilizar ferramentas de gestão.

Um emissor integrado a um ERP permite um ganho de agilidade em situações como emitir uma nota a partir de um pedido ou orçamento – evita-se o retrabalho de redigitar todas informações necessárias para a emissão da nota.

Um ERP permite gerar os lançamentos financeiros a partir das notas emitidas e recebidas. Por exemplo, ao emitir uma nota, o sistema já alimenta o módulo contas a receber, gerando a previsão do recebimento.

 

Além do ganho de produtividade e eficiência, você terá todos os benefícios de se utilizar um software de gestão. Leia mais no post “Qual a importância de um sistema ERP para empresas de varejo?

Talvez esse seja o “empurrãozinho” que estava faltando para você informatizar sua empresa! Que tal começar a controlar o financeiro através de um software?

 

4 – Conheça o fornecedor do emissor de NFe

Antes de tomar a decisão final, pesquise e conheça qual é a empresa que está por trás do emissor de NFe. Ter a certeza que a empresa é consolidada traz mais segurança que haverá atendimento de qualidade ou que você não está processando informações erradas na nota fiscal, afinal de contas, a NFe é um documento fiscal e o Fisco está de olho.

Nossa dica é sempre decidir pelo fornecedor que está focado no seu negócio, com vários clientes desse segmento. Isso garante que ele conhecerá seus problemas, e, às vezes, conhece-los melhor do que você mesmo. Se isso acontecer, é ótimo, aproveite esse atalho!

 

Oportunidade com o fim do emissor gratuito de NF-e

O fim do emissor gratuito de NF-e pegou muitos empresários de surpresa. Essa decisão foi tomada pela Sefaz ao observarem que mais de 90% das empresas já utilizam softwares de terceiros devido às inúmeras vantagens em fazê-lo – afinal de contas, se não fosse melhor, quem estaria disposto a pagar por algo que existe de graça?

Portanto, se você trabalha em uma empresa que ainda utiliza o emissor gratuito, aproveite essa situação e a transforme em uma oportunidade para melhorar sua eficiência operacional.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

629 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress